O
castigo mais terrível para qualquer ser humano, conforme Dostoievski, seria a
condenação a uma vida inteira de trabalho “absolutamente desprovido de
utilidade e sentido”. Ele tinha razão ao afirmar que o sentido é importante.
Mas, percebo uma certa confusão dos profissionais ao imaginar o que realmente é
esse “sentido” e como podemos encontrá-lo.
Podemos
identificar os cinco aspectos comuns sobre sentido do trabalho: ganhar dinheiro,
alcançar status, fazer a diferença, seguir nossas paixões e usar nossos
talentos. Claro que essa definição é diferente para cada pessoa. Nesse aspecto
quero abordar a confusão que alguns profissionais fazem na ânsia pela busca
desse sentido.
Independente
de qual seja o objetivo de sua vida profissional, este sentido só será
percebido com o tempo e não imediatamente quando começa a desempenhar uma
determinada tarefa.
Existe
uma diferença entre realizar tarefas e o que compreende o trabalho em si. De
uma forma bem resumida, podemos dizer que a atividade será dividida em partes,
algumas mais importantes que outras, mas todas são necessárias para realização
de um bom trabalho.
Recebo
reclamações recorrentes de profissionais que se acham bons demais para fazer
aquela “pequena” tarefa na empresa. E, em alguns casos, na verdade, realmente
são. Mas, é aí que vem a confusão toda.
Há
profissionais que nas primeiras semanas desistiram e pensaram em mudar de
emprego por achar que não encontraram o tal sentido no trabalho.
Importante
salientar que quanto mais no início de sua carreira estiver, mais atividades
tidas como “pequenas” e de menor importância terá que fazer. A somatória destas
tarefas que comprovarão o quão bom você é. Então, a medida que seus resultados
vão sendo destacados, poderá escolher melhores tarefas para desempenhar. Porém,
isso requer tempo!
Não
estou dizendo que deva ficar estagnado em um emprego que não mais atende a sua
personalidade ou aspiração. Todos nós mudamos, aprendemos e modificamos nossas
prioridades e perspectivas. Isso não significa que tenha chegado a uma
conclusão dessa logo no início deste seu trabalho atual.
Espere
pelo menos um ciclo. Geralmente, um ciclo ocorre de seis meses a um ano na
empresa. Faça toda e qualquer tarefa com excelência. A diferença entre executar
bem uma tarefa e fazer de qualquer jeito (o famoso “meia boca”) te dará quase
que o mesmo trabalho, mas os resultados são completamente diferentes.
Encontrar
sentido no trabalho não significa que não tenha que lidar com tarefas chatas,
insignificantes e pequenas. Pelo contrário. Faça o que tem que ser feito com
excelência e dedicação e dê tempo ao tempo. Essa simples ação já será um bom
começo para encontrar esse tal sentido no trabalho.
Daniela
do Lago - coach de carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da
Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento
Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e escritora. Em 2014
lançou o livro “Despertar Profissional”, pela Editora Integrare, que contém
dicas práticas de comportamento no trabalho