Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cinco motivos para usar e abusar das frutas secas durante o ano inteiro



Esses pequenos e ricos ingredientes ganham grande evidência durante as festas do final de ano, mas consultor mostra que eles podem ser companheiros diários da rotina alimentar  


Com o final do ano, as frutas secas ganham evidência. Desde a uva-passa no arroz até o panetone com frutas cristalizadas, elas se tornam uma presença constante na cozinha do brasileiro em épocas de ceias com a família e com os amigos. No entanto, esses pequenos e saborosos ingredientes guardam em si ricas possibilidades de consumo, preparo e utilização que podem ser aproveitadas durante o ano inteiro. Pensando nisso, o consultor gastronômico da La Violetera – uma das marcas de maior tradição no ramo de importação de alimentos no Brasil -, Aaron Phillipe da Silva, aponta cinco motivos para você utilizar as frutas secas na rotina da sua alimentação. Confira:

Opção saudável
“É incrível como as frutas secas são saudáveis. Por exemplo, as oleaginosas são antioxidantes, então seu consumo está associado a prevenção do câncer. A Castanha do Pará também é uma ótima fonte de selênio, o que auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico. Já o Damasco é rico em beta-caroteno, o que contribui para a prevenção de várias doenças, além da manutenção da saúde capilar e da pele. Ou seja, inserir as frutas secas em nossa rotina alimentar é sinônimo de benefícios para a nossa saúde e para o nosso corpo”, ressalta Aaron.

Da entrada à sobremesa
O consultor gastronômico da La Violetera também destaca a maleabilidade desses ingredientes para a criação de um cardápio. “As frutas secas têm um uso já bastante difundido em sobremesas. Mas elas também são excelentes componentes para compor as diferentes etapas do cardápio. Vou dar uma sugestão, para exemplificar. Para a entrada, penso em um mix de folhas com nozes e uvas passas e molho de iogurte com limão. No prato principal, eu prepararia um clássico risoto de damasco com queijo brie, delicioso. Por fim, para fechar a refeição com chave de ouro, serviria uma torta de castanhas brasileiras na sobremesa. Enfim, são muitas possibilidades para usar as frutas secas em um cardápio para amigos e familiares. O importante é diversificar o uso e arriscar combinações de sabores”, explica.

Excelente opção para snacks
Uma sugestão saudável de consumo é intercalar as frutas secas entre as refeições principais, como lanches leves e saudáveis durante o dia. “Essa rotina ajuda a manter uma alimentação adequada e equilibrada. Por isso os snacks de frutas secas são uma ótima opção para recorrer durante o dia. O ideal é variar as porções e não abusar de apenas um tipo de frutas seca, dosando principalmente as oleaginosas, que são calóricas”.

Usos diversificados
As frutas secas também podem ser utilizadas para outros fins, além de compor pratos e serem opções em snacks. “Se tem uma palavra que definem as frutas secas, ela é versatilidade. Fico impressionado nas tantas utilizações possíveis desses ingredientes. As castanhas, por exemplo. Podemos extrair o leite delas e usá-los em sucos e smoothies. Fica muito refrescante e saboroso, além de ser um aliado da nossa saúde. Outro exemplo é a famosa granola que, combinada com frutas secas, se torna um alimento balanceado, nutritivo e muito saboroso. É uma família de produtos rica em sabor e textura e que só tem a agregar em nossa dieta diária”, afirma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados