Especialista
em Internet Marketing desconstrói a ideia de que trabalhar na internet é mais
fácil, explica que é preciso conhecer o mercado e alerta: para vender é preciso
muita dedicação
Quando
se trata de ter negócios online, a especialista em internet marketing Camila
Porto é autoridade, já que alcançou faturamento de R$ 1,5 milhão no ano passado
com seu treinamento online, o Facebook Essencial. Sabendo que muitas pessoas
ainda sentem resistência em abrir negócios na internet, a empreendedora destaca
os 7 mitos que precisam ser desconstruídos para que as pessoas busquem ganhar
dinheiro com negócios online.
1- Internet não é lugar só para entretenimento
Segundo
Camila Porto, ainda tem muita gente que acredita que a internet é lugar para
“perder tempo”. A empreendedora lembra, no entanto, que apenas o setor de
e-commerce já movimenta 41,3 bilhões de dólares por ano. “Se contarmos a
publicidade online, aplicativos e outros mercados, já podemos ver que tem muito
dinheiro envolvido”, destaca. Ela explica que, ao mesmo tempo em que há algumas
facilidades no negócio online, como automatizar processos e escalar, também há
desafios novos. “Um empreendedor digital continua sendo empreendedor, o que
muda é o modelo de negócio”, resume.
2- Vender na internet não é necessariamente mais fácil
Embora
os negócios online permitam que a venda seja efetuada sem a presença de um
vendedor, dando mais liberdade de tempo e espaço a quem empreende, Camila
destaca que isso não reduz a quantidade de trabalho. “Vender não é fácil em nenhum
lugar”, afirma. Os desafios ficam por conta da produção de textos, imagens e
conteúdo que ajudam a atingir mais pessoas.
3- É preciso identificar uma oportunidade de negócio
Quando
se trata de empreender na web, Camila ensina que é preciso identificar qual
demanda não é atendida. “O Über, por exemplo, atua no mercado físico, mas toda
sua operação é online”, exemplifica. Segundo a especialista, a grande sacada é
saber como usar a tecnologia e a internet para resolver um problema real das
pessoas. “Acredito que é preciso estar atento aos problemas que podemos
resolver”, destaca, lembrando que hoje em dia há pessoas ganhando dinheiro
vendendo cursos online, consultorias e mentorias, ou produzindo conteúdo no
Youtube. “Há quem ganhe dinheiro oferecendo soluções em aplicativos e até com
games. Oportunidades não faltam”.
4- Nem todo mundo vai comprar o que você oferece
Camila
destaca que o principal erro de quem empreende na web é não definir o público.
“Muitos acham que todo mundo vai comprar o que se oferece”, alerta. Segundo a
especialista, as lojas físicas tem o negócio limitado especialmente pela
geografia, enquanto no online isso não existe. “Mas isso não significa que
todos vão comprar”, explica. É preciso conhecer bem o público e focar as vendas
para este nicho.
5- A concorrência é mais forte
A
autora do livro Facebook Marketing reforça que é necessário ter diferenciais
claros que destaquem o negócio específico dos concorrentes. “No online, há
muito mais competição”, destaca. Por isso, Camila ensina que é preciso
encontrar uma característica que destaque a sua venda em meio a tantas
outras. “Este é mais um dos desafios que o empreendedorismo digital
oferece”, conta.
6- Trabalho é sempre trabalho
Embora
seja vantajoso em diversos aspectos, empreender na web não pode ser encarado
como algo tranquilo ou livre de responsabilidades. “Por isso, não gosto do
termo ‘ganhar dinheiro online’, e prefiro a linha de ter um negócio online”,
explica Camila. A especialista conta que é preciso suas muito para conquistar bons
faturamentos. “Para o negócio ser financeiramente saudável, é preciso ter um
fluxo de caixa, previsibilidade de receitas e despesas, entradas recorrentes e
controle do que entra e do que sai”, explica, lembrando dos ensinamentos
básicos para qualquer negócio, seja em qual plataforma for. Por fim, a
especialista destaca a importância de se fazer o que se ama. “Não monte algo
apenas pelo dinheiro. Esse é o pior motivo para qualquer pessoa empreender”,
conclui.
7- A internet acaba com os antigos paradigmas de trabalho
O
último mito que Camila propõe quebrar é o de que trabalho precisa ter aquele
conceito de 40h semanais. “Se você entende que trabalhar não é algo chato, você
entende que pode trabalhar 24h por dia ou 4h por semanas e ser efetivo quando
trabalha”, resume. A especialista destaca que, com as novas oportunidades,
passamos a entender que trabalhar mais tempo não significa necessariamente
trabalhar melhor. “Além disso, quem trabalha pela internet sabe que pode
trabalhar em qualquer lugar, e isso é libertador”, explica. Assim, ao
empreender online é possível remodelar totalmente os conceitos de trabalho.
“Seguir uma regra criada há décadas não faz sentido no mundo de hoje”.