Neste ano, o Dia do Comerciante, 16 de julho, será
celebrado sob o enfrentamento de uma pandemia que trouxe impactos negativos nas
finanças, baixa receita e desequilíbrio no caixa das empresas, além dos
inúmeros desafios para se manter a produtividade, a motivação e saúde das
equipes. Segundo o professor da IBE Conveniada FGV especialista em Gestão
Financeira, Controladoria e Auditoria, Marlon Ramos, ainda não há para o setor,
em momento pós-Covid-19, base científica e análise de dados que projetam
números sólidos e factíveis para o futuro, mas “há consenso entre
economistas no Brasil e no mundo, de que a recuperação é certa, contudo,
lenta”.
O professor destaca que nas condições atuais, os
comerciantes precisam trabalhar os medos, angústias e incertezas para tomar
decisões assertivas em momentos como esse, onde o nível de acertos deve ser o
maior possível. Para ele, a hora é de se reinventar e entender os novos hábitos
de consumo dos clientes, buscar novas maneiras de se fazer o que se faz hoje, e
até mesmo repensar os modelos de negócios.
“É fato que ainda sabemos muito pouco sobre o que
está por vir. Há inúmeras incertezas e uma delas é o que ainda teremos pela
frente. Com a flexibilização do isolamento social, os clientes começam a
retomar o consumo, mesmo que de uma forma mais comedida e equilibrada. Há uma
demanda represada, não sabemos o tamanho, mas pouco a pouco será conhecida”,
explica Marlon Ramos.
Para os comerciantes que puderam continuar
exercendo as atividades durante pandemia, o professor aconselha que
seja redobrada a atenção com a saúde da equipe e que eles sigam as
recomendações corretamente. Ele ressalta que nesse momento, os lucros não devem
ser o mais importante, mas que é necessário identificar o ponto de equilíbrio
das empresas, focar na gestão de caixa, no controle dos custos e das despesas
fixas e variáveis.
“Esses comerciantes devem investir em boas
promoções, tanto nas vendas como nas compras, além de buscar recursos
financeiros ao menor custo possível. Agarre as oportunidades geradas em
momentos de crise. Faça o seu melhor”, aconselha o professor.
Já para os empresários que não puderam permanecer
com o estabelecimento aberto durante a pandemia, o
professor indica a elaboração de novas estratégias de comunicação com o
público alvo, utilizando a tecnologia e os recursos digitais em favor da
empresa, criando um ambiente colaborativo.
Reorganizar e reestruturar as dívidas, aproveitar
para revisar e implementar os Planos de Contingência, além de construir
cenários de médio e longo prazo, são outras dicas do especialista para os
empresários que ainda aguardam as novas fases de flexibilização para a
reabertura do comércio.
“Não existe uma fórmula mágica para enfrentar esse
momento. A inovação, a criatividade, colaboração e muito trabalho, são as
chaves para que esses empresários passem pela crise mais fortes e vencedores. É
hora de se preparar para a retomada”, indica o professor.
Entre as alternativas para passar por esse
período com mais facilidade, ele indica buscar apoio com especialistas e
mentores, por exemplo.
“Fato é que o mundo vai mudar e todos, sociedade e
organizações, precisam se preparar, se adaptar e mudar suas visões para uma
nova realidade que surgirá. Para esse Dia do Comerciante, o grande aprendizado
é olhar para o futuro da empresa, por isso, mantenham-se confiantes e sejam
resilientes”, finaliza o especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário