Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ÁGUA E COMIDA CONTAMINADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR MAIS DE 350 MIL MORTES NO MUNDO; SAIBA COMO PREVENIR






Especialista explica que contaminação se torna mais grave em
crianças e idosos

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com dados que alertaram a população sobre o consumo de água e comida. Os números anunciados mostram que, em 2010, foram registrados cerca de 582 milhões de casos referentes a 22 tipos de doenças de origem alimentar. Foram constatados ainda 351 mil óbitos aliados a esse tipo de problema.
Uma das bactérias responsáveis por 37 mil dessas mortes é a E.Coli (Escherichia Coli), que na maioria das vezes causa gastroenterite. Segundo Adriana Coppola, farmacêutica especialista em assuntos regulatórios, a doença nada mais é que uma infecção alimentar, por isso, deve ser tratada rapidamente para não apresentar evolução.
“A gastroenterite pode ser mais grave em crianças e bebês, pois eles ainda não estão totalmente preparados para suportar uma carga bacteriana intensa. Assim como os idosos, que no caso da saúde mais fragilizada, podem apresentar agravamento no quadro e até levar ao óbito”, explica.
Adriana conta que não é difícil reconhecer uma intoxicação, ainda mais quando a pessoa se alimentou fora de casa. “Os sintomas da doença geralmente são vômito, diarreia, enjoo, formação de gases e dor de cabeça”, explica a farmacêutica ressaltando que folhas de saladas e frutas são um dos maiores meios de contaminação.
De acordo com a especialista a melhor forma de se proteger da infecção alimentar é avaliando as condições de restaurantes e lanchonetes desconhecidos. Já em casa, frutas, legumes e folhas, assim como a água, devem ser desinfetados. A indicação de Adriana é o uso do bactericida Hidrosteril, que tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não tem necessidade de enxague (procedimento que pode contaminar os alimentos novamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados