Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Fontes limpas registram queda de competitividade no mercado livre de energia


Estudo da FDR aponta que Tocantins, Pará, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro são os estados mais propícios para a migração de consumidores especiais


A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de concluir o Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia do mês de agosto. De acordo com o levantamento, Tocantins continua na liderança do ranking com a nota “0,592”.

Na segunda posição, permanece o Pará, com “0,582”, seguido por Espírito Santo, com “0,570”. Na quarta posição ficaram os estados de Goiás e Rio de Janeiro, com “0,568” e, em quinto, o Amazonas, com “0,566”.  Por último, permanece o Amapá, com nota “0,353”, que indica baixa atratividade.

O estudo aponta a queda da competitividade das fontes limpas no mercado livre de energia brasileiro, com a média de “0,507”, no comparativo com julho, que registrou “0,516”.

 “A escassez de chuva e a baixa oferta de energia incentivada minam a atratividade do Ambiente de Comercialização Livre”, explica Erick Azevedo, sócio diretor da FDR Energia e coordenador do estudo. O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade.

No Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia, pode-se considerar que valores abaixo de 0,4 são tidos como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6 como viabilidade moderada, entre 0,6 e 0,8, de boa viabilidade e acima de 0,8, com alta viabilidade.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro.


VEJA O RANKING COMPLETO DO MÊS DE AGOSTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados