Para muitos, a adoção do home office
foi a solução, mas, algumas pessoas não querem nunca mais trabalhar neste
modelo
O Brasil
se encontra a mais de 90 dias em isolamento social proposto, os comércios
fecharam e as empresas tiveram que se adequar ao momento e adotar o home
office.
Para
que este seja realizado com excelência, é necessário
disciplina, organização e preparo também.
Madalena
Feliciano, Gestora de carreira, apresenta, “Existem algumas dificuldades na
execução do home office, para nós que somos mães por exemplo, é complicado
cuidar dos pequenos e gerenciar o negócio em casa”.
Fora
isso, estando em ambiente domiciliar, várias distrações podem surgir, os
animais domésticos também pedem atenção, as notificações das redes sociais
estão sempre chegando. Nestes momentos é indicado que
o profissional faça pequenos intervalos, mas sem se dispersar do
trabalho.
É
importante que o colaborador se organize, pelo menos, um dia antes,
coloque no papel todas atividades e, se possível, quanto tempo irá
desprender para realizar cada uma delas.
Então,
“Comece com os trabalhos que considera mais chatos, assim você
consegue ficar mais tranquilo no final do expediente e não sair arrancando os
cabelos”.
Muitos,
gostaram da adoção do home office, assim não precisam acordar horas antes,
pegar o transporte público, se preocupar tanto com a alimentação, e conseguem
passar mais tempo com a família, outros nem tanto, estão enfrentando
dificuldades nesta modalidade. Para aqueles que acreditam ser um castigo, o
negócio é se preparar melhor, mudar forma de pensar, sentir e agir; afinal
muitas empresas irão aderir o home office mesmo pós-pandemia.
Segundo
a gestora, o maior problema ainda é a procrastinação, “Procrastinar já
acontecia no trabalho tradicional, agora em casa o risco é maior” – Imprevistos
podem acontecer a qualquer momento, portanto ter Foco e Planejamento é
fundamental, caso contrário corre se o risco de deixar para amanhã e assim
vai...
Mudar
o mindset e criar uma rotina de trabalho que seja confortável, elaborada e bem
executada, contando sempre com o apoio de todos da equipe, depende somente do
profissional, portanto ajuste-se!
Com algumas
dicas a Gestora acredita que certamente o profissional será muito mais
produtivo:
1
Vista se corretamente – Não é porque você está em casa que deverá relaxar com o
seu visual
2
Converse com as pessoas que moram com você – Faça acordos, afinal o combinado
não é caro
3
Monte o seu “cantinho’” de trabalho – Deverá ser confortável, organizado e com
tudo que você precisa, afinal passará grande parte do seu dia nele
4
Faça seu check list diário – Extremamente necessário para sua organização e
cumprimento de metas, tenha horário para iniciar e terminar o expediente
5
Converse sempre com seu gestor e equipe – Seja proativo, a comunicação é
fundamental neste período
6
Fique longe das distrações – Redes Sociais, televisão, whatsapp, é importante
ter pausas, mas avalie seu comportamento e seja sincero com você mesmo
7
Entenda as novas tecnologias – Use e abuse das novas tecnologias e plataformas,
porém teste sempre antes para não “pagar mico” quando precisar
Madalena
finaliza, “Em todas as situações da vida podemos tirar um ensinamento, o home
office veio para ficar, e cabe a nós nos adaptarmos para toda essa
inovação”.
Madalena Feliciano - Gestora de
Carreira e Hipnoterapeuta
Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro
Lima, nº 118, Ipiranga/SP.
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