Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Ego e falta de influências positivas atrapalham boas tomadas de decisão

 Segundo Alan Nicolas, especialista em IA para negócios, estar inserido em um ambiente que facilita o progresso pode auxiliar a ser mais assertivo em suas escolhas


A habilidade de tomar boas decisões é uma das competências mais valiosas que alguém pode desenvolver. Seja na vida pessoal ou profissional, escolhas corretas podem levar ao sucesso e à realização, enquanto as equivocadas podem resultar em fracasso e arrependimento. 

De acordo com Alan Nicolas, referência no mercado digital e especialista em IA para negócios, a diferença entre a vida atual e a desejada está na qualidade das decisões tomadas. “Essa premissa ajuda a compreender como atingir objetivos e transformar a realidade pessoal e profissional. Decisões acertadas permitiram-me, por exemplo, mudar de um bairro pobre e violento para um dos melhores condomínios de uma cidade extremamente segura”, relata. 

O especialista afirma que esse mesmo poder de decisão, possibilitou que ele saísse de um negócio em crise para criar uma das maiores empresas de marketing digital do Brasil. “Com isso, pude me destacar e estabelecer amizades com figuras conhecidas e admiradas, expandindo minha rede de contatos para um novo patamar”, pontua.

A habilidade de tomar boas decisões é um dos maiores presentes que um empreendedor pode receber. “Alcançar a riqueza, viver a verdadeira essência ou simplesmente ter paz está diretamente relacionado a essa habilidade essencial. O trabalho árduo, por si só, não garante riqueza, a genialidade não surge apenas de tentativas incessantes, e a paz não é resultado apenas de retiros de meditação”, declara.


As consequências de más decisões

A Blockbuster, por exemplo, dominou o mercado de locação de vídeos entre as décadas de 1980 e 1990, valia 5 bilhões de dólares em 2022, mas se recusou a investir no streaming, alegando que as pessoas preferiam ir  até as lojas físicas. “Com essa decisão, a rede rejeitou a oferta de comprar a Netflix por 50 milhões e, em 2010, faliu, enquanto a Netflix alcançou um valor de mercado de 295 bilhões de dólares em 2021”, revela.

Para Alan Nicolas, decisões ruins trazem consequências inevitáveis, seja pela Lei de Ação e Reação, Lei da Compensação, Lei do Retorno ou outras leis universais. “Por mais que muitos não acreditem, filósofos, matemáticos, religiosos e cientistas, ao longo dos séculos, comprovaram essas leis”, afirma. 

Segundo o especialista, a história está repleta de exemplos de más decisões influenciadas pelo ego. “Napoleão Bonaparte, frequentemente representado montado em um cavalo branco, é um exemplo clássico. Sua ambição excessiva e incapacidade de saber quando parar, o levaram a erros estratégicos, como a invasão da Rússia em 1812, que resultou em uma derrota desastrosa”, declara.

Napoleão liderou um exército de mais de 600 mil soldados, mas perdeu 80% de suas tropas devido ao clima rigoroso e à tática de terra arrasada dos russos.


O caminho para decisões mais acertadas

Entender o caminho a não ser seguido, muitas vezes, é suficiente para chegar onde se deseja. “Exemplos práticos, como jogar Bomberman, demonstram que, às vezes, ficar parado é a melhor estratégia. Um dos meus colaboradores ganhou uma partida ao deixar o controle parado, mostrando que evitar erros pode ser mais eficaz do que tomar ações precipitadas”, relata.

Nas mentorias oferecidas por Alan Nicolas, eventualmente, alguns empresários o procuram em busca de conselhos para tomar melhores decisões. “Meu trabalho consiste em identificar o que eles não devem ou o que não deveriam estar fazendo e, às vezes, o que deveriam fazer. Esses conselhos já salvaram algumas empresas da falência e as ajudaram a faturar muito mais, simplesmente por entender o que evitar”, pontua.

Muitos empresários, quando querem evoluir, buscam a criação de novas ideias, produtos ou serviços. Para o mentor, no entanto, as melhores decisões muitas vezes são contra-intuitivas. “Steve Jobs é um grande exemplo disso. Ele acreditou em uma ideia extremamente contra-intuitiva para a sua época: que cada pessoa teria um computador pessoal. Isso foi nos anos 1970. Seria como imaginar hoje que daqui 20 anos, todos terão acesso a uma inteligência artificial conectada diretamente aos seus cérebros, trazendo informações em tempo real e maximizando nossa comunicação”, afirma.

Em 1985, Jobs foi expulso de sua própria empresa, mas 11 anos depois, sem Jobs, a Apple estava à beira da falência. “A empresa estava perdendo mercado para a Microsoft e seus novos lançamentos estavam sendo um fracasso. Quando Jobs voltou à Apple em 1996, uma das primeiras coisas que ele fez foi simplificar a linha de produtos. Em 1998, a empresa já estava se recuperando rapidamente, tendo lançado o iMac, que foi um sucesso de vendas”, revela.


Influências nas decisões

Alan Nicolas acredita que o ambiente em que se vive influencia profundamente as decisões. “A mudança de cidade representou 80% do meu sucesso financeiro e pessoal. O ditado ‘você é a média das cinco pessoas com quem mais convive’ ilustra perfeitamente essa influência”, declara.

Para ele, tomar as melhores decisões envolve reflexão e aconselhamento. “Perguntas importantes devem ser feitas antes de qualquer decisão, entendendo se esse próximo movimento está alinhado aos seus objetivos ou é apenas uma escolha impulsiva. Conselhos de múltiplas fontes podem auxiliar na formação de uma decisão mais acertada”, finaliza. 



Alan Nicolas - empresário e referência no mercado digital, ele está redefinindo como pessoas e empresas interagem e se beneficiam da inteligência artificial na vida cotidiana. Sua habilidade em construir e liderar empresas rumo ao sucesso reflete sua visão de que a tecnologia, quando usada corretamente, pode ser uma poderosa alavanca para crescimento pessoal, profissional e financeiro. Fundador da Comunidade Lendár.I.A, um ambiente colaborativo repleto de trocas, conexões e evolução exponencial, Alan criou um espaço onde entusiastas, profissionais e curiosos podem se unir para explorar o universo de possibilidades desse novo momento. Essa comunidade não é apenas um fórum para discussão; é um ecossistema onde a aprendizagem e a inovação ocorrem de maneira orgânica e contínua.
Para mais informações, visite o canal no Youtube, Instagram ou X.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados