Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Dia Mundial da Voz: conheça os 5 cuidados essenciais para ter uma voz sempre saudável

 

Com ações práticas, médico explica como cuidar da saúde da voz no dia a dia e alerta sobre hábitos prejudiciais


Em casa, no trabalho, durante festas e confraternizações, sempre que nos comunicamos oralmente, as cordas vocais entram em ação para produzir a voz. O Dia Mundial da Voz, celebrado nesta terça-feira (16), é uma ação global de conscientização para alertar a população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde vocal. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou 7.790 novos casos de câncer de laringe em 2022, doença que afeta diretamente a habilidade vocal. Além de problemas de saúde, Danilo Carvalho Guimarães, médico otorrinolaringologista do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, alerta que hábitos rotineiros simples, como a ingestão de água, podem impactar a voz. “A hidratação e ingestão de água por via oral é comprovadamente importante para preservação de uma boa qualidade vocal. Além de benefícios sobre a vibração das pregas vocais e qualidade vocal, ainda reduz o atrito das pregas vocais com  um muco menos denso durante a fonação. As pausas para ingestão de água evitam o abuso contínuo e a ocorrência do pigarro por ressecamento”, explica.

 

Quais ações do dia a dia podem prejudicar a voz?

Cuidar da saúde vocal requer atitudes básicas, mas o fato de situações comuns, que acontecem repetidamente ao longo dos dias, gerarem desgaste nas cordas vocais, torna ainda mais importante estar alerta para o assunto. De acordo com Danilo, estes seis hábitos podem fragilizar a saúde da voz: 

1.   Tossir frequentemente;

2.   Pigarrear;

3.   Falar muito rápido, alto, forte ou gritar;

4.   Falar sussurrando, sem respirar ou enquanto inspira;

5.   Viver em ambientes familiares ou trabalhar em locais muito ruidosos;

6.   Fumar ou viver em ambiente de fumantes.

 

No Brasil, o uso de cigarro eletrônico cresceu 600% nos últimos seis anos e, segundo o Ipec, instituto de pesquisas, o país tem quase três milhões de adultos usuários do item. No entanto, Danilo alerta que “para cuidar da saúde da voz, é preciso evitar hábitos como o uso recorrente de vapes, tabaco, narguilé e também o uso recreativo de maconha”. O otorrinolaringologista ainda aponta que a “ingestão de bebidas alcoólicas ou bebidas muito quentes” também pode ocasionar problemas vocais.

 

Quais doenças podem afetar a saúde da voz?


“É importante acompanhar com profissionais da saúde e buscar tratamento sempre que apresentar qualquer alteração ou sintoma vocal”, aconselha Guimarães. Isso porque doenças respiratórias simples como rinites, resfriados, gripes, laringites inflamatórias são problemas que fragilizam a voz.

 

Além do câncer laríngeo e de doenças infecciosas da laringe, o médico destaca que problemas gástricos como o refluxo gastroesofágico e doenças tireoidianas precisam de acompanhamento considerando também o impacto na saúde vocal, pois são potencialmente nocivos. 

 

5 passos básicos para cuidar da voz


Neste Dia Mundial da Voz, confira os cuidados básicos indicados pelo otorrinolaringologista para proteger sua saúde vocal:

 

1. Evite gritar, falar alto, pigarrear ou falar sem pausas;

2. Beba pelo menos dois litros de água diariamente para prevenir lesões das pregas vocais;

3. Tenha cuidado com a ingestão recorrente de bebidas alcoólicas; 

4. Alimente-se bem e evite alimentos que causam azia ou má digestão;

5. Não se automedique. Diante de uma dor de garganta ou falha na voz, procure um profissional da saúde, como um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, para averiguar o que está acontecendo.

 

Cartão de TODOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados