Para a boa gestão financeira de um estabelecimento
de qualquer natureza, controlar e gerir processos de conciliação de pagamentos
são essenciais para garantir que seus recebíveis em cartões estejam de acordo
com as taxas contratadas e com suas vendas. E para executar bem esta tarefa,
contar com uma plataforma de conciliação é imprescindível.
Algumas empresas encontram dificuldades na
conciliação e na conferência de seus recebíveis. Uma operação em cartão, por
exemplo, possui variantes que afetam diretamente no resultado líquido, tais
como taxas diferenciadas para operações de débito, crédito à vista, crédito
parcelado, antecipações, chargebacks, e ainda se tornam mais complexas nos
casos em que estas taxas também variam de acordo com a bandeira da qual o recebimento
foi realizado.
Acompanhe algumas dicas que destacamos para
auxiliar na hora da escolha automatizada:
Usabilidade
Uma plataforma intuitiva e fácil de usar facilita
na hora da análise e tomada de decisão
Quantidade de Operadoras
Quanto mais operadoras existirem na plataforma,
mais completa será sua análise e consolidação de movimentos a serem
conciliados. Lembre-se que a cada dia que passa, surgem novas formas de captura
de pagamentos.
Credibilidade
O processo de conciliação não é simples. É de
extrema importância que a plataforma consolide e concilie corretamente seus
movimentos, caso contrário seu problema será maior ainda. Existem diversos
eventos envolvidos em uma conciliação e devem ser previstos no processo, tais
como: chargeback, cancelamentos, estornos, antecipações;
Acessibilidade
Escolher uma solução que esteja disponível em
diversas plataformas é essencial para sua gestão. Possuir uma plataforma mobile
com diversos gráficos e informações, permitirá sua consulta e gestão à
distância;
Apoio ao Cliente
O suporte precisa ser rápido e eficiente, afinal
ninguém quer perder dinheiro. A indisponibilidade do sistema ou a falta de
suporte, pode resultar em perdas financeiras e impacto direto em seu negócio.
Verifique quais as formas disponíveis de atendimento.
Informação Online - Inteligência aplicada na Gestão
Informações mais completas auxiliam na tomada de
decisão quando são em tempo real. A inteligência aplicada na Gestão
significa automatizar processos e rotinas complexas de forma clara e transparente,
trazendo mais eficiência e agilidade ao negócio. É fundamental que a
automatização seja completa, exata e em tempo real.
Gostou dessas dicas, mas quer saber mais sobre como
controlar as suas vendas com cartões de crédito, débito e vouchers. Acesse o
site da Joinkey, um app gratuito que resolve seu problema de conciliação de
pagamentos em tempo real, e ainda disponibiliza uma consultoria online voltada
ao segmento de maquininhas.
Claudio Dias - formado em
Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGV, acumula mais de 30 anos de experiência na área de
tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay e é Cofundador na Joinkey ao lado
de Rafael Moris, CIO e Cofundador
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