Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Flacidez: Como Evitar e Tratar!


A flacidez é a perda da tonicidade do músculo ou pele, deixando o tecido do corpo com aspecto “frouxo” ou lânguido. Pode ser muscular ou cutânea e costuma ocorrer por falta de colágeno, que é a principal proteína presente no organismo que sustenta a pele, por meio das suas fibras alongadas e dispostas paralelamente na derme. 
É normal que com o passar dos anos e como decorrência do envelhecimento natural da pele ela acabe perdendo um pouco da sua rigidez e firmeza, em razão da diminuição da quantidade de colágeno no corpo e de alguns fatores, como a exposição contínua ao sol, hábitos alimentares  inadequados, falta de exercícios físicos regulares, doenças sistêmicas, alguns medicamentos, ingestão de bebida alcoólica, fumo, alterações hormonais, processo de emagrecer ou engordar rapidamente e a carga genética; não há um fator único e específico que cause flacidez.

Como evitar
O ideal para qualquer condição de saúde e cuidado do corpo, seja interna ou externa, é sempre procurar prevenir que algo aconteça do que combater. 
No caso da flacidez, a prevenção envolve uma alimentação rica em proteínas e gorduras boas, a prática de exercícios físicos (se possível, atividades de fortalecimento muscular), a aplicação regular e contínua de cremes apropriados para melhorar o tônus e a hidratação da pele e a procura por evitar muita oscilação de peso, para que não haja o “efeito sanfona”. 
Boas opções para se sanar essa condição são os tratamentos estéticos que utilizam correntes bioelétricas, como laser e cosmecêuticos que sejam precursores de colágeno e aminoácidos, como a vitamina C e a hidroxiprolina, as microcorrentes e a carboxiterapia. 

Como combater 
Depois que a pele já está flácida, fica um pouco mais complicado devolver a firmeza a pele. Quando se trata de flacidez cutânea, é possível o uso de bioestimuladores, como o hidroxiapatita de cálcio e o ácido polilático. Quando injetadas e espalhadas na pele, essas substâncias estimulam a formação de novas fibras, deixando o tecido mais tonificado. 
Dependendo do grau e do tipo da flacidez, uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios, como a musculação, também ajuda bastante a amenizar os efeitos da flacidez. 
O sedentarismo é caracterizado como um dos fatores de maior influência para o aparecimento dessa condição, seguido pela perda de massa muscular e o aumento do depósito gorduroso. 
A falta de exercícios físicos é considerada a principal causa da flacidez, pois, quando os músculos não são estimulados adequadamente suas fibras se atrofiam. 




Dr. Alexandre Kataoka - cirurgião plástico: Médico perito concursado pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC), Membro Titular da sociedade brasileira de cirurgia plástica e Preceptor dos residentes do Serviço Prof. Dr. Oswaldo de Castro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados