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segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Como as escolas podem mobilizar a prática da leitura entre pais e alunos?



Alunos aprendem Língua Portuguesa a partir da Literatura possibilitando uma aprendizagem significativa e mobilizando a comunidade escolar


A prática da leitura não é muito comum na rotina de boa parte da população brasileira. Só na capital paulista, cerca de 4 em cada 10 paulistanos declaram não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, aponta o último levantamento da Rede Nossa São Paulo. Para tentar reverter essa cultura, instituições de ensino têm se mobilizado para buscar soluções inovadoras de incentivo à leitura na comunidade escolar.

No Colégio Anglo 21, uma forma de mobilização dos alunos para a prática leitora é usar a literatura para nortear diferentes conteúdos e competências do currículo escolar. Segundo o coordenador do Ensino Fundamental II José Modesto, trabalhar metodologias que auxiliem na sólida formação leitora do aluno auxilia no desenvolvimento autônomo do mesmo. “Além da imaginação, a leitura estimula a independência do jovem, que passa a entender melhor a complexidade do mundo e, consequentemente, o seu lugar nele e os desafios da sua própria existência”, afirma.

Modesto explica que, no Anglo 21, cada turma, da Educação Infantil ao Ensino Médio, trabalha a Língua Portuguesa por meio de um eixo norteador de leitura, que direciona as habilidades a serem aprendidas em cada ano. “No 6º ano, por exemplo, o eixo é literatura e oralidade, dessa forma, contos e fábulas são trabalhados em suas estruturas de gênero, mobilizando, nelas mesmas, as produções textuais dos alunos; já no Ensino Médio, trabalhamos de forma contextualizada e significativa a literatura com foco nos títulos exigidos nas provas do vestibular, organizando o conhecimento que os alunos precisam ter para a realização das provas em tempo hábil”, diz Modesto. 

Para trabalhar de forma constante a leitura com os estudantes, o coordenador conta que cada aluno está sempre com dois livros em mãos: o de leitura compartilhada e o de leitura autônoma. “Os livros mais desafiadores sempre são trabalhados em sala de aula, na prática da leitura compartilhada e os menos complexos em casa, mas ambos desenvolvem o mesmo eixo norteador”, afirma.

O resultado dessa metodologia tem reunido a comunidade escolar, de pais, alunos e professores, para atividades como o Festival Literário, que viverá em setembro a sua segunda edição, com o tema “Travessia”. “Com o Festival, os pais também se sentem incentivados a participar dessa prática com os filhos”, explica. “Nós estimulamos encontros para que eles leiam sobre temas do cotidiano dos filhos, como assuntos relacionados à adolescência por exemplo”. 

Na edição desse ano, o Festival Literário acontecerá no Colégio Anglo 21 no dia 14 de setembro, sábado, das 9h às 13h, e será aberto ao público interessado em conhecer a metodologia e as produções dos estudantes. “O Festival mobiliza os alunos que mostram seus trabalhos sobre diferentes obras, atuam no Sarau, participam do concurso literário, da mesa de autores e envolvem amigos e familiares para participarem”, conclui.




Festival Literário
Local: Colégio Anglo 21 - Rua Comendador Elias Zarzur, 301 - Alto da Boa Vista
Data: sábado (14/09), 9h

Como fazer seu negócio decolar?



Entenda como fazer um planejamento estratégico e aumentar as possibilidades

Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar.

“Para que o negócio dê certo, o principal é planejar estrategicamente e partir disso”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha.

Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa saber:
  1. Qual exatamente é o serviço/produto que você está oferecendo.
  2. Qual seu público-alvo, para quem você vai trabalhar.
  3. Qual é o problema ou desejo dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver.
  4. Onde e como será vendido.
  5. Como alcançará os clientes.
  6. Como entregará o produto e qual o custo.
  7. Que recursos são necessários para produzir o produto.
  8. Onde você irá trabalhar: escritório, Home Office, em parceria com outro local?
  9. Precisa de uma equipe? Quantas pessoas?
  10. Quais equipamentos serão necessários.
  11. Como irá lucrar.
  12. Como irá cobrar dos clientes e receber.
Todos esses itens são indispensáveis no planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair no prejuízo.

“O planejamento só traz benefícios ao empreendedor, quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios”, finaliza Carolina.






Carolina Farina - Especialista em Liderança Empreendedora Feminina, Coach Pessoal e de Negócios, Palestrante, Analista Comportamental, Thetahealer e Hipnóloga.
carolinafarina.com.br
Rua Dr. Correa Coelho, 741 - Bairro Jardim Botânico, 80210-350 - Curitiba

O que você fará hoje para ter na sua empresa o melhor time do mundo?



Vamos começar esse texto trazendo uma reflexão: o que é ser o melhor time do mundo para você? Qualquer que seja sua resposta, ela deve começar por você! Sua credibilidade é a base da liderança, bem como sua capacidade em maximizar o verdadeiro potencial de cada colaborador. Acredito, portanto, que é preciso dedicar tempo para o desenvolvimento da equipe, com ações que reflitam em autoconhecimento e oportunidades para o negócio.

Vejo que para impulsionar um time a se tornar o melhor é preciso diferenciá-lo. Para isso, comece com uma gestão que preza pelo exemplo e pela autenticidade. O primeiro atributo é fundamental para que seu time se inspire e comece de forma correta. Você pode estar pensando: o que seria começar algo corretamente no âmbito corporativo? Para mim, é saber que todo e qualquer processo feito dentro da empresa impactará nos seus colegas e no cliente final, seja ele quem for. E a gestão de pessoas – também feita por meio do exemplo, do feedback e da troca de experiências - é uma forma de construir pontes sólidas que intermediarão a sua relação com seus pares, superiores, subordinados e clientes.

Considero também que para ser um líder autêntico é preciso ser genuíno e ter paixão pelo seu propósito. Construa e pratique seus valores, lidere com o coração, desenvolva bons relacionamentos e tenha autodisciplina para obter resultados sustentáveis. Vale lembrar que investir em inovação e respeitar a diversidade de ideias e pensamentos dentro da sua empresa – ouvindo de fato o que cada um tem a dizer - contribui para o desenvolvimento dos times e para o engajamento de todos com a empresa.

E por falar na importância do ouvir, ressalto o papel da comunicação para a construção do time dos sonhos. Como você tem estabelecido pontes com suas equipes? Sua empresa tem desenvolvido uma comunicação de mão dupla ou apenas informa direcionamentos? Comunicar é, acima de tudo, saber ouvir. Enquanto líder, ouça de verdade as pessoas que trabalham com você e estabeleça canais para dialogar com aqueles que não atuam tão próximos. Observo que a grande maioria das equipes se dilui por falta de relacionamento ou comunicação. Quanto mais forte for o relacionamento, mais forte será a confiança e, consequentemente, a equipe.

Não se esqueça de criar um ambiente seguro, onde as pessoas se sintam confortáveis para conversar. Na empresa em que trabalho, buscamos constantemente um ambiente de integralidade, em que as pessoas possam ser elas mesmas, sem rótulos, sem medos. Queremos que o indivíduo seja no trabalho a mesma pessoa que é na sua casa e vice-versa. Essa segurança é alcançada quando você e todos de seu time têm objetivos e respeito mútuo.

Ao longo da minha carreira também observei que aqueles profissionais que investiram em potencializar seus pontos fortes foram mais longe e, logo, contribuíram mais para o desenvolvimento dos seus times e empresa. Por isso, acredito que é fundamental incentivar as pessoas a conhecer melhor suas fortalezas para utilizá-las de forma mais estratégica.

Saber seus pontos fracos é também importante, até mesmo para saber administrá-los, mas atenção: não gaste energia tentando torná-los um diferencial. Há uma frase do Albert Einstein que, para mim, sintetiza muito bem essa questão: “todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda sua vida acreditando que ele é estúpido”.  Se há um colaborador talentoso que não tem suas habilidades usadas apropriadamente ele será desperdiçado.

Esteja também preparado para os desafios, pois é nesse momento que sua grandeza, sabedoria e gratidão serão colocados à prova. Sempre menciono que o que define nosso resultado não é a intensidade do desafio, mas sim nossa capacidade de resposta. Como líder, mantenha seu foco constante em treinar, preparar e construir a capacidade de resposta do seu time. Mas lembre-se sempre do mais importante: nenhuma liderança será 100% eficaz com uma equipe que, consciente ou inconscientemente, se sinta usada ou não valorizada.
Por último, não tenha medo de amar a sua equipe. Quando você ama as pessoas com quem trabalha, você consegue tempo para investir na evolução desses profissionais.

Construa um time vencedor com pessoas, execução e pensamento disciplinados. Trace metas, divida suas aspirações e sonhos com seu time e maximize as oportunidades, valorizando os diferenciais da sua equipe. Isso com certeza tornará a sua equipe a melhor do mundo.






Delair Bolis - presidente da MSD Saúde Animal


O que os líderes de TI precisam para ter sucesso em 2020 e nos próximos anos



A LogMeIn acaba de anunciar as descobertas de uma nova pesquisa global realizada pela Ovum Research, empresa líder global em consultoria e pesquisa em tecnologia. O levantamento feito pela linha GoTo by LogMeIn* ouviu clientes e líderes de TI e constatou que as ferramentas de comunicação e colaboração são "essenciais para os negócios" e sucesso das organizações. Os investimentos nessas ferramentas precisam ser priorizados para apoiar uma força de trabalho cada vez mais remota e o aumento da quantidade de nativos digitais nos escritórios.

À medida que as empresas iniciam seus planejamentos para 2020 e para o futuro próximo, as ferramentas de colaboração são o foco principal das implantações de comunicações unificadas e colaboração (UCC), já que 73% dos entrevistados esperam que os gastos com essas tecnologias aumentem. No entanto, não se trata apenas de encontrar uma plataforma de colaboração, mas de encontrar uma que atenda às necessidades de uma força de trabalho em constante mudança, que está vendo um aumento no número de funcionários trabalhando remotamente, e de nativos digitais - que são os nascidos na geração Z-, entrando na força de trabalho como funcionários em período integral. 

De fato, a pesquisa constatou que 93% dos entrevistados concordam que os mais jovens têm necessidades e expectativas diferentes no local de trabalho, e mais da metade dos CIOs (56%) estão procurando aumentar sua oferta de software colaborativo para atender a essa demanda.


Os nativos digitais precisam estar à frente e ser o centro do planejamento:

De acordo com a pesquisa, os líderes de TI de C-level priorizam os seguintes itens como etapas a serem adotadas em antecipação à crescente força de trabalho de profissionais da geração Z:
  • Aumentar a disponibilidade do software de colaboração para os funcionários (54%)
  • Incentivar opções de trabalho remotas e flexíveis (49%)
  • Garantir que as ferramentas da UCC estejam atualizadas (48%)
  • Propósito de contratar e reter talentos digitais (47%)
  • Buscar uma melhor experiência do usuário (45%)

Os líderes de TI precisam fornecer as provas atuais e futuras para o que está por vir:

Os líderes de TI desempenham um papel mais estratégico do que nunca. Eles precisam considerar se adotam ou não novas tecnologias, enquanto acomodam e dão suporte a uma força de trabalho mais diversificada e dispersa, mantendo custos baixos e mostrando ROI para suas decisões. Por exemplo:
  • 66% dos CIOs consideram a comunicação e a colaboração como essenciais para o sucesso geral de seus negócios.
  • 75% dos CIOs nos EUA consideram a comunicação e a colaboração como essenciais para o sucesso geral de seus negócios.
  • Os executivos de TI citaram os principais motivos para a adoção bem-sucedida de ferramentas de comunicação e colaboração pelo usuário em suas empresas como:

    • Uma estratégia de transformação digital claramente articulada (57%) 
    • A consolidação das tecnologias / plataforma (49%)
    • Uma mudança em direção a uma maneira mais flexível de trabalhar (45%)
  • 39% dos líderes de TI pesquisados relatam ter mais de quatro ferramentas implantadas para suas necessidades de comunicação e colaboração. 8% disseram ter sete ou mais ferramentas.
  • Os principais benefícios esperados pela consolidação de soluções diferentes em uma única ferramenta UCC incluem:

    • Maior produtividade da equipe (49%)
    • Custos mais baixos (44%)
    • Maior facilidade no gerenciamento e administração (42%)
  • Os líderes de TI têm a tarefa de direcionar objetivos estratégicos de negócios, como:

    • Aumento da eficiência operacional
    • Melhoria na experiência do cliente
    • Redução de custos

A Inteligência Artificial ainda é prioridade:

Os recursos de Inteligência Artificial estão melhorando continuamente e ajudam cada vez mais os funcionários. No próximo ano, mais e mais líderes de TI adotarão a tecnologia de IA para garantir uma colaboração mais inteligente e eficiente:
  • Atualmente, 32% dos entrevistados já utilizam a Inteligência Artificial e 49% estão avaliando essa tecnologia e identificaram casos de uso e planos de implementação.
  • Ao avaliar a IA, os três principais locais em que os líderes de TI estão pensando em implementá-la para ferramentas de colaboração são:
    • Assistentes digitais pessoais (59%)
    • Análise aprimorada para tomada de decisão bem-informados (59%)
    • Serviços de transcrição inteligentes e automatizados (54%)
  • As empresas com presença global têm 11% mais interesse em investir em IA e assistentes digitais do que aquelas com presença apenas nos Estados Unidos. 
“Os CIOs e líderes de TI de hoje precisam desempenhar um papel mais estratégico do que nunca. Eles têm um novo lugar na mesa e devem impulsionar a estratégia geral dos negócios. A própria natureza da maneira como as pessoas trabalham está mudando e essa mudança precisa ser suportada por meio de uma tecnologia de ponta, que seja simples de usar, fácil de adotar e fácil de gerenciar”, conta Mark Strassman, vice-presidente sênior e gerente geral da UCC da LogMeIn. “Os líderes de TI precisam encontrar parceiros de tecnologia que atendam às demandas da força de trabalho moderna. Eles precisam dar suporte aos nativos digitais e funcionários remotos para otimizar hoje, modernizar para amanhã e capacitar seus funcionários e negócios para o sucesso a longo prazo”.

Para mais informações, visite: http://www.goto.com/modern-collaboration-data 
*Pesquisa Ovum UCC de 2019 com mais de 2.100 líderes globais de TI (diretores, gerentes, CDO, CTO - tomadores de decisão de software de TI) nos EUA, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Austrália e Brasil. As entrevistas foram feitas entre maio a junho de 2019.




LogMeIn, Inc.


SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO SERÁ DE 4 A 8 DE NOVEMBRO



Em 2018, foram realizadas, aproximadamente, 5 mil audiências durante o evento, na Justiça Federal da 3.ª Região


Símbolo da conciliação no Judiciário, a próxima edição da Semana Nacional da Conciliação já tem data marcada: 4 a 8 de novembro. O esforço anual concentrado do Poder Judiciário para a solução de conflitos judiciais de maneira harmoniosa ocorrerá, em todo o País, nos Tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho.

O evento para promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2006 e chega agora à 14.ª edição.

Na última edição do evento, o Gabinete de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (GABCON) e as 33 Centrais de Conciliação nos Estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS) realizaram mais de 7 mil tentativas de conciliação que foram responsáveis por encerrar 3.735 processos que tramitavam no Judiciário, movimentando um montante de R$ 13.829.889,97.

O número de acordos, em 2018, relativos à Justiça Federal da 3.ª Região foi consideravelmente maior que o mesmo período em 2017. Durante os cinco dias do evento, foram realizadas 1.585 audiências de processos de primeiro grau, das quais 282 chegaram a acordos, movimentando R$ 2.081.584,36. Processos originários dos Juizados Especiais Federais propiciaram 1.199 acordos, totalizando em R$ 5.031.590,21.

Também foram conciliados litígios pré-processuais, quando ainda não há ação judicial. Das 31 audiências realizadas neste tipo de conflito, 16 foram solucionadas, gerando um montante de R$ 280.321,61.


Como conciliar

Nos meses que antecedem à Semana Nacional de Conciliação, os tribunais selecionam os processos que têm possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas a solucionarem conflitos. Cidadãos e instituições podem pedir a inclusão de seus processos nas pautas da Semana Nacional da Conciliação. Para isso, devem procurar o tribunal no qual tramita seu processo e informar que desejam conciliar.

As questões que ainda não têm processo judicial (pré-processual) e outros atendimentos voltados aos cidadãos também podem ser solucionados na Semana Nacional. Vale lembrar que é possível procurar o tribunal para propor a conciliação em qualquer momento, não somente durante a Semana Nacional da Conciliação.

A conciliação é orientada pela Resolução n.º 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.


Conciliação na Justiça Federal da 3.ª Região

Na página da internet do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3.ª Região é possível encontrar mais informações e solicitar a participação em uma audiência por meio da ferramenta “Concilie seu processo”.

Os interessados que não conseguirem fazer parte da XIV Semana Nacional da Conciliação terão seus pedidos analisados para futuras pautas de audiências, que ocorrem continuamente nas Centrais de Conciliação.

Confira o endereço das Cecons da Justiça Federal da 3.ª Região, que atuam de forma permanente, atendendo aos cidadãos e promovendo ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação, da mediação e de outros métodos de solução consensual de conflitos, e que, de 4 a 8 de novembro, sediarão a Semana Nacional da Conciliação:


Americana
Avenida Campos Sales, 277, Jardim Girassol - CEP 13465-590
AMERIC-SAPC@trf3.jus.br



Araçatuba
Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 1.534, térreo, Vila Estádio - CEP: 16020-050
ARACAT-SAPC@trf3.jus.br



Araraquara
Avenida Padre Francisco Sales Colturato, 658, Santa Angelina, CEP 14802-000
ARARAQ-SAPC@trf3.jus.br



Barueri
Av. Piracema 1362, 2.º andar, Tamboré - CEP 06460-030
BARUER-SAPC@trf3.jus.br



Bauru
Avenida Getúlio Vargas, 21-05, 7.º andar, Vila Aviação - CEP: 17017-383
BAURU-SAPC@trf3.jus.br



Botucatu
Av. Dr. Mario Rodrigues Tôrres, 77, Vila Assunção - CEP: 18606-000
BOTUCA-SAPC@trf3.jus.br



Bragança Paulista
Avenida dos Imigrantes, 1411, Jardim América
BRAGAN-SAPC@trf3.jus.br



Campinas
Avenida Aquidabã, 465, 1.º andar, Centro - CEP: 13015-210
CAMPIN-SAPC@trf3.jus.br



Campo Grande
Rua Ceará, 333 (UNIDERP), Bloco VIII (UNIDERP), Bairro Miguel Couto - CEP: 79003-310
CGRANDE-CONCILIACAO@trf3.jus.br



Franca
Avenida Presidente Vargas, 543, térreo, Cidade Nova - CEP: 14401-110
FRANCA-SAPC@trf3.jus.br



Guaratinguetá
Avenida João Pessoa, n.º 58, Vila Paraíba, Guaratinguetá, CEP: 12515-010
GUARAT-SAPC@trf3.jus.br



Guarulhos
Avenida Salgado Filho, 2.050, térreo, Jardim Maia - CEP: 07115-000
GUARUL-SAPC@TRF3.JUS.BR



Itapeva
R. Sinhô de Camargo, 240 / Centro CEP: 18400-550
ITAPEV-SAPC@trf3.jus.br



Jundiaí
Av. Pref. Luís Latorre, 4875, Retiro - CEP: 13209-430
JUNDIA-SAPC@trf3.jus.br



Limeira
Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.561, Jardim Glória- CEP 13487-220
LIMEIR-SAPC@trf3.jus.br



Marília
Rua Amazonas, 527, térreo - CEP: 17509-120
MARILI-SAPC@trf3.jus.br



Mauá
Avenida Capitão João, 2301, Guapituba, Mauá, 09360-120
MAUA-SAPC@trf3.jus.br



Mogi das Cruzes
Avenida Fernando Costa 820 – Vila Rubens – CEP 08735-000
MOGI-SAPC@trf3.jus.br



Osasco
Rua Avelino Lopes, 281/291 Centro CEP 06090-035
osasco-sapc@jfsp.jus.br



Ourinhos
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 365, Vila Nova Sá - CEP: 19907-270
OURINH-SAPC@trf3.jus.br



Piracicaba
Avenida Mário Dedini, 234, 1.º andar - CEP: 13405-270
PIRACI-SAPC@trf3.jus.br



Presidente Prudente
Rua Ângelo Rotta, 110, subsolo, Jardim Petrópolis - CEP: 19060-420
PPRUDE-SAPC@trf3.jus.br



Registro (Cecon-adjunta)
Rua Coronel Antônio Jeremias Muniz Jr., 272, Centro - CEP: 11900-000
REGISTRO_VARA01_SEC@TRF3.JUS.BR  



Ribeirão Preto
Rua Afonso Taranto, 455, 2.º andar, Nova Ribeirânia - CEP: 14096-740
RIBEIR-SAPC@trf3.jus.br



Santo André
Avenida Pereira Barreto, 1.299, térreo, Vila Apiaí - CEP 09190-610
SANDRE-SAPC@trf3.jus.br



Santos
Praça Barão do Rio Branco, 30, 3.º andar, Centro - CEP: 11010-040
SANTOS-SAPC@trf3.jus.br



São Bernardo do Campo
Av. Senador Vergueiro, 3.575, Rudge Ramos - CEP: 09601-000
SBCAMP-SAPC@trf3.jus.br



São Carlos
Av. Dr. Teixeira de Barros, 741, 1.º andar, Vila Prado - CEP: 13574-033
SCARLO-SAPC@trf3.jus.br



São José do Rio Preto
Rua dos Radialistas Riopretenses, 1.000, 1.º andar, Chácara Municipal - CEP: 15090-070
SJRPRE-SAPC@trf3.jus.br



São José dos Campos
Rua Dr. Tertuliano Delphim Junior, 522, 1.º andar, CEP: 12246-001
SJCAMP-SAPC@trf3.jus.br



São Paulo – Capital (NUAC)
Praça da República, 299, 1.º andar, Centro - CEP: 01045-001
ADMSP-NUAC@trf3.jus.br



São Vicente
Rua Benjamin Constant, n.º 415 - Centro - CEP 11310-500
SVICEN-SAPC@trf3.jus.br



Sorocaba
Av. Antonio Carlos Comitre, 295, Parque Campolim, Sorocaba/SP, CEP 18047-620
soroca-sapc@trf3.jus.br



Taubaté
Rua Francisco Eugênio de Tolêdo, 236, Centro - CEP: 12050-010
TAUBAT-SAPC@trf3.jus.br



Especialista conta como é possível reduzir gasto em condomínio

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Eliminar gastos com folhas de pagamento é uma das principais dicas para equilibrar as finanças e reduzir o gasto mensal



Trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de led que são mais econômicas, investir em sensores de presença, ajustar os elevadores para se movimentarem de acordo com a demanda, reaproveitar a água da chuva e  também a chamada ‘água cinza’ - de reúso - para higienizar os pisos das áreas externas, banheiros das áreas comuns e lixeiras. Estas são boas opções de práticas para condomínios que estão com as finanças no vermelho ou para aqueles que tentam reduzir o valor repassado mensalmente para os moradores. No entanto, as folhas de pagamento dos funcionários são, geralmente, os gastos mais altos e os recursos destinados chegam, quase sempre, a consumir até 50% do valor arrecadado.

“Os custos de condomínios estão ficando cada vez mais elevados e a inadimplência aumentando significativamente. Sem falar dos efeitos da recessão no mercado imobiliário que prejudica a comercialização dos imóveis com condomínios altos”, explica Leandro Martins, diretor-executivo da Peter Graber, empresa de segurança condominial. O executivo explica que, nestes casos, não restam muitas alternativas e os síndicos precisam optar pela redução de custos. Segundo ele, a portaria remota ou digital, como também é conhecida, é uma saída para equilibrar as finanças. 

Para Martins, o serviço digital é uma tendência em território nacional. “Com a portaria digital, tudo é feito remotamente.  O visitante ou prestador de serviço toca o interfone e um dos controladores de acesso da nossa central, que funciona 24h, atende a chamada, entra em contato com o morador e libera ou não a entrada. Com isso é possível reduzir em até 60% o valor da cota condominial”, explica. “Além disso, prédios ou conjuntos de casas que optam pelo sistema ficam ainda mais seguros. O monitoramento e as rondas virtuais funcionam durante dia e noite, sem parar e, em caso de necessidade a polícia é acionada diretamente e dá prioridade para o caso, já que fornecemos imagens para comprovar a emergência”, finaliza.

No Brasil, mais de 3 mil condomínios  já possuem a portaria remota  – 1% do total de prédios, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). O percentual pode até parecer baixo, mas é crescente, a estimativa da associação é de um aumento de 150% na implantação de portarias remotas no Brasil, até o final do ano.




Peter Graber

Corte do seu orçamento hábitos que podem estar levando seu dinheiro embora


IBPT aponta 10 hábitos que podem ser cortados para não comprometer a sua renda


É notório. Certos hábitos de consumo são armadilhas para quem pretende economizar. “São as compras no cartão de crédito, que vão virando uma bola de neve, a saidinha semanal com os amigos, depois do expediente... Esses e outros hábitos ajudam a sabotar o orçamento”, diz o presidente executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike.

Recentemente, o IBPT lançou o aplicativo Citizen. “Nosso App funciona como um auxiliar do consumidor em seus hábitos de consumo. Ao cadastrar as notas fiscais de suas compras no aplicativo, o usuário fica sabendo quanto do valor pago foi abocanhado pelos tributos. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação pessoal do usuário”, conta Olenike.

Disponível nas plataformas Android e iOS, após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. No Citizen é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

O IBPT identificou 10 hábitos que contribuem para que seu bolso fique vazio antes do mês terminar. São eles:


- Saidinha semanal com os amigos

Nada contra! Depois de uma semana estressante, você tem sim o direito de aproveitar com os amigos. Mas aproveitar contando os trocados não é diversão. Então, que tal trocar a saidinha semanal por uma saída por mês?


- Fuja dos congelados

Sim, essas refeições são uma “mão na roda”, mas você já parou pra pensar no que está embutido nesse custo? “Toda vez que compramos algo pré-cozido ou congelado, diferente do produto in natura, estamos pagando não só pelos ingredientes que compõem o prato, mas também pelo serviço da pessoa que nos promoveu tal comodidade”, afirma Olenike.


- Compras por impulso

Tá aí um dos maiores erros cometidos pela maioria das pessoas. As compras por impulso são responsáveis pela maioria dos arrependimentos dos consumidores, porque geralmente o item adquirido fica lá, num canto qualquer, e o dinheiro... Bem, esse já era.


- Empurrar as contas para o mês seguinte

Muitas vezes, você está com o dinheiro contadinho para as contas do mês e ainda tem uma “gordurinha” pra queimar, mas caiu em tentação e pensou: ‘Ah, mas essa conta de luz pode esperar para o mês que vem. Não vão me cortar a energia!’

A energia pode até não ser cortada, mas lembre-se, a próxima fatura virá com juros e se acumulará a do mês seguinte. Vale a pena?


- Parcelamento da fatura do cartão de crédito

É um looping infinito. “O pagamento mínimo e o parcelamento da fatura do cartão de crédito são dois hábitos que comprometem a renda do cidadão. Ao pagar o mínimo, aquele valor restante soma-se ao da fatura do mês seguinte e aos juros. No outro mês, você opta por parcelar, parcela essa que se acumula à próxima fatura, e sair desse buraco negro de dívida leva tempo, pois os juros do cartão de crédito são muito altos; torna-se um caminho sem volta”, revela Olenike.


- Assinatura de TV a cabo

Ok, sem radicalismos, mas você já parou pra pensar em quanto tempo você realmente passa dentro de casa? Sai cedo para o trabalho, muitas vezes emenda na faculdade à noite, e qual tempo sobra para assistir à programação da TV por assinatura? Atualmente, com a internet cada vez mais veloz, opções não faltam para assistir àquele filme ou programa que você gosta. Experimente!


- Telefonia celular

Se o seu celular é o seu melhor amigo de trabalho, a gente entende. Mas será que você está realmente consumindo pelo menos metade daquilo a que seu pacote dá direito? Verifique a possibilidade de substituir seu pacote por outro, ou quem sabe, trocar de operadora por uma que ofereça planos e vantagens melhores.


- Salão de beleza

Não precisa ser tão xiita, mas salão de beleza toda semana é para quem tem dinheiro sobrando, e não pra quem deseja economizar ou está com a grana curta. Considere investir em um bom creme e fazer a hidratação dos cabelos em casa, ou então, arrisque naquele esmalte lindo e faça as unhas você mesma! A internet está repleta de tutoriais que ensinam até mesmo as pessoas mais descoordenadas a fazerem as suas unhas.


- Almoçar fora todo dia

Essa é uma daquelas arapucas que a gente não consegue fugir. Os colegas de trabalho convidam e você não consegue negar o convite. E no final do mês, fica tentando “esticar” o dinheiro. Opte por levar a própria marmita para o trabalho. Por que não? Dessa forma, você evita os gastos extras, além de se alimentar de maneira saudável.


- Pare de colecionar

Se você é daquelas pessoas que possuem diversos itens iguais, várias peças de vestuário semelhantes no guarda-roupas, está na hora de fazer um dinheirinho extra com aquilo que não usa e, quem sabe, encontrar uma outra peça para chamar de sua em um brechó. Pense nisso!




Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT
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