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sexta-feira, 2 de junho de 2017

Como deve ser a higienização dos locais onde gatos e cachorros defecam, em condomínios?



Além de causar incômodo por causa do cheiro desagradável, as fezes abandonadas nos locais compartilhados podem transmitir doenças

Cada vez mais as pessoas estão adotando animais de estimação. Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos domésticos no Brasil. A prática é benéfica, pois proporciona benfeitorias terapêuticas para a saúde dos donos, podendo aliviar a solidão, o estresse e promover a interação social. Porém, dividir a casa e os espaços com o “amigo bicho” exige cuidados com eles – que se tornam praticamente parte da família – e com todos os humanos que convivem direta ou indiretamente com o animal.

Nos condomínios horizontais ou verticais, há ainda maior necessidade de cuidados. Uma delas é cumprir as regras estabelecidas nos estatutos, como evitar que os animais façam muito barulho, destruam móveis dos locais comuns, invadam o espaço privado de outros moradores e incomodem ou ataquem pessoas. Afinal, a maioria das pessoas respeita quem tem animais, porém nem todos gostam ou querem ser chateados por eles.

Uma das maiores polêmicas é a limpeza, já que muitos desses bichos de estimação não foram educados para defecar no local correto e fazem suas necessidades em qualquer lugar. Mas, além dos donos terem que retirar as fezes dos locais - por onde os “melhores amigos” passaram - para não terem que pagar multa, o condomínio precisa dar uma especial atenção na limpeza, para que isso não se torne um risco à saúde dos condôminos ou visitantes.

Além de causar incômodo por causa do cheiro desagradável, as fezes deixadas nos locais compartilhados nos condomínios - como parques, jardins, ruas, calçadas, estacionamentos, salões sociais, elevadores e corredores - podem transmitir doenças. Os especialistas alertam que os dejetos são eliminados com ovos de parasitas, que podem provocar doenças como o bicho geográfico, lombrigas, entre outros males. Com isso, os homens e até mesmo o próprio animal correm riscos com a saúde. As crianças correm ainda mais, pois nem sempre têm noção de higiene e pegam em areia, grama e qualquer coisa ou lugar.

Além da consciência dos donos dos animais, as equipes de higienização dos condomínios precisam estar atentas para eliminarem qualquer tipo de resquício de contaminação. Para isso, a higiene deve ser redobrada para que a limpeza possa reduzir ao máximo a incidência de doenças, já que elimina contágios com ações adequadas, como lavagem e produtos higienizadores apropriados. 

Para locais de grande circulação, como nos condomínios, é recomendável a contratação de serviços profissionais, em que as pessoas encarregadas da limpeza tenham conhecimento sobre a melhor forma de higienização geral – incluindo resquícios de fezes de animais - e qual frequência ideal para o serviço. Para isso, o mais indicado é a contratação de empresas especializadas, que trabalham com a terceirização do serviço e oferecem serviços de limpeza para pequenos, médios e grandes condomínios, tanto residenciais como comerciais. 

Empresas confiáveis possuem funcionários treinados especificamente para este tipo de trabalho, como os auxiliares de limpeza e auxiliares de serviços gerais. Esses profissionais recebem um treinamento com instruções teóricas e práticas sobre atendimento a clientes, postura profissional, cronograma das atividades diárias e programadas, tipos de produtos e suas finalidades e, principalmente, conhecem técnicas de higienização de ambientes. E para garantir o bom resultado, esses profissionais possuem encarregados que fiscalizam se o trabalho está sendo desenvolvendo de acordo com as instruções.

O síndico e os responsáveis pela manutenção do condomínio devem ficar atentos às áreas mais necessitadas de limpeza, porém também é dever de todos os condôminos contribuir com a organização e a higiene, tanto de seus apartamentos quanto das áreas sociais, para que o local esteja limpo e bem apresentável.



  
Amilton Saraiva - especialista em condomínios da GS Terceirização www.gsterceirizacao.com.br




AMPARA Animal e Shopping Market Place realizam evento em prol da adoção de animais



Dia 03 de junho acontece evento que reforça a importância de mudar a realidade de animais abandonados e maltratados


A AMPARA Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados) e o Shopping Market Place realizam em parceria o próximo evento de adoção de cães e gatos, como parte do calendário de ações da ONG que tem como missão transformar a realidade de cães e gatos desamparados no Brasil. O evento será no dia 03 de junho, na área externa do piso térreo do Shopping, das 10h às 17h.

Além de ajudar a disseminar a importância da causa animal, a entidade que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), une forças com o empreendimento para promover a campanha de adoção em prol de animais que estão à espera de um novo lar.

Para adotar um dos 15 cães ou um dos 10 gatos que estarão no local é muito simples: basta apresentar o documento de identidade, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade emitido pela instituição.



Evento de Adoção no Shopping Marketing Place
Data: 03 de junho de 2017
Horário: das 10h às 17h
Local: Shopping Market Place - Área Externa do Piso Térreo, próximo a loja Ludique et Badin 
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - Vila Cordeiro - São Paulo



Linha 4-Amarela recebe doaçõespara Campanha do Agasalho 2017




 As doações para a Campanha do Agasalho do Estado de São Paulo 2017 já podem ser feitas nas sete estações da Linha 4-Amarela de metrô (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, República e Luz).

As caixas coletoras estão instaladas próximas às áreas de bloqueios de cada estação para receber peças de vestuário e cobertores novos ou em boas condições de uso.
A campanha, lançada pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, conta com o curta-metragem de animação “Malu Moletom – uma história para aquecer a todos”.

Para incentivar os mais de 700 mil passageiros a contribuir com doações, a Linha 4-Amarela reforça a campanha com um vídeo em animação 3D veiculado nos monitores dos trens e estações. 

O vídeo que está rodando nos monitores das estações pode ser visto também no site da ViaQuatro – www.viaquatro.com.br.

Informações podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.




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