Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Como conciliar as expectativas da paciente com a opinião médica?


Avaliação profissional e diálogo são os recursos indicados 


A procura por procedimentos estéticos tem sido cada vez maior, dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) indicam que o Brasil é o segundo país em cirurgias e tratamentos com esse fim. Se “todo mundo” está fazendo, será que “todo mundo” está contente com os resultados? Nem sempre. E esse é um dos principais motivos que têm levado dermatologistas e cirurgiões plásticos a conduzirem o momento da consulta a um outro nível.

Muito se comenta sobre resultados não satisfatórios em procedimentos faciais. Mas não tem sido diferente quando o assunto é modificar o contorno corporal.  “Na avaliação estética durante a consulta, o médico especialista precisa entender e, acima de tudo, orientar o paciente quanto as suas expectativas. Quando falamos em reduzir ou eliminar a gordura localizada, temos alguns recursos disponíveis, tanto invasivos quanto não invasivos. Ambos, pedem um estilo de vida mais saudável, com especial atenção à reeducação alimentar e à atividade física”, explica o cirurgião plástico Sandro Beira.

Um dos procedimentos realizados pelo Dr Sandro Beira para eliminação da gordura localizada é o COOLSCULPTING®, que trata o acúmulo de gordura por meio do resfriamento controlado da área, eliminando a adiposidade resistente às mudanças alimentares e exercícios físicos. Totalmente não invasivo, o método tem sido muito procurado por pacientes em busca de um contorno corporal ideal.

De acordo com o cirurgião plástico, é muito importante que a indicação do  COOLSCULPTING® como procedimento seja feita por um especialista durante a consulta. O médico habilitado poderá orientar sobre a quantidade, locais de aplicação e os resultados esperados. É importante que fique claro ao paciente se é possível atender  as suas expectativas de resultados.

O Dr Sandro Beira orienta sobre como o médico pode conduzir a consulta para trazer o paciente o mais próximo possível da realidade: “Acredito que o especialista deve conduzir a conversa estimulando o paciente a perguntar e, acima de tudo, esclarecer suas dúvidas, aproveitando a oportunidade para corrigir possíveis erros de interpretação. Hoje, é enorme a quantidade de informação disponível, mas somente com uma avaliação clínica o profissional poderá passar o verdadeiro conhecimento. O COOLSCULPTING® é um procedimento seguro, mas deve ser muito bem acompanhado na sua indicação, execução  e no pós-tratamento”, reforça.

Após a avaliação médica, apresentadas as opções e a decisão do paciente em realizar o  COOLSCULPTING®, o que ele pode esperar?

  • Redução de 20 a 25%1 da quantidade de gordura no local tratado com apenas uma sessão. Lembrando que isso acontece nas semanas seguintes ao procedimento.
  • A vantagem de poder tratar diversas regiões do corpo como o abdômen, flancos, costas, coxas e braços.
  • Sessões com duração média de 35 minutos por local escolhido;
  • Aplicação por meio de uma ponteira acoplada na superfície da pele, sem agressão da pele e dos músculos do corpo;
  • Rápido tempo de recuperação, o paciente faz a sessão e pode retomar a rotina assim que concluir o procedimento.


  1. E. Boey, Gerald e L. Wasilenchuk, Jennifer.  Enhanced Clinical Outcome with Manual Massage Following Cryolipolysis Treatment: A 4-Month Study of Safety and Efficacy. Lasers in Surgery and Medicine 46:20–26 (2014): 05-06.





 Sandro Beira - Cirurgião Plástico
CRM-PR: 12951



Allergan



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados