Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de abril de 2015

Combate à Hipertensão




Dia nacional de combate e prevenção da doença é lembrado em 26 de abril
A hipertensão arterial ou pressão alta é considerada entre as doenças mais prevalentes na população. Os sintomas mais comuns de quem sofre com o problema são: dor de cabeça e na parte da nuca, tontura, taquicardia, insônia, agitação psicomotora e sudorese.
De acordo com o cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dr. Valdir Lippi Jr. é necessário identificar as causas que levaram a pressão arterial se elevar. Excesso de peso, alimentação não saudável, ingestão excessiva de sal, sedentarismo, consumo elevado de bebida alcoólica, diabetes e histórico familiar, são alguns fatores que podem potencializar a doença.
É possível prevenir a hipertensão por meio de um estilo de vida saudável, como com a prática de esportes aeróbicos e uma dieta com pouco sal e gorduras saturadas. “Essa conduta não apenas previne como posterga o aparecimento da hipertensão", enfatiza o médico.
Complicações
Atualmente a hipertensão arterial faz parte dos maiores fatores de risco para doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto do miocárdio, que em conjunto tornam-se a principal causa de mortalidade no mundo. “Além disso é o principal fator responsável pelo desenvolvimento da insuficiência cardíaca, uma doença progressiva com lesão do músculo cardíaco e capaz de levar o indivíduo a uma limitação física progressiva e redução da expectativa de vida”, ressalta.
Segundo o cardiologista, a hipertensão arterial é comum entre os pacientes acima de 65 anos e que poderia ser evitada ou no mínimo amenizada. “Portanto, o diagnóstico precoce, tratamento adequado e o controle rigoroso do paciente diminui a exposição a este fator e beneficia a longo prazo. Benefícios estes traduzidos em excelente qualidade de vida e envelhecimento saudável”, destaca o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados