Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

Fórmula Academia dá dicas para não perder o ritmo da malhação no inverno e iniciar o projeto verão


Não dá para negar que durante o inverno é difícil ter disposição para treinar. É nítido que o clima frio contribui para a diminuição na adesão à atividade física.

 “Além disso, durante esta época do ano, sentimos mais fome, contribuindo para o aumento de peso. Em contrapartida, o corpo precisar manter o equilíbrio da temperatura corporal, já que gastamos mais energia neste período quando comparado às temperaturas mais quentes. Ou seja, manter a regularidade da atividade física nesta época ajuda a deixar o metabolismo mais acelerado, aumentando de maneira significativa o gasto energético”, enfatiza Roberto Alexandre, coordenador fitness da Fórmula Academia, unidade Frei Caneca.

O inverno é o momento perfeito para dar início ao projeto verão. Esta é a hora para descobrir as modalidades que mais agradam, começar uma dieta, adaptar, estabelecer metas, criar uma playlist com as suas músicas prediletas, e estabelecer metas que possam ser alcançadas no longo prazo. “Não vale focar em resultados rápidos para não correr o risco de se frustar e desistir do objetivo. Para garantir resultados satisfatórios é necessário ter foco e força de vontade, ser persistente, ter paciência e ter ao seu lado profissionais gabaritados para auxiliar nesta jornada”, alerta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

Algumas pessoas procuram a fórmula mágica para entrar em forma. Não arrisque a sua saúde com falsas promessas. A união do treino com a dieta garantem os efeitos esperados. Esse é o melhor e o único caminho. Os primeiros resultados serão notados em três meses. “O erro da maioria das pessoas é abandonar a atividade física no início da temporada fria. Todos os benefícios conquistados com muito suor, foco e com muita dedicação são perdidos, por isso, é importante manter os treinos durante o ano inteiro”, destaca Sidnei Rodrigues, coordenador fitness da Fórmula Academia, unidade Brooklin.

Entre os principais benefícios conquistados pela atividade física: disposição, melhora na qualidade do sono e do humor, ganho de massa corporal, controle da pressão arterial, e aumento na concentração de endorfina no corpo, substância que promove o bem-estar e é ótima aliada no tratamento de pessoas com depressão. 

“Vale alertar que ao abandonar a rotina diária de exercícios todos os ganhos com o treinamento físico são perdidos rapidamente e a pessoa retorna ao estágio semelhante de alguém que não pratica atividade física durante o ano. Com apenas um mês parado já sentimos diferença (perda) nas nossas capacidades cardiovasculares e neuromusculares. Porém, a pessoa com experiência prévia terá muito mais facilidade no retorno ao treino em relação a outra que nunca praticou nenhuma atividade física. Além disso, nosso corpo é muito mais eficiente em ganhar calorias do que em perdê-las.  Portanto, o inverno não é um bom período para se interromper o treino”, declara Netto.

Os coordenadores fitness da Fórmula Academia Roberto Alexandre e Sidnei Rodrigues listarem seis dicas para não perder o pique da malhação durante o inverno:

  • Ter metas e objetivos bem definidos no médio e longo prazo, incluindo esse período do ano. Essas metas podem ser tanto estéticas como de desempenho. Por exemplo: perder 3 quilos no mês de julho e agosto ou correr 10 km até o início do ano;
  • Marque uma hora para treinar com um amigo. Além do treino passar mais rápido, será mais divertido. Um motivará o outro para treinar;
  • Os horários mais frios são no início da manhã (6h até 9h) e da noite (a partir das 19h), portanto procure treinar em horários de frio menos intenso. Para quem trabalha perto da academia, treinar na hora do almoço é uma ótima solução;
  • Para aqueles que preferem treinar a noite, uma solução é ir direto do trabalho para a academia. Se a pessoa deixar para passar em casa, comer, fazer outras obrigações para depois ir para a academia, logo acaba desistindo da ideia. Leve uma mochila com roupas esportivas e um lanchinho para comer depois do serviço e antes do treino;
  • Para aqueles que vão treinar somente pela manhã, organize a roupa, lanches e acessórios antes de dormir. Assim você não esquecerá os itens que precisa levar e poderá ficar alguns minutinhos a mais embaixo do edredom;
  • Para aqueles que precisam ser literalmente tirados da cama para praticar atividade física, o personal trainer é a solução. Muitos desses profissionais atendem em domicílio, tornando muito mais cômoda a prática e economizando o tempo dos alunos. O personal trainer em academia também é muito útil. Quando temos um compromisso marcado com alguém e pagamos por isso a chance de não comparecermos é bem menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados