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segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Se deu mal na Black Friday? Advogada dá seis dicas de como você deve agir



Consumidores do país todo aproveitaram a "Black Friday" para comprar produtos que, no dia a dia, costumam ser mais caros.

Mas, apesar dos anúncios de ofertas, diversas pessoas foram ao Procon fazer reclamações, as principais sobre maquiagem nos descontos e indisponibilidade de produtos em estoque. Não bastasse, muitos pedidos foram cancelados sem justificativa e houve cobrança errada de preços.

Se você teve algum problema com sua compra, agora é a hora de buscar seus direitos, já que, muitas vezes, os erros acontecem pela grande quantidade de pedidos e muitas empresas estão dispostas a corrigi-los.

A advogada Danielle Bitetti, especialista em Direito do Consumidor no escritório Porto, Guerra & Bitetti Associados dá dicas de como agir após comprar pela internet produtos da "Black Friday":


1) Cancelamento do pedido sem justificativa

Uma vez vendido o produto, a loja é obrigada a entregá-lo e não pode cancela-lo. Se este é o seu caso, o 1º passo é entrar em contato com o SAC da empresa e pedir explicações. 

Se não resolver, procure a ouvidoria, que costuma ser mais eficiente para solucionar esse tipo de problema.

A empresa tem até cinco dias, a partir da reclamação, para resolver o problema. Se não cumprir o prazo, denuncie a loja nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou por meio do site www.consumidor.gov.br.

Se, ainda sim, o consumidor continuar se sentindo lesado, é possível procurar ajuda no juizado especial, que auxilia consumidores gratuitamente a realizar uma audiência de conciliação com a empresa, intermediada por um juiz.


2) A loja cobrou um preço mais alto do que o prometido

Havendo cobrança mais alta do que a esperada, você deve exigir que a loja cumpra a oferta. Através do SAC e ouvidoria, cobre diretamente da empresa. Se não obtiver sucesso, entre em contato com o Procon. O consumidor deve sempre ter uma prova do preço prometido, como cópia da tela da compra ou um comprovante enviado por e-mail. Se demorar, a diferença no preço deve ser ressarcida com correção monetária.


3) A loja não entregou o produto no prazo

A loja deve cumprir o prazo de entrega prometido, não importa se ele é de sete ou de sessenta dias. Passado o período prometido, o consumidor deve cobrar o produto ou o dinheiro de volta da empresa. Depois de tentar com a empresa, o caminho é procurar o Procon e, em última instância, o juizado especial.


4) O produto chegou com defeito ou diferente do pedido

Ao receber o produto, é importante olhar na hora se ele tem algum defeito aparente e, se for o caso, recusar o recebimento. Se você só perceber depois que o produto tem algum defeito, até mesmo, ser diferente do que adquiriu, a loja tem até 30 dias para trocá-lo ou consertá-lo.

Novamente, entre em contato com o SAC. Se não ser solucionado em até 30 dias, as alternativas são o Procon ou o juizado especial. O consumidor também pode pedir o dinheiro de volta ou outra mercadoria de mesmo valor e os custos de postagem devem ficar a cargo do vendedor.


5) O consumidor se arrependeu da compra

Consumidores que adquirem produtos à distância (internet ou telefone), têm direito de se arrepender, devolver o produto e receber o dinheiro de volta em até sete dias depois da compra. Guarde a embalagem original e mantenha a etiqueta e a nota fiscal.

A empresa é obrigada a ressarcir o cliente, e não pode obrigá-lo a trocar o produto ou a ficar com um crédito na loja, somente por opção do consumidor.
O direito de arrependimento é exclusivo para as compras à distância e o frete da devolução é responsabilidade do consumidor.


6) O desconto foi maquiado

O consumidor pode denunciar a loja no Procon, mas só se tiver provas de que o desconto foi maquiado. Se não conseguir, o consumidor pode aproveitar o direito de arrependimento e devolver o produto.






Fontes: Danielle Bitetti, Gabriela Guerra e Joanna Porto, advogadas no escritório Porto, Guerra & Bitetti Associados
Av. Giovanni Gronchi, 1294 - Morumbi
Cep. 05651-001 São Paulo/SP
Tel: (11) 9 55808791 / 2649 5712
www.pgb.adv.br





Açúcar provoca mesma dependência que as drogas



A vontade constante de consumir doce tem uma explicação: o açúcar realmente vicia. A substância, assim como as drogas, tem a capacidade de desenvolver dependência nas pessoas. A endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sandra Mara Villares, explica que isso acontece porque uma parte do cérebro é acionada.

A sensação extremamente prazerosa ao consumir doces é percebida não somente pelas papilas gustativas -- presentes principalmente na língua e também em algumas partes do nariz --, mas também pelo cérebro.

Segundo a médica, há áreas no hipotálamo (região encefálica que controla a temperatura corporal, fome e sede, entre outras funções), que são estimuladas quando é feita a ingestão de açúcar, provocando a vontade de consumir novamente.

Assim como as drogas, o açúcar vira vício e funciona como uma espécie de válvula de escape para situações de estresse e tristeza. Sandra Mara Villares comenta que nesses momentos a pessoa vai procurar ingerir açúcar para se sentir melhor.

O que muita gente não sabe é que esse prazer momentâneo pode acarretar problemas futuros sérios. O consumo em excesso do açúcar é ponto inicial para o desenvolvimento de doenças em diferentes partes do corpo.

De acordo com a endocrinologista, o excesso do produto pode ser transformado em gordura no fígado e parte deslocar-se para a circulação sanguínea. Neste caminho, a gordura é armazenada em diferentes locais não usuais, como os músculos, impedindo a entrada de açúcar e acarretando índices de glicose mais elevados.

Em resposta a essa alteração, o pâncreas libera mais insulina, com o intuito de diminuir os níveis glicêmicos.

Sandra Mara Villares alerta que o excesso de gordura desenvolve uma resistência ao hormônio e, com mais açúcar no sangue, as consequências podem ser sentidas em todo corpo, como coração e vasos, levando a síndrome metabólica e podendo desenvolver o diabetes.






Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
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Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
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Saúde do homem: entenda o que são as disfunções miccionais, problemas que afetam a qualidade de vida de homens



A campanha mundial Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, abre espaço para a conscientização de mais aspectos da saúde do homem


Em meio ao Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata, é importante falar também sobre outras doenças que atingem os homens. As disfunções miccionais, por exemplo, referem-se a diferentes problemas relacionados ao funcionamento do trato urinário inferior: bexiga, uretra, próstata, músculos e nervos do assoalho pélvico. A principal manifestação dessas doenças é a dificuldade ou impossibilidade de urinar ou de conter a urina.

Uma das principais causas que leva à dificuldade de esvaziamento vesical é o aumento da próstata, decorrente da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

 Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 50% dos homens apresentam algum grau de HPB. Além disso, mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A doença é caracterizada pelo crescimento benigno da glândula (localizada abaixo da bexiga) a partir dos 50 anos e apresenta sintomas como dificuldade de urinar, jato urinário fraco, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar. 

O urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Caio Cintra, explica que as queixas relacionadas às disfunções miccionais podem estar relacionadas a diversas doenças. “Bexiga hiperativa, incontinência urinária de esforço, perdas urinárias noturnas e a incontinência urinária de urgência (urge-incontinência) - não dar tempo para chegar ao banheiro - são algumas das manifestações”, comenta o médico. “Quando relacionada a algumas situações de alto risco, como na lesão medular, por exemplo, o descontrole da bexiga pode causar condições clínicas que, se não tratadas, podem levar a quadros de insuficiência renal.”

O urologista explica ainda que as doenças do trato urinário afetam muito a qualidade de vida do homem que, muitas vezes, acredita que as dificuldades na micção são sintomas comuns do envelhecimento e não buscam um diagnóstico. “Mudanças do padrão miccional normal podem ser acusadas por diversas condições clínicas e abrangem todas as faixas etárias, com manifestações e prognóstico diversos. Esse tipo de situação causa grande impacto na qualidade de vida e tem relação direta com quadros de isolamento social e até mesmo depressão.”

Múltiplas são as causas e manifestações das disfunções miccionais, por isso o tratamento depende da avaliação individualizada. O Hospital São Camilo possui equipamentos de ponta e especialistas altamente capacitados para o diagnóstico de todas as doenças urológicas. Nas três Unidades, o atendimento especializado começa já no pronto-socorro e conta ainda com procedimentos modernos como o implante de esfíncter artificial, uma prótese que substitui o mecanismo natural de continência e é considerada uma das soluções mais modernas para o tratamento da incontinência urinária masculina, e o implante neuro modulador sacral, também conhecido como marca passo da bexiga, uma tecnologia usada em todo o mundo e com alto índice de eficácia.

É importante ficar atento aos primeiros sintomas como aumento de idas ao banheiro, incapacidade de controlar a bexiga, ardências e sangramentos ao urinar. Além disso, é de extrema importância procurar um médico urologista ao primeiro sinal.





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