Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Museus interativos redefinem a experiência de aprendizado


Os museus têm evoluído constantemente e estão buscando formas inovadoras de atrair as pessoas e tornar a visita do público mais dinâmica. Uma tendência crescente é a adoção de tecnologias interativas, que não apenas informam, mas também envolvem os visitantes. Um exemplo dessa abordagem é o World of Wine (WOW), que utiliza artimanhas tecnológicas para proporcionar uma imersão única em seus museus. 

 

Desvendando a cortiça: uma experiência interativa no museu Planet Cork 

 

No Planet Cork, as pessoas mergulham na história da cortiça através de telas e atividades interativas repletas de informações detalhadas, desde descobrir o próprio peso em rolhas até criar uma rolha personalizada em menos de um minuto. Além disso, uma experiência inusitada permite aos visitantes desfilar em uma passarela e se ver na tela, como verdadeiros modelos internacionais. Um painel acompanha a história da cortiça contada por um tradicional homem português, enquanto diversas atividades que exploram os sentidos estão à espera do público. 


Crédito: World of Wine

 

Embarque em uma viagem sensorial no Wine Experience 

O Wine Experience, outro museu do WOW, não fica para trás em termos de interatividade e tecnologia. Painéis informativos e vídeos detalhados contam a história do vinho de maneira envolvente. Os visitantes podem interagir com a raiz de uma videira, descobrindo informações surpreendentes com um simples toque de mão na parede. 

 

Elementos de gamificação, como quizzes sobre tipos de uvas, tornam o aprendizado divertido, enquanto uma réplica de vila explora a diversidade das 14 regiões vinícolas de Portugal. Uma sala de cinema oferece vídeos imersivos e há muitas atividades que exploram os sentidos, como a percepção do sabor com nariz tampado que proporcionam curiosas experiências sensoriais. Outra ação interessante é participar de um jogo onde você será desafiado a sentir um determinado cheiro e deverá tentar adivinhar qual é o aroma. 


Crédito: World of Wine

 

Encante-se e divirta-se com o mundo do vinho rosé no Pink Palace 

No Pink Palace, a criatividade é explorada ao máximo no museu dedicado ao vinho rosé. A visita conta com uma degustação em que o visitante ganha uma pulseira com pins e cada um pode ser trocado por uma prova de vinho. Vídeos explicativos, piscina de bolinhas cor de rosa e cenários instagramáveis fazem deste museu uma verdadeira experiência sensorial. 

 

Além disso, o local é repleto de interações, divertidas como uma garrafa gigante onde os visitantes se "transformam" no próprio vinho rosé para fotos memoráveis e uma gangorra em forma da ponte D. Luis (que liga Vila Nova de Gaia à cidade do Porto) que proporciona muitas oportunidades fotográficas. 


Crédito: World of Wine

Em todos esses museus, a tecnologia é aliada do aprendizado, proporcionando uma jornada única pelo universo do vinho. Com atividades interativas, vídeos informativos e experiências que aguçam todos os sentidos, os museus do WOW conquistam não apenas os entusiastas do vinho, mas também aqueles em busca de uma visita cultural e divertida. Afinal, aprender pode ser tão empolgante quanto se divertir.  



WOW - World of Wine - um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.

O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.

https://wow.pt/pt

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados