Pesquisar no Blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Cartilha traz dicas práticas para prevenir e agir nos principais casos de traumas em crianças


O material, com 11 páginas, foi elaborado pela SBAIT e está disponível para download gratuito


A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado à Criança), em parceria com o CoBraLT (Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma), está lançando uma cartilha sobre prevenção e cuidados para os casos de trauma mais comuns na infância. Com o tema “Prevenção de Traumas em Crianças – Você precisa saber evitar”, o material, que pode ser baixado gratuitamente pelo site da sociedade, traz várias dicas práticas de prevenção e de como agir em casos de acidentes.

“Nós sabemos que o Dia das Crianças é uma data festiva, que elas querem ganhar presentes, mas o maior presente que o adulto pode dar a elas são atenção e cuidado. Cabe a nós, garantir a segurança dos pequenos em todas as situações”, explica o presidente da SBAIT, o cirurgião do Trauma Tércio de Campos. Todo ano, cerca de 3,6 mil crianças morrem no Brasil vítimas de Trauma e outras 111 mil são hospitalizadas. “Isso mostra que estamos sendo negligentes em muitas situações”, destaca o médico.

Bem didática, a cartilha aborda assuntos como traumas no trânsito, afogamento, ferimentos e engasgos. Para cada item, são dadas dicas de prevenção e instruções de como agir, caso ocorra algum problema. Além disso, a cartilha também explica como fazer a RCP (Reanimação Cardiopulmonar), para casos graves de afogamento, e também a Manobra de Heimlich, para os casos em que as crianças se engasgam.

“Praticamente todos esses traumas que registramos hoje no Brasil poderiam ser evitados com prevenção. São cuidados simples, que damos na cartilha. Mas, caso venha a ocorrer algum acidente, é importante saber agir. Os primeiros-socorros, em muitos casos, pode ser a diferença entre viver, morrer ou viver com sequela. É muito, mas muito importante que o leigo saiba o que fazer até a chegada de uma esquipe médica”, reforça Campos.

“Precisamos parar de pensar que nunca vai acontecer com a gente. Acontece sim. E todos os dias. E é muito triste para os pais saber que seu filho morreu ou ficou sequelado por um descuido seu. Nós vemos, diariamente, famílias sendo destruídas por pequenos descuidos. No fim, o principal recado que queremos dar é que a criança precisa de proteção. Ela não tem consciência de que pode morrer afogada em uma banheira ou de que a queda de uma janela alta pode trazer sérias consequências. Somos nós, adultos, que precisamos estar sempre atentos e, além disso, orientá-la para que, com o tempo, ela saiba se cuidar”, comenta o presidente da SBAIT.

Além de disponibilizar a cartilha para download, as dicas dela também serão utilizadas na campanha Salvando Vidas, desenvolvida pelo CoBraLT. “Durante todo o mês de outubro, membros da Liga do Trauma de todo o País vão desenvolver ações de conscientização sobre esses temas. É uma maneira de atingir um número cada vez maior de pessoas, ampliando o acesso a informações sobre prevenção e sobre como agir em casos de Trauma”, explica o coordenador do Comitê das Ligas do Trauma da SBAIT, o cirurgião do Trauma Thiago Calderan.

A cartilha, com 11 páginas, pode ser baixada no site www.sbait.org.br, na seção Publicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados