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quarta-feira, 5 de abril de 2017

Marketing Digital representa 18% dos investimentos de mídia e deve alcançar 27% em 2020, afirma Bain & Company



Mesmo com crescimento, Brasil ainda fica longe da realidade de Estados Unidos e Reino Unido, onde os valores aplicados já somam 33% e 51% do capital de mídia

A Bain & Company acaba de lançar o estudo Marketing leaders and laggards, que analisa o mercado de marketing digital no Brasil e no mundo. Segundo o levantamento, os investimentos das empresas brasileiras em mídias digitais em 2016 somaram R$ 8 bilhões, o que representa 18% do capital em mídia, e a expectativa é que em 2020 esse número passe para 27%. 

De acordo com a pesquisa, os segmentos que mais apostaram em mídias digitais no Brasil foram varejo, serviços, higiene pessoal e beleza, serviços financeiros, turismo e lazer. “O cenário é animador para o setor, mas o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, principalmente se compararmos aos números dos EUA e do Reino Unido, em que os valores aplicados já representam 33% e 51% do capital de mídia, respectivamente”, afirma a sócia da Bain & Company Luciana Batista.

A análise conclui que as empresas ainda enfrentam desafios para se adaptar a essa nova fase do marketing, mas tanto no Brasil quanto nos EUA existem algumas companhias líderes na utilização de ferramentas digitais, e todas adotam algumas práticas em comum. Dentre elas, a consultoria destaca: entender e personalizar a experiência de compras do cliente, experimentar mais e focar em performance. Além de investimento em competências e ferramentas digitais, somado a interação e alinhamento do marketing com as demais áreas de negócios.


Metodologia em prática
A partir do mapeamento das empresas líderes em investimento digital no Brasil, a consultoria identificou que elas estão 2,4 vezes mais propensas a personalizar as ofertas seguindo o perfil dos clientes do que aquelas que ainda não se adaptaram a essa nova fase do marketing digital. 

Além disso, as líderes brasileiras estão 1,4 vez mais propensas a monitorar a jornada do cliente regularmente, mas ante os índices dos EUA essa diferença cresce para 2,4 vezes. Essas mesmas companhias do Brasil também têm tendência de foco em performance e adoção da cultura de experimentação.


O levantamento também mostrou que as organizações brasileiras líderes digitais estão 2,6 vezes mais propensas a utilizar métricas mais elaboradas e 2,4 vezes mais predispostas a definir mudanças de orçamento com maior frequência, a fim de achar a área mais eficiente, e adotam 1,5 vez mais test and learn (experimentação) para otimização das suas campanhas na internet.
  
Outra tendência identificada foi a de utilização do recurso advanced analytics, em que os líderes nacionais usam 1,9 vez mais do que aquelas que ainda não se adaptaram ao marketing digital, embora a adoção ainda esteja abaixo dos índices das empresas americanas (41% Brasil x 63% EUA). A Bain & Company também destaca que a colaboração e integração entre áreas e competências nas empresas fazem a diferença, mas, nesse quesito, os EUA estão à frente do Brasil (1,4 vez a 2,0 vezes).




Bain & Company



Rede Leve Pizza assume compromisso de somente trabalhar com ovos de galinhas livres de gaiolas



A Rede Leve Pizza, pioneira no setor de pré-assadas no Brasil, anunciou que até 2025 passará a trabalhar apenas com ovos de galinhas não submetidas a confinamento em gaiolas em toda sua cadeia produtiva. A empresa já está planejando um trabalho de conscientização com seus franqueados sobre a importância dessa transição, já que o setor de compras da rede não é inteiramente centralizado.

A Rede Leve Pizza acredita nos princípios de bem-estar animal contidos no conceito das Cinco Liberdades (serem livres de medo e estresse, de fome e sede, de desconforto, de dor e doenças e ter liberdade para expressar seu comportamento ambiental) e tomou essa decisão após conversas com a Mercy For Animals, levando em conta as expectativas do consumidor por melhores práticas no tratamento dos animais e reforçando ainda mais o movimento de toda a indústria para não mais trabalhar com ovos de galinhas confinadas em gaiolas.

De acordo com Tiago Azem, presidente da Rede Leve Pizza, os departamentos de Marketing e Operações, além dos Consultores de Campo, irão abordar os franqueados em reuniões e, também, por meio dos canais de comunicação da empresa, para que eles possam realizar esse trabalho de conscientização junto aos seus fornecedores. “A franqueadora se compromete a fornecer as ferramentas necessárias para esse processo de transição”, ressalta.

Segundo Lucas Alvarenga, vice-presidente da Mercy For Animals no Brasil, “a Rede Leve Pizza está dando um passo significativo para melhorar a vida dos animais em sua cadeia produtiva. Esse compromisso de somente utilizar ovos de galinhas não confinadas em gaiolas reduzirá o sofrimento de dezenas de milhares de animais, sendo um importante exemplo para outras organizações no ramo da alimentação. Nunca foi tão claro que o futuro da indústria de ovos no Brasil é livre de gaiolas”.

Com mais de 120 unidades no Brasil, a Rede Leve Pizza conseguiu unificar sabor, qualidade e otimização de tempo em um modelo de negócio inovador, que oferece um produto de qualidade para os consumidores e um investimento seguro para seus franqueados. É isso que faz da rede um sucesso com presença em todo território nacional.




Sobre a Mercy For Animals
A Mercy For Animals, uma organização internacional de defesa animal com foco nos animais  ditos de consumo, dedica-se a promover a compaixão na adoção de políticas e nas escolhas alimentares. Fundada em 1999, a MFA é a maior organização de proteção de animais ditos de consumo no Brasil, com mais de um milhão de apoiadores. A MFA também atua em vários outros países e tem escritórios nos Estados Unidos, Canadá, Índia, China e México, que coordena a ação nos países de língua espanhola da América Latina.





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