Samsung
celebrou o Dia Mundial do Consumidor
com dicas úteis para preservação de smartphones
com dicas úteis para preservação de smartphones
Empresa
lança vídeos especiais em seu canal no Youtube com orientações para uma melhor
experiência do usuário e prevenção contra perda da garantia
Líder global em tecnologia, a Samsung tem investido
fortemente em ações para o contínuo aperfeiçoamento de seus canais de
atendimento e para garantir a satisfação de seus clientes. Nesse contexto, na
celebração do Dia Mundial do Consumidor, a Empresa anuncia o lançamento de dois
vídeos exclusivos com importantes dicas para a preservação e manutenção da
garantia dos smartphones. Para conferir os filmes feitos em formato animação,
acesse os vídeos no Youtube "Cuide bem do seu Celular"
e "Dicas Úteis para Seu Smartphone".
De acordo com levantamentos feitos a partir da base de dados
das assistências técnicas da Samsung, o número de ordens de serviço abertas sem
que os smartphones tenham qualquer tipo de defeito chegam a 30%. Outro fator
que gera atenção e motivou a iniciativa dos vídeos são os números de casos constatados
como uso indevido pelo consumidor, cerca de 20%.
"Celebramos o Dia do Consumidor
reforçando o nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes. Nesse
sentido, o lançamento dos vídeos acaba sendo uma extensão de nossas campanhas
de atendimento ao consumidor, que são constantemente realizadas em nossas
assistências técnicas, Central de Atendimento e lojas da marca", afirma
Sidnei Giosa, gerente sênior da área de Atendimento ao Consumidor da Samsung.
Para evitar a perda da garantia, um dos vídeos destaca o que
é considerado uso incorreto: deixar o celular cair no chão, apoiar objetivos
pesados sobre o celular, sentar com o celular no bolso, utilizar peças e
acessórios não originais, derramar líquidos de qualquer natureza sobre o
produto, expor o celular à chuva, entre outras práticas que, além de danificar
o aparelho, excluem a garantia do produto. De acordo com
Giosa, o objetivo da ação é estimular a prevenção e educar o consumidor com
práticas que visam melhorar a experiência do usuário com os produtos da
Samsung. "Nossa plataforma no Youtube com os vídeos interativos é mais um
canal que permite ampliar e fortalecer nossa relação com os clientes da
marca", ressalta.
Diversas ferramentas são utilizadas para que o contato com os
consumidores seja feito de maneira efetiva. Além dos canais tradicionais, como
telefone, e-mail e chat, a Empresa utiliza plataformas inovadoras, como
aplicativos nos celulares e fóruns de discussão na internet. A Samsung também
valoriza e investe em treinamentos para que toda sua equipe esteja preparada
para atender com qualidade as solicitações referentes ao amplo portfólio da
marca.
Smart Service
O Smart Service é um conjunto de serviços
gratuitos nas brand shops da Samsung que oferece soluções rápidas para o
consumidor sem a necessidade de deslocamento até uma assistência técnica.
Confira os serviços oferecidos:
{c· Configuração: Mantém o dispositivo com
as configurações necessárias para um ótimo desempenho.
{c· Atualização e recuperação de software: Mantém o dispositivo atualizado com o mais
recente sistema operacional.
{c· Aprendizagem rápida: Ensina o cliente a utilizar os aplicativos
do dispositivo com uma consultoria especializada.
{c· Transferência de dados: Os consultores da Samsung
facilitam a transferência de dados (fotos, contatos, etc) para o novo
dispositivo.
{c· Diagnóstico do aparelho: Realiza um pré-diagnóstico
do aparelho. Dependendo do caso, o cliente resolve sem a necessidade de se
dirigir a uma assistência técnica.
Em São Paulo, o Smart Service está disponível
nas lojas dos shoppings Morumbi, Via Vale, Cidade São Paulo, Center Norte,
Metro Tatuapé, Vila Olímpia, Plaza Sul e Metrô Tucuruvi.
Assistências técnicas
Os serviços de pós-vendas da Samsung estão disponíveis em todo o
Brasil por meio de mais de 750 postos de assistência preparados para atender
todo o portfólio da marca. Somente no último ano, duas unidades-modelo e
exclusivas foram inauguradas em praças estratégicas: Recife e Salvador.
Consumidor.gov
A Samsung é a primeira indústria de eletroeletrônicos a
participar, desde o projeto piloto, da plataforma
Consumidor.gov, da Secretaria de Defesa do Consumidor, órgão do Governo
Federal. O consumidor que faz reclamações por meio desse canal tem respaldo do
governo e recebe uma resposta em até 10 dias úteis.
Autonomia para o cliente
A Samsung identificou que parte dos contatos dos consumidores
com a Central se deve à falta de conhecimento de como configurar seus
dispositivos, ou seja, algo que pode ser solucionado sem a necessidade de
atendimento via agente. Para esses casos, a Empresa criou uma área em seu site
(http://www.samsung.com/br/support/) e também no YouTube (www.youtube.com/samsungbrasil), nas quais disponibiliza conteúdo online, como material
explicativo ilustrado sobre as funções dos aparelhos e tutoriais em vídeo, que
já atingiram a marca de mais de 530 mil acessos por mês em 2015.
A Samsung oferece ainda o "Customer Forum",
um ambiente online colaborativo no qual os usuários podem se comunicar e trocar
dicas para o esclarecimento de dúvidas.
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