Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Alguns cuidados básicos nos salões de beleza podem evitar infecções



Ao retirar o excesso de pele ao redor das das unhas, a manicure facilita a entrada de infecções por fungos, bactérias, vírus ou alergias 


Fazer as mãos e os pés é um hábito comum entre as mulheres. A variedade de tons, textura e acabamento dos esmalte possibilitam um visual mais sofisticado e deixa em evidência a personalidade e o estado de espírito da consumidora. 

Porém, alguns cuidados são importantes e evitam algumas doenças, como por exemplo, o contágio da hepatite B e C, que ocorre, principalmente, por descuido dos profissionais. Entre as outras doenças comuns são as micoses - provocadas por fungos e as verrugas - provenientes de vírus. “Porém, a mais séria é a hepatite, causada tanto por bactérias quanto por vírus”, ressalta o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato. 

Ao retirar o excesso de pele ao redor das unhas, a manicure facilita a entrada de infecções por fungos, bactérias, vírus ou alergias e unhas frágeis. “Pequenos traumas na pele ou na unha devido ao uso de materiais pontiagudos, cortantes ou perfurantes, quebra a proteção natural e coloca a pele e a unha em contato com microorganismos na parte mais profunda da pele”, alerta o dermatologista.

Uma das maneiras de prevenir essas doenças é certificar-se das condições higiênicas do estabelecimento, se os materiais são devidamente esterilizados e evitar a retirada de pele desnecessária e traumas excessivos. “Atualmente os materiais desses estabelecimentos vêm sendo esterilizados da mesma maneira que fazemos em nosso consultório, o que diminui significativamente a chance de infecções”, salienta o médico. 


Unhas saudáveis e bonitas

Para manter as unhas saudáveis e bonitas o dermatologista recomenda alguns cuidados fundamentais. “Deve-se evitar o uso contínuo de esmaltes ou acetonas, pois eles causam a destruição da camada superficial da unha, que serve de proteção natural contra agentes externos”, afirma. Caso as mulheres não consigam fazer o intervalo, de pelo menos cinco dias, é necessário usar removedores de esmalte sem acetona e hidratar as unhas e mãos, ao menos, três vezes ao dia.

A esfoliação nas mãos e nos pés de acordo com o Dr. Sato só deve ser feita após avaliação cuidadosa com dermatologistas. “Algumas infecções fungicas, virais e até mesmo câncer de pele podem estar ligadas à espessura e a densidade da pele. Por isso, é importante saber a causa do revestimento áspero antes de esfoliá-la”, enfatiza.


Tratamento

De acordo com o dermatologista o tratamento de doenças de unhas em geral é demorado e os exames laboratoriais existentes até o momento, apresentam taxas de negatividade relativamente elevadas. “A pessoa tem infecção, mas os exames mostram-se negativo. Mas é necessário insistir na investigação e alertar os pacientes que as mudanças diárias de comportamento interferem diretamente no sucesso de tratamento”, frisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados