Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Especialista dá 7 dicas de inteligência emocional para candidatos nas eleições de 2020


Autor da livro “A Fórmula do Voto”, Osmar Bria afirma que postulantes a cargos eletivos precisam ser proativos, ter foco, aprender a ouvir e aponta outras habilidades socioemocionais essenciais para ter êxito no processo


As eleições municipais de 2020 prometem movimentar ainda mais o cenário político brasileiro. Mesmo que a votação só aconteça no segundo semestre do ano, a preparação dos partidos e candidatos já começaram. Pensando nisso, o analista comportamental, master political coach e autor do livro “A Fórmula do Voto”, Osmar Bria, selecionou sete dicas de inteligência emocional que podem ajudar na hora de conquistar o voto do eleitor.

Confira os 7 hábitos do líder político eficaz, segundo Osmar Bria:

1 - Seja proativo
É necessário agir ao invés de apenas reagir ao ambiente ao seu redor. Um líder eficaz sabe a hora certa de entrar em ação e liderar as ações, sabendo dividir o que é importante e o que é urgente em todo o processo de uma campanha.

2 - Tenha foco
Sempre tenha o seu objetivo em mente. No caso das eleições, o principal objetivo é o voto. Então, foque em como suas ações podem conquistar esses votos. Em um café com amigos, por exemplo, você pode pensar na melhor forma de otimizar o relacionamento com eles e motivá-los a compartilharem seus ideais.

3 - Estabeleça prioridades
Perceba onde você está investido o seu tempo. Nosso cérebro sempre procura, de forma inconsciente, ações mais fáceis. Afinal, esse tipo de iniciativa gasta menos energia. Mas ações simples geram menos resultados. Comece pelo mais difícil! 

4- Desenvolva uma relação “ganha-ganha”
Esta é a principal habilidade a ser desenvolvida. Como diz o nome, este tipo de relação é caracterizada pelo fato de as duas partes serem beneficiadas por uma mesma ação. Ou seja, é necessário mostrar para o apoiador qual o benefício concreto de apoiar sua candidatura. A pergunta “o que vou ganhar com isso?” provavelmente será muito ouvida por você durante a campanha. Então, é necessário ter a resposta na ponta da língua. Descubra quais são os  interesses dos apoiadores e desenvolva uma estratégia que possa atendê-los.

5 - Mais do que falar, aprenda a escutar
Este hábito também complementa a quarta dica. É necessário escutar os eleitores para saber os seus anseios. Muitos políticos acham que têm a solução para todos os problemas do mundo. Mas, como resolver um problema que você nem sabe que existe ou está fora da sua vivência? O diálogo é a chave. Saiba escutar!

6- Gerencie e engaje os seus relacionamentos
É preciso deixar os relacionamentos aquecidos na medida certa. Ou seja, é fundamental que o político mantenha e administre seus contatos de forma que eles não sejam esquecidos. É preciso manter criar um ecossistema fiel de conquistadores de votos e mantê-lo engajado durante todo o processo. O candidato não consegue chegar sozinho a todos os eleitores que ele precisa alcançar. Na hora certa todos devem estar alinhados!

7- Cuide da sua saúde mental e física
A eleição deve ser encarada como uma batalha, no bom sentido, é claro. Por isso, é necessário estar preparado para todas as possibilidades. Estar com a mente e corpo enfraquecidos pode ser um fator prejudicial no seu projeto eleitoral. Vigie o seu bem estar físico, mental e social para que seja possível exercer sua liderança da melhor forma. Seguindo esta e as outras dicas, o caminho para a vitória pode ficar ainda mais viável e acessível!

Essa e outras dicas podem ser conferidas de forma mais detalhada na obra “A Fórmula do Voto, por meio do link: https://www.sbapcoaching.com.br/. A primeira edição do livro, lançada no segundo semestre de 2019, esgotou em menos de dois meses. A segunda edição foi lançada em janeiro de 2020, com exemplares limitados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados