Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Abralimp orienta população sobre limpeza adequada em áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Freepik
 Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional destaca a importância da higienização correta e uso de EPIs na limpeza para evitar doenças e contaminações em residências atingidas 


Após semanas de intensas chuvas e alagamentos que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, muitas famílias estão retornando às suas casas que ficaram submersas pela água. Diante desse cenário, a Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp) alerta para a importância da realização de uma limpeza eficaz nas residências, a fim de evitar a proliferação de doenças e contaminações.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a limpeza e desinfecção adequadas são fundamentais para prevenir a propagação de vírus, bactérias e fungos, que podem se proliferar em ambientes úmidos. O uso de produtos de limpeza específicos para cada tipo de superfície e a utilização de equipamentos de proteção individual são essenciais para garantir a eficácia do processo e proteger as pessoas que estão cuidando da limpeza. 

A Abralimp recomenda que, ao retornar para suas casas, as pessoas sigam algumas dicas importantes para a limpeza:

  1. Descarte de objetos e alimentos danificados pela água: jogue fora alimentos, roupas, utensílios e outros objetos que ficaram em contato com a água suja, pois podem estar contaminados por bactérias e fungos.
     
  2. Escolha um cômodo para iniciar a higienização, isso ajudará a acomodar móveis e utensílios que estão em bom estado.
     
  3. Sequência da higienização: da superfície mais alta para a mais baixa. Teto e piso, sempre do fundo em direção à porta.
     
  4. Limpeza pesada: utilize produtos de limpeza específicos, como detergente para limpar paredes, pisos, móveis e demais superfícies que foram atingidas pela enchente e, posteriormente, desinfetar utilizando desinfetante de uso geral.
     
  5. Ventilação: mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar e a secagem mais rápida dos ambientes.
     
  6. Proteção adequada: utilize luvas, máscaras e botas para se proteger durante o processo de limpeza, evitando o contato direto com substâncias nocivas.

A Abralimp ressalta a importância de seguir essas orientações para garantir a segurança e a saúde das pessoas que estão lidando com os impactos das enchentes. Além disso, associados da entidade estão doando produtos, equipamentos de limpeza e EPIs para as vítimas.



Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – Abralimp
Abralimp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados