Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

COMO PREPARAR A CASA PARA A CHEGADA DO OUTONO





Rede especializada em limpeza doméstica ensina como fazer da limpeza aliada
para evitar a proliferação de diversas doenças nesta época do ano

    

Preparando a casa para os dias mais frios

O Outono já está chegando e é hora de preparar a casa para os dias mais frios. Com a queda das temperaturas alguns cuidados são importantes para evitar a proliferação de bactérias e fungos, principais agentes causadores de alergias e doenças respiratórias.

As ocorrências mais comuns são as que atingem as vias respiratórias, a garganta, os ouvidos e os pulmões. De acordo com os médicos as doenças mais freqüentes registradas nos períodos de outono e inverno são a gripe, a rinite, a sinusite, a bronquite e a pneumonia, entre outras.

As alergias respiratórias – asma e rinite alérgica – também são outras vilãs que atingem crianças e adultos com mais freqüência quando os termômetros indicam baixas temperaturas. Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial os problemas respiratórios aumentam 40% no período.

Provocadas por microorganismos como os ácaros, as doenças provocam vários incômodos e, de acordo com os médicos, a prevenção é fundamental. Neste caso a limpeza dos ambientes tem papel de destaque.

Segundo os especialistas da rede House Shine, franquia de limpeza residencial, é fundamental abrir as janelas de casa ou do trabalho pelo menos duas vezes por dia para ventilar e arejar o ambiente. Também é importante manter limpos os lençóis, os travesseiros, os cobertores e os edredons – o ideal é lavar tudo previamente para evitar o acúmulo de fungos.

Lilian Esteves, diretora da House Shine, alerta que nesta época do ano a faxina deve ser feita com mais freqüência. A argumentação da executiva está baseada na recomendação médica de evitar manter os ambientes fechados, com ventilação reduzida, já que a proliferação e transmissão das doenças é maior nessas condições.

Além disso, alguns cuidados ajudam a otimizar a faxina. “A dica é dar preferência ao pano úmido para retirar o pó dos móveis. A aspiração também é eficiente para retirar a sujeira do chão – evite varrer ou espanar as superfícies. Isso vai apenas trocar a sujeira de lugar”, ensina Lilian. “É importante aspirar os cantos de parede, rodapés e movimentar os móveis do lugar para limpar todos os espaços”, acrescenta.

O momento também é adequado para lavar cortinas, cobertores e demais roupas de inverno e aproveitar para revisar os armários e dar uma geral nos espaços para verificar se não foi acumulado mais coisa que o necessário.

Lilian lembra ainda que é indicado lavar e secar adequadamente cobertores e edredons. A medida se estende aos lençóis para que fique tudo pronto para quando a temperatura baixar.

Outra dica é organizar os armários e encaminhar para doação as peças que não estão sendo utilizadas deixando à mão as roupas de inverno. “Além de uma boa ação a medida evita que o acúmulo de roupas resulte num criadouro de ácaros”, reforça Lilian. 

Casacos e agasalhos de lã também devem ser higienizados previamente para evitar a proliferação de fungos. Já as cortinas, tapetes, mantas e capas de sofá, assim como as almofadas também devem passar por um processo de higienização antes de esfriar muito.



 House Shine



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados