Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Seminovo sem dor de cabeça; saiba quais itens avaliar na hora de adquirir um seminovo


Especialista da Carflix, única empresa que dá garantia total de um ano em carros de pessoa física, indica itens obrigatórios para analisar antes da compra 


Em qual automóvel investir? Novo ou usado? A compra de um seminovo é vantajosa por ser mais acessível financeiramente, entretanto, esses modelos exigem atenção por não terem a mesma garantia de funcionamento perfeito como um zero quilômetro. É o que afirma Fábio Pinto, CEO da Carflix (www.carflix.com.br) – única startup que conecta compradores e vendedores de carros usados, e dá 1 ano de garantia completa nos veículos de pessoa física. 

Fábio conta que o ditado "o barato sai caro" faz muito sentido na hora de comprar um seminovo. "Certo motorista tinha acabado de comprar um carro usado e estava muito satisfeito com a transação. Quando perguntei se havia feito alguma inspeção antes da compra, ele confessou que só olhou a condição dos pneus. Resultado: com poucas semanas de uso, o carro precisou ser rebocado, pois estava com a suspensão comprometida e correia dentada partida", conta. 

O CEO da Carflix recomenda não economizar na hora da compra e investir na consultoria de um bom mecânico. Outra alternativa é buscar carros com garantia completa, e não apenas motor e câmbio. Todos os carros à venda na Carflix são de pessoa física e foram inspecionados em mais de 130 itens antes de serem anunciados na plataforma. Seguros de que só vendem veículos em excelente condições, a empresa dá garantia em todos os itens do carro por 1 ano, modelo de negócio inédito no segmento. 


Como saber se o carro é boa compra? 

Com mais de 10 anos de experiência no segmento de automóveis, o especialista compartilha os itens mais importantes que devem ser observados antes de fechar negócio. 

Parte interna do carro 

Na parte interna do carro, observe sinais de desgaste no pedal de freio - ele deve estar compatível com a quilometragem informada no odômetro. 

Também verifique se há odores nos estofados, além do funcionamento do ar-condicionado, rádio, sensores e vidros, sejam eles elétricos ou não. 

Teste o volante e câmbio. Se tiverem perdido o atrito que a borracha causa, é porque estão gastos. 

Em carro com airbag, gire a chave e olhe no quadro de instrumentos. A luz do airbag deve se acender por alguns segundos e depois se apagar, indicando que tudo está em ordem. Se não acender, há algo errado. 


Motor 

Inspecionar o motor do carro é tarefa para um profissional, mas é possível verificar alguns itens antes de acionar um mecânico. 

Abra o capô, observe se há partes enferrujadas na parte de baixo da lataria e verifique o nível e o aspecto do óleo no reservatório; se estiver escuro ou baixo deve ser trocado. 

Verifique ainda as correias e mangueiras pois, se tiverem rachaduras, estão em mau estado. Outra observação importante é na hora de ligar o carro. Se o motor demorar para funcionar, é provável que os bicos injetores estejam entupidos. 

Escapamento tem de estar preto de fuligem. Se estiver melado de óleo, é porque o motor precisa de conserto. Fumaça azulada também é mau sinal. 


Lataria e pintura 

Esse ponto da revisão tem a ver com a estética do carro e não com seu desempenho, portanto qualquer motorista leigo pode observar e exigir consertos. 

Procure ver o carro usado no claro, de preferência em ambiente aberto para checar com mais facilidade a lataria e pintura. 

Dê leves batidas na lataria para ver há diferença no barulho, o que pode indicar batidas no passado. Também é recomendado balançar o carro; se ele continuar balançando, pode ter problemas na suspensão. 

Outra observação importante é verificar se os eixos estão alinhados e também se há desgaste diferente entre os pneus. 

Olhe também o carro de frente, encostando o rosto no para-lama e analisando toda a lateral. Esse recurso é eficiente para descobrir diferenças de textura na tinta, desalinhamento das portas ou pequenos amassados na chapa.






 Carflix


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados