Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Soroterapia é uma ilusão? Conheça a verdade por trás do ‘soro da beleza'

A soroterapia, conhecida também como terapia injetável, vem ganhando destaque como um método promissor para a administração de nutrientes, medicamentos e outras substâncias diretamente na corrente sanguínea. Promete eficácia em tratar uma gama de condições de saúde, desde a melhoria do bem-estar geral até o tratamento de doenças específicas. Contudo, com a crescente popularidade, surgem preocupações importantes sobre os riscos associados e as práticas inadequadas no seu oferecimento.

 

Benefícios clínicos das terapias injetáveis

A médica, Dra. Renata Domingues de Nóbrega, explica que a terapia injetável promete uma série de benefícios clínicos. A aplicação científica da terapia injetável foca em necessidades médicas concretas, especialmente em pacientes que enfrentam desafios significativos na absorção de nutrientes devido a condições particulares de saúde. Isso baseia-se na eficiência da via de administração, que permite uma absorção mais rápida e completa dos nutrientes e medicamentos, comparada à oral.
 

Pós-bariátrico e obesidade

Pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, ou que enfrentam obesidade severa, muitas vezes sofrem de desequilíbrios intestinais como a disbiose, que pode comprometer a absorção de nutrientes essenciais. A terapia injetável serve como um método para contornar essas dificuldades, fornecendo vitaminas, minerais e outros nutrientes diretamente na corrente sanguínea, facilitando assim a nutrição adequada.
 

Doenças disabsortivas e inflamatórias intestinais

Indivíduos diagnosticados com doenças que afetam a capacidade do intestino de absorver nutrientes, como doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Colite Ulcerativa), podem se beneficiar significativamente da terapia injetável. Esta abordagem permite que os pacientes recebam os nutrientes necessários para manter sua saúde, minimizando os efeitos adversos da má absorção.
 

Sarcopenia

A sarcopenia, caracterizada pela perda progressiva de massa muscular e força, é uma condição que pode afetar adversamente a qualidade de vida. A soroterapia com aminoácidos pode ser uma indicação pertinente para ajudar a diminuir esses efeitos, oferecendo suporte ao metabolismo muscular e promovendo a manutenção ou recuperação da massa muscular.
 

Oncologia

Pacientes oncológicos, seja durante ou após o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, enfrentam desafios nutricionais significativos. As terapias injetáveis podem desempenhar um papel vital na manutenção da nutrição desses pacientes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, a promover a recuperação e a melhorar a qualidade de vida durante este período desafiador.
 

Riscos Associados

Apesar dos benefícios, as terapias injetáveis não estão isentas de riscos. Complicações potenciais incluem infecções, reações alérgicas, e efeitos adversos relacionados à overdose de nutrientes ou interações medicamentosas prejudiciais. A qualidade e a procedência dos produtos utilizados, bem como a competência dos profissionais que realizam o procedimento, são fatores críticos que podem aumentar ou diminuir esses riscos. Por isso, a importância dos exames médicos, procedimentos e cuidados profissionais. 

Cada organismo é único, e o que beneficia um indivíduo pode ser prejudicial a outro. Portanto, a avaliação médica prévia, incluindo exames específicos, é indispensável para determinar a adequação da terapia injetável para o paciente. Esses exames ajudam a identificar possíveis contraindicações e a personalizar o tratamento, minimizando os riscos e maximizando os benefícios. 

“A terapia deve ser executada exclusivamente em clínicas especializadas, sob a supervisão de profissionais de saúde qualificados. Isso inclui a avaliação médica inicial, a escolha dos nutrientes e medicamentos específicos para cada caso, e o monitoramento durante a administração. Profissionais devem possuir registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando aplicável.”. Destaca a Dra. Renata. 

Recentemente, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) emitiu um alerta sobre a prática da terapia injetável. Após fiscalizações, foram encontradas clínicas oferecendo tratamentos sem embasamento científico adequado, além de condições inadequadas de armazenamento dos produtos. Isso ressalta a necessidade de vigilância e regulamentação mais estritas para proteger os pacientes.

“A terapia injetável pode oferecer benefícios significativos para pacientes selecionados. Contudo, é imperativo que o tratamento seja baseado em uma avaliação médica rigorosa, realizada por profissionais qualificados e em ambientes devidamente equipados e regulados. Pacientes e profissionais devem estar cientes de que, enquanto o tratamento possui potencial terapêutico, não é uma solução milagrosa e deve ser abordada com cautela e responsabilidade. A promessa de benefícios clínicos deve ser equilibrada com a compreensão dos riscos e das limitações do tratamento, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente acima de tudo.” Finaliza a Dra. Renata Domingues de Nóbrega.


Dra. Renata Domingues de Nóbrega - CRM 139.421 - Médica especializada em Nutrologia, atua com objetivo no EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL, MANUTENÇÃO DO PESO, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e reposição de micronutrientes que todo organismo necessita, através de protocolos de saúde. A Médica Nutróloga leva também para seus pacientes LONGEVIDADE e conscientização para uma alimentação balanceada.
Instagram: drarenata_domingues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados