Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Hábitos alimentares e a ingestão de muita água são fatores fundamentais para uma pele saudável


A cada dia homens e mulheres ficam mais preocupados com sua saúde. Todos sabemos que levar uma vida mais saudável ajuda inclusive na aparência física. Com isso, a mudança considerável na rotina da população em relação a hábitos alimentares e prática de atividades físicas tem aumentado consideravelmente. Todo esse cuidado influencia diretamente também na pele. Engana-se quem pensa que a atividade física e a alimentação e ingestão de água não interferem na aparência da pele.

Não basta apenas passar creme hidratante a pele precisa de muito mais cuidados. Quanto mais estudamos, mais percebemos o quanto a alimentação é importante para manter uma pele bonita e saudável. Às vezes, o primeiro sintoma de uma deficiência de vitamina pode se manifestar em uma pele opaca, sem brilho, flácida, em queda de cabelos, ou em unhas descamativas. A beleza externa é um reflexo do equilíbrio interior”, explica a Dra. Cristiane Braga, médica especialista em dermatologia e nutróloga.

Estudos mostram que a alimentação equilibrada e o consumo de certos alimentos podem ajudar na elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas e manchas. Além disso, determinados componentes presentes em alguns alimentos são capazes de atuar na promoção e manutenção de uma pele saudável ao neutralizarem os efeitos deletérios dos radicais livres, moléculas formadas no corpo que danificam as nossas células e contribuem para o envelhecimento precoce da pele e vários outros processos degenerativos. 

“Uma alimentação saudável que beneficia a pele é balanceada, rica em frutas, legumes, vegetais, além de cereais integrais, carnes magras e laticínios. Também deve possuir importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse tipo de alimentação contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino. E como sabemos, quando o intestino funciona bem, a pele é capaz de refletir esse bem-estar”, completa a especialista.

Já as vitaminas C e E, importantes antioxidantes quando em associação, podem tornar-se pró-oxidantes quando ingeridos isoladamente. A vitamina C é muito encontrada nas frutas cítricas (limão, laranja, acerola, abacaxi, tomate) e a vitamina E, nas castanhas, no leite e derivados (queijos, iogurtes, etc). As duas são utilizadas em associação com outras substâncias, como filtro solar de uso oral. Isto porque eles aumentam a tolerabilidade da pele à radiação UV, protegendo a pele da degradação do sol, por terem um poder enorme de regeneração cutânea.

Como o desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes gera níveis diferentes de inflamação, o consumo de salmão favorece a atividade anti-inflamatória, por ser uma importante fonte de ômega 3, 6 e 9. Já a cenoura, abóbora, mamão são muito importantes para a saúde da pele, por conterem carotenoides e betacaroteno. Por fim, deve-se consumir com frequência frutos do mar, castanhas, café e vinho tinto, pois estes itens contém cobre, que é responsável por ativar determinadas enzimas importantes para a pele.

Mas não podemos esquecer nunca que além dos hábitos alimentares, a água é o principal e mais importante item para manter a pele hidratada. Não adianta usar o melhor creme existente no mercado se a pessoa não ingere água em quantidades suficientes. A hidratação da pele é de dentro para fora. Por este motivo, o consumo diário de dois copos a mais do que já estão acostumados é fundamental”, conclui Cristiane Braga.
  
Um exemplo de cardápio seria:


Café da Manhã

Suco com cenoura, maçã e gengibre;
Uma fatia de pão integral com uma fatia de presunto magro;
Uma xícara de café ou chá verde;


Almoço

Uma fatia de carne vermelha grelhada;
Uma porção de arroz sete grãos e uma porção de feijão;
Legumes cozidos e temperados com azeite de oliva extra-virgem;


Meio da Tarde

Um mix de castanhas, uma castanha do Pará, cinco amêndoas, duas nozes; cinco uvas-passa;


Jantar

Salada verde com tomate;
Salmão grelhado, brócolis e purê de mandioquinha;
Uma fatia de abacaxi com hortelã;
Uma taça de vinho tinto (150ml);







Dra. Cristiane Braga L. Kanashiro - especialista em Clínica Médica, Dermatologia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados