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quarta-feira, 22 de maio de 2019

Instituto Lado a Lado realiza mobilização nesta quinta-feira, em São Paulo, pelo Mês da Insuficiência Cardíaca


 Ação será no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e contará com uma escultura de 2 metros de altura, além de uma equipe de enfermeiros que prestarão serviços à população



Maio é o mês para lembrar sobre a prevenção da Insuficiência Cardíaca, síndrome que acomete uma em cada cinco pessoas e mata três vezes mais do que os cânceres acançados, como o de intestino e o de mama. Em 2017, ela ocasionou 208.311 internaçoes no Brasil pelo  SUS, sendo que deste total, 50% dos pacientes voltam a ser hospitalizados em até seis meses depois da alta.

Por isso, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza mobilização nesta quinta-feira, 23 de maio, entre 10 e 16 horas, no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, n° 2073. No local, haverá uma escultura de 2 metros de altura, 1,80 metros de largura e 70 centímetros de profundidade, com as letras IC (Insuficiência Cardíaca) em vermelho e cinza, produzidas em aço galvanizado, com pintura automotiva.

“Queremos chamar a atenção do público e estimular que conheçam mais sobre a Insuficiência Cardíaca, conhecida como IC. A ideia das letras, que já tem sido utilizada em diversos países do mundo, com inúmeras mensagens, atrairá a atenção e curiosidade e, ao mesmo tempo, levará informação sobre essa que é uma das principais doenças do coração”, ressalta Denise Blaques, diretora do Instituto Lado a Lado pela Vida. “Convidamos o arquiteto Renato Pavan, que nos ajudou a produzir as letras gigantes, que após o período no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, seguirão para outros locais de grande circulação na Cidade”, complementa Denise.

Haverá uma equipe de enfermeiros disponível no Conjunto Nacional para realizar aferição de pressão e cálculo de IMC, a fim de orientar a população sobre a ida ao médico e para a realização de exames preventivos, sobretudo para detecção de doenças como diabetes, obesidade e pressão alta, consideradas fatores de risco para problemas no coração.

Além disso, haverá a distribuição de folderes informativos sobre a Insuficiência Cardíaca, com informações sobre a síndrome, como ela age no organismo e os principais sintomas. A ação com enfermeiros acontece no dia 23 de maio, mas as letras “IC” e as informações sobre Insuficiência Cardíaca permanecem no Conjunto Nacional até dia 5 de junho. A ação tem apoio da Farmacêutica Novartis.


Sobre a Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca – também chamada de doença do coração fraco - é considerada a via final decorrente de diversas agressões ao coração. Ela é caracterizada  pela incapacidade do coração de bombear  adequadamenre o sangue para o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do organismo. Para suprir essa necessidade, o coração começa a se esforçar e a trabalhar cada vez mais, podendo levar a dilatação do coração , piorando ainda mais o funcionamento cardíaco.

“Trata-se de uma doença séria com origem em diversas causas, sendo as principais delas o infarto e a   pressão alta. Pelo fato dos pacientes não a reconhecerem como uma doença crônica e hesitarem em aderir ao tratamento, ela causa morte súbita ou progressiva pela evolução da doença. Porém, com o poder do compartilhamento de informação e um diagnóstico prematuro é possível reverter e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma Dra. Ariane Macedo, cardiologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.

São diversos fatores que podem levar a pessoa a ter insuficiência cardíaca: hipertensão arterial, doença arterial coronariana (levando ao infarto do miocárdio), dislipidemias e diabetes. Além desses, há os fatores de risco não modificáveis, como idade, sexo e composição genética, e os comportamentais como  tabagismo, alimentação inadequada (altamente calórica e hipoproteica) e inatividade física. Todos esses fatores de risco, em conjunto, expõem a população à IC.

Pela incapacidade do coração em se contrair e/ou relaxar adequadamente, existe um acúmulo progressivo de líquidos  nos pulmões podendo se refletir em intolerância ao exercício, falta de ar ao deitar e   tosse seca. A incapacidade de manter o fluxo de sangue adequado no restante do organismo pode levar a  outros sintomas como fraqueza , astenia, inchaço nas pernas e abdome.

O número de indivíduos que morrem de insuficiência quando chegam ao hospital no Brasil é duas vezes mais alto do que nos Estados Unidos e três vezes mais elevado em relação à Europa. “Infelizmente é frequente que o  paciente só chegue ao médico quando o problema já está avançado o que reduz as chances de sucesso do tratamento”, complementa Dra. Ariane Macedo.

Ela reforça que, com o envelhecimento da população, nos próximos 15 anos, haverá mais 2 milhões de brasileiros com insuficiência cardíaca , uma vez que  a idade é um fator de risco para a doença.





Serviço - Mobilização Insuficiência Cardíaca

Dia 23 de maio, quinta-feira
Das 10 às 16 horas
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073, São Paulo


 Instituto Lado a Lado pela Vida 

Diversão para Pets no Shopping Frei Caneca

Divulgação

 
Brinquedos, dicas veterinárias, degustação e brindes estão entre os destaques da programação


Reforçar a interação entre pets e seus donos em um ambiente especialmente preparado para eles é um dos objetivos do ParCão Pet que será montado no Shopping Frei Caneca. A ação une diversão, vivência e experiências positivas num único local em dois fins de semana consecutivos – Dias 25 e 26 de maio e 01 e 02 de junho, no 6º andar do empreendimento.

Serão 85m² de área para os cães brincarem à vontade. No local, vários brinquedos, rampas e túneis divertem os pets. Além disso, um bate-papo com veterinários sobre alimentação natural, acupuntura, castração e dicas da Dra Recomenda - um projeto criado pela Dra Simone Elias, médica veterinária da Puppy Center - vão esclarecer dúvidas sobre banho e tosa, rações, vacinação, entre outros.

As crianças que visitarem o ParCão vão ganhar pinturas faciais de cachorrinhos. No espaço, empresas parceiras se uniram para distribuir brindes para os visitantes e, nos dias 1 e 2 de junho junta-se ao projeto a Campanha de Adoção de Cães que acontecerá em parceria com a ONG Patinhas Unidas. Serão 15 cachorros em busca de um novo lar.




ParCão Shopping Frei Caneca
Dias: 25, 26/05, 01 e 02/06
Horário: das 11h às 17h
Local: Piso 6
Entrada Gratuita 
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César
Informações: (11) 3472-2075


Shopping Pátio Paulista realiza a terceira edição da Feira de Adoção de Cães



Os animais estarão no empreendimento nos dias 1º e 2 de junho


O Shopping Pátio Paulista promoverá, nos dias 1º e 2 de junho – sábado das 12h às 18h e domingo das 14h às 17h, a terceira edição da Feira de Adoção de cães. O evento gratuito, que acontecerá no Piso Maestro Cardim, contará com a parceria da ONG Adote Um Amicão.

A promoção da feira visa conscientizar a população sobre a posse e adoção responsável. Diversos animais, filhotes e adultos, vítimas de maus-tratos e abandono resgatados pela Adote Um Amicão, estarão à espera de um novo lar e donos dispostos a tratá-los com muito amor e carinho. 

A ONG é uma organização sem fins lucrativos e atualmente mantém cerca de 60 cães no abrigo em Juquitiba, onde vivem em amplos bolsões com água e ração a vontade e brincam durante todo dia, até serem adotados. Os animais são separados por idade e temperamento.

Na Feira de Adoção, os pets estarão castrados, vacinados e vermifugados. Para adotar, os novos tutores precisarão ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação e comprovante de endereço.

Além da Feira, a ONG ainda realizará um bazar para arrecadar fundos para custear o bem-estar dos animais, com ração de qualidade, medicamentos, cuidados e higienização. Os clientes poderão adquirir itens personalizados com tema pet, como pano de prato e avental com desenho de patinhas, camisetas da Amicão, chaveiro, cumbuca, coleiras e roupinhas. O evento será realizado no Piso Maestro Cardim, em frente à Camicado.



Serviço

Feira de Adoção do Shopping Pátio Paulista
Data: Sábado e domingo, 1º e 2 de junho
Horário: Sábado das 12h às 18h e domingo das 14h às 17h
Local: Shopping Pátio Paulista (Rua Treze de Maio, 1947, Bela Vista, São Paulo, Piso Maestro Cardim, em frente à Camicado)
Entrada gratuita




Ancar Ivanhoe

PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom realiza quarta edição do Dia da AdoCÃO no Mooca Plaza


 O maior evento de adoção de cães do país ocorre em São Paulo, no dia 25 de maio, em parceria com a Ampara Animal



PEDIGREE®, marca da Mars Petcare, acredita que todo cachorro merece um lar feliz e, por isso, realiza no dia 25 de maio - Dia Nacional da Adoção - a quarta edição do Dia da AdoCÃO, no Mooca Plaza Shopping, um dos shoppings pet friendly da cidade de São Paulo. O evento, que ocorre em parceria com a AMPARA Animal, é uma iniciativa do Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, que acaba de completar 10 anos no Brasil.

Com o objetivo de mudar a realidade do abandono por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa, além de apoiar os abrigos que resgatam e promovem a adoção consciente e educar a população sobre a posse responsável, essa uma década de existência do programa contabiliza um saldo muito positivo: são mais de 76 mil cães adotados, 13,6 milhões de refeições doadas e cerca de 90 ONGs e Protetores independentes ajudados.

O Brasil tem hoje cerca de 52,2 milhões de cães e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 20 milhões estão abandonados. “Estima-se que de 70% dos cachorros abandonados vivem em abrigos e 90% deles nunca terão um lar para chamar de seu. Ou seja, são números tristes que apontam para uma alarmante situação. Nós, como parte da Mars Petcare, temos como compromisso fazer um mundo melhor para os pets e queremos ajudar a mudar essa realidade. Para isso, acreditamos que educar sobre a posse responsável e incentivar a adoção consciente seja um caminho para concretizarmos esse propósito”, afirma Gabriela Faria, Gerente de Marketing de PEDIGREE® no Brasil.


Atrações

Em um contexto em que discursos de ódio, “fake news” e outros tipos de interações negativas tomam conta da web, no evento PEDIGREE® lança Dog BOTs: uma tecnologia exclusiva, desenvolvida em parceira com a agência AlmapBBDO, para estimular as pessoas a compartilharem o bem na Internet e fora dela também. Dog BOTs transforma os cachorros em verdadeiros BOTs do bem, gerando mensagens positivas e disparando-as automaticamente pelas redes sociais. Composto por um teclado em escala ampliada, cada tecla contém um emoji (símbolo) que expressa uma emoção positiva e é acionado por meio das pisadas dos cães que, brincando, tornam-se emissores do bem.

Além disso, a saúde dos cães ganha espaço importante no evento. Todos os animais adotados poderão passar pela unidade do Hospital Veterinário Pet Care, que estará presente com um time de Médicos-Veterinários conversando com os tutores sobre posse responsável e nutrição, realizando avaliação da saúde bucal e sobrepeso e exame para diagnosticar possíveis verminoses.

Cães e tutores também poderão se divertir no Pet Park, um espaço de lazer e integração ao ar livre, para a diversão de pets e suas famílias, com mais de 2 mil m² de área verde, que inclui um espaço de agility com obstáculos, rampas, túneis, parede de escalada, escadas e bastões.



ONGs participantes e cães para adoção

O Dia da AdoCÃO, em São Paulo, contará com a presença de diversas ONGs ligadas à AMPARA Animal - Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados - como a Bichos do Gueto, Adote um Amicão, Natureza em Forma, Kafofo da Kylvia e Patinhas Unidas. Além disso, o Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom realizará eventos simultâneos ao Dia da AdoCÃO em outras cidades pelo Brasil.

Como parte de um dos pilares do programa, a posse responsável, todos os cães serão adotados já castrados e vacinados. Os interessados em dar um lar para eles, além de passarem por uma entrevista de avaliação de perfil e assinar um termo de adoção, devem apresentar o RG e o comprovante de residência, ser ou estar acompanhado por um maior de 18 anos e realizar uma contribuição para as ONGs. Quem adotar um cãozinho ganhará, além de um melhor amigo, um Kit Adotante com alimentos PEDIGREE® e um vale serviços da Pet Anjo.                                                 




Serviço | Dia da AdoCão PEDIGREE®

Data: 25/05/2019 – Sábado
Horário: 10h às 18h
Local: Estacionamento do Mooca Plaza Shopping (Rua Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Mooca – São Paulo/SP)
Entrada livre e gratuita

Centro especializado em diabetes convoca diabéticos tipo 2 para estudo


Os participantes que possuírem perfil para participar do estudo terão tratamento gratuito durante a pesquisa .


O Centro de Diabetes Curitiba (CDC), localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, busca pacientes diabéticos tipo 2 para participar de pesquisa clínica com objetivo de estudar uma nova medicação, que pode reduzir complicações decorrentes da doença - como infarto, AVC, problemas nos rins, visão, controle de picos de açúcar no sangue, entre outros.

Para participar o interessado dever ter diabetes tipo 2, ser maior de 18 anos, nunca ter tomado insulina e estar fazendo uso de medicamento via oral. A pesquisa dura um ano e o paciente deve comparecer ao centro especializado ao longo deste período. Todas as consultas, exames e medicamentos dos tratamentos serão custeados pelo estudo. "O estudo possibilita que as pessoas obtenham um diagnóstico mais preciso acerca da doença com orientação especializada, além de contribuir para um bem maior, com a sociedade como um todo", afirma o endocrinologista do CDC, Dr. André Vianna. A inscrição deve ser feita no sitehttp://www.centrodediabetescuritiba.com.br/cadastro-de-pacientes/ .


O que é a pesquisa clínica?

Qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos do produto (s) e/ou identificar reações adversas ao produto (s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia.




Serviço: Pesquisa Clínica para Diabéticos Tipo 2 (Tratamento gratuito).
Informações: pelo (41) 8504-2936, com Marinez, em horário comercial.
Local: Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Endereço: Av. Manoel Ribas, 1.226, nas Mercês.

Arthur Aguiar é o embaixador da campanha Mais Um Dia Sem Enxaqueca



No Dia Nacional do Combate a Cefaleia, ator relata sua experiência com a enxaqueca e sobre como alterou sua rotina de hábitos e alimentação por conta da doença


O ator e cantor Arthur Aguiar e a enxaqueca são velhos conhecidos. Arthur foi diagnosticado ainda adolescente e diz ter herdado a doença da mãe. Após sofrer com crises constantes, até a idade adulta, passou a reconhecer a importância de mudanças no estilo de vida e alimentação para ajudar no controle da doença.

A intimidade com o tema foi uma das razões para Arthur Aguiar ser escolhido como embaixador da campanha “Mais Um Dia Sem Enxaqueca” promovida pela Novartis. A campanha tem como objetivo transformar a maneira que o público lida com a enxaqueca, além de conscientizar sobre os sintomas e o tratamento correto da doença crônica que atinge 31 milhões de pessoas somente no Brasil1 e cerca de 12% da população mundial.2

“Eu e a minha mãe já tivemos crises de enxaqueca bem fortes, que se equilibraram devido à alteração de alguns hábitos em nossa rotina”, afirma o ator e cantor. Arthur chama a atenção para o fato de que “manter um ritmo saudável de vida respeitando horários de descanso, cronograma de exercícios físicos e principalmente alimentação balanceada, diminui a frequência das crises de enxaqueca”.

A data escolhida para o lançamento da campanha “Mais Um Dia Sem Enxaqueca”, 19/05, marcou o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. De acordo com Thiago Giglio, diretor da Playfirst, agência responsável pela campanha e especialista em projetos de Felicidade e Bem-Estar, “o projeto assume papel importante, pois além de gerar conteúdo informativo sobre a doença, propõe um comportamento transformador para pacientes e sociedade, deixando claro que embora a enxaqueca não tenha cura, é possível viver e conviver positivamente com ela. ”

A Novartis acredita que ao fornecer informação ampla e referenciada sobre a doença e utilizar o testemunho de um porta-voz com a popularidade e a credibilidade de Arthur Aguiar, está colaborando para mitigar a enxaqueca e incentivando as pessoas a procurarem um neurologista para o correto tratamento da doença.

Ao explicar o porquê aceitou ser o embaixador da campanha, Arthur Aguiar declara que sabe muito bem o que é sofrer de enxaqueca e acrescenta: “Estou muito feliz em fazer parte desse time junto com a Novartis para mais um dia sem enxaqueca. ”

Para saber mais sobre Mais Um Dia Sem Enxaqueca acesse o site da campanha www.maisumdiasemenxaqueca.com.br e a página facebook.com/maisumdiasemenxaqueca.







Referências:
1. Estudo mostra o impacto da enxaqueca no rendimento do funcionário. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/estudo-mostra-o-impacto-da-enxaqueca-no-rendimento-no-funcionario/ Acesso em abril de 2019.
2. Migraine Research Foundation. Migraine facts. Disponível em: https://migraineresearchfoundation.org/about-migraine/migraine-facts Acesso em abril 2019. 
3. Diagnóstico da Enxaqueca. Disponível em:
4. Sinais e sintomas da enxaqueca. Disponível em: https://www.saude.novartis.com.br/enxaqueca/sinais-e-sintomas-da-enxaqueca/ Acesso em abril de 2019.

Campanha Descubra EOS reforça a importância do diagnóstico e tratamento correto no metro Paraíso em São Paulo



  • Ativação no metrô de São Paulo e no ambiente digital busca gerar awareness sobre a existência de diferentes tipos de asma e importância de seguir o tratamento crônico em campanha assinada pela McCann Health

  • Pesquisa aponta que 47% dos pacientes de asma não fazem uso regular de medicamentos para prevenir crises  

Para gerar awareness sobre os diferentes tipos de asma, combatendo a dificuldade no diagnóstico e a importância de seguir o tratamento crônico, a AstraZeneca está lançando a campanha “Descubra EOS”, com destaque para a asma grave eosinofílica, um tipo de asma não-alérgica e que atinge principalmente adultos.

Para tornar a ação mais próxima da população, foi convidado o artista plástico Felipe Yung, portador de asma, para desenvolver um painel que ficará exposto na estação Paraíso do metrô de São Paulo entre os dias 21 de maio e 21 de junho, ao lado de um vídeo contando um pouco da sua história, sua relação com a asma e como ela impacta a sua arte. O vídeo também ficará exposto no site oficial da campanha. Felipe Yung, mais conhecido como “Flip”, é um artista que fez seu nome nas ruas de São Paulo, imprimindo seu estilo em painéis de grafite por diversas regiões da cidade.

Associado à campanha, foi realizada a pesquisa “A asma na visão e na vida dos brasileiros”², realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca, da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) e GINA (Global Initiative for Asthma) by Fundação ProAr 

O desconhecimento sobre quais são os sintomas, causas e tratamentos da doença é grande entre quem não tem a doença, e até mesmo entre os portadores de asma. Entre os não asmáticos, 49% afirmaram sentir algum sintoma associado ao diagnóstico da asma, mas mesmo assim não procuraram um médico².  

Diante de uma crise, 70% dos que não tem asma afirmaram não saber o que fazer com um paciente no caso de uma crise, número que passa para 32% entre os portadores da doença. Além disso, apesar de 31% dos pacientes afirmarem que consideram estar com a doença totalmente controlada, grande parte segue relatando sintomas persistentes e característicos de uma crise, como dificuldade para respirar, tosse e chiado².  

A asma é uma doença caracterizada por uma inflamação crônica das vias aéreas, tendo a falta de ar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida como principais sintomas, que costumam ser piores à noite ou pela manhã, e são desencadeados, com frequência, pela prática de exercícios físicos, exposição a alérgenos, poluição ambiental e mudanças climáticas.   

A campanha durará cinco meses e contará com o site www.descubraeos.com.br, além de investimento em mídias sociais, google adwords e mídia programática.


Cristo Redentor e Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro são iluminados pela Conscientização da Doença Celíaca


Campanha Maio Verde e agência E4 possibilitaram ação da Acelbra-RJ em noite especial


Com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar sobre o universo gluten free, dois pontos turísticos do Rio de Janeiro foram iluminados na noite desta segunda-feira, 20, o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

A data foi escolhida em razão do projeto de lei para criação do Dia Nacional da Doença Celíaca a ser celebrado nesta data (PL 6666/2016 Câmara dos Deputados).

Os monumentos receberam a cor verde para alertar pessoas que possam ter a doença celíaca, mas ainda não foram diagnosticadas. Em parceria com a campanha Maio Verde e com a agência E4, a ação aconteceu através da Acelbra-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil).

Além da iluminação, o Cristo Redentor contou com a presença do coral Vocalizart e um coquetel especial elaborado pela Acelbra-RJ. Quem também esteve presente no local foi o vereador Thiago K. Ribeiro, autor do projeto de lei que obriga bares e restaurantes a informar presença de glúten nos alimentos, e o padre Omar, Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, que celebrou uma missa.

Para Gustavo Negrini, diretor da E4 e da campanha Maio Verde, ao lado de Renata Macena, celíaca e chef de cozinha, o desafio foi grande, uma vez que assumiram a conversa com a Arquidiocese para viabilizar o projeto. “O apoio e envolvimento de todas as marcas sérias, que trazem em sua composição um alimento seguro para quem é celíaco, também foi fundamental para essa conquista. Para a Campanha Maio Verde e todos os celíacos do Brasil e do mundo, por se tratar de um monumento mundial, será um marco na história”, afirma Gustavo.

Já para Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ, a ação teve o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca informação. “Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”, completa.


Maio Verde

A campanha Maio Verde chega, em 2019, à sua segunda edição. O projeto foi idealizado pela chefe funcional Renata Macena, portadora da doença, com o apoio da E4, agência focada em nutrição e bem-estar. Unidos pela causa estão nutricionistas, médicos, empresas do segmento, organizações e comunidade celíaca.

A E4 produziu vídeos e conteúdo exclusivo para a campanha. Confira:
 



Brasil & Portugal

Neste ano, a campanha acontece também em Portugal, através do portal Célia Celíaca, comandado pela ilustradora Eve Ferretti, que atualmente mora em Porto. Lojas e estabelecimentos também estão apoiando.
 


A personagem Célia Celíaca também participa com vídeo exclusivo sobre a data: https://video.wixstatic.com/video/aae541_7c160b9cacc04d348bdcb899e192faf2/1080p/mp4/file.mp4

 
Apoio Científico

Nesta jornada, a campanha também contou com o apoio de profissionais renomados, como os nutricionistas Glauce Yonamine, Murilo Pereira, Deilys Gonzalez e Luciano Bruno e os médicos Camila de Cicco, Gustavo Ferreira de Matto e Vania Assaly.


Apoio do Varejo

Diversas marcas do Brasil e de Portugal apoiaram o Maio Verde. São elas: Mundo Verde Praia Shopping, Armazem Cerealista, Schar, Editora Europa, Gran Amici, La Fruteria, SuzanneGlutenFree, Mariana Sagoli, Celi Vita, Vittadely, Coco Nude, Vitalin, Casa Rigani, Nutrawell, BeLive Be Free, Naiak, Aminna Sem Glúten, Amafil Alimentos, Nazinha Alimentos, Almofariz e La Fruteria.


Sobre a doença celíaca

A DC é uma patologia autoimune que provoca inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, causada pela ingestão de glúten, em pessoas geneticamente predispostas. Essa inflamação provoca atrofia das vilosidades intestinais, impedindo a absorção de nutrientes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença celíaca acomete 1 a 2% da população mundial, mas, no Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) ainda não há uma estatística oficial de casos de diagnóstico.
Sua epidemiologia tem característica análoga a de um “iceberg”, ou seja, existem mais eventos não diagnosticados de forma correta, do que com diagnóstico definido adequadamente. Isso acontece devido à inespecificidade de alguns sintomas.

A doença celíaica pode se manifestar em qualquer idade. Confira os sintomas e sinais mais comuns.

  • Diarreia e/ou Prisão de ventre
  • Distensão abdominal
  • Aftas
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Dermatite Herpetiforme
  • Depressão
  • Deficiência de vitaminas e minerais
  • Anemia
  • Fadiga Crônica
  • Emagrecimento e falta de apetite
  • Ganho de peso / Obesidade
  • Atraso de crescimento
  • Irritabilidade
  • Osteoporose
  • Manchas nos dentes
  • Infertilidade
  • Abortos de repetição
  • Doenças neurológicas
  • Dor de cabeça
  • Neuropatia periférica
  • Dor articular
  • Queda de cabelo
  • Confusão mental
  • Menopausa precoce

Qual o tratamento?

Atualmente o único tratamento para a DC é seguir uma rigorosa dieta isenta de glúten, livre de contaminação cruzada.


Consequências da DC

Se não for diagnosticada e tratada, a doença celíaca pode matar ou levar a outras complicações, pois existem muitas doenças associadas, inclusive câncer do intestino.


DOR DO CRESCIMENTO: COMO DIFERENCIÁ-LA DE OUTROS INCÔMODOS


Ortopedista pediátrico explica algumas características para ajudar os pais em busca do bem-estar dos filhos


Em um primeiro momento é importante destacar o que é a dor do crescimento. Apesar deste nome não é exatamente o crescimento que dói, como destaca o Dr. Bruno Massa, ortopedista pediátrico. “A dor do crescimento se manifesta no osso que está se desenvolvendo e o que se sabe é que ela acontece com mais frequência à noite. Sem causa específica, o diagnóstico é feito por exclusão”.

A dor do crescimento possui algumas características que a distingue dos demais incômodos que podem surgir. Para diferenciá-la das demais, o Dr. Bruno Massa pontua alguns itens importantes de serem observados neste tema.


A quem atinge?

É comum em crianças e pré-adolescentes que têm o corpo ainda em desenvolvimento em diversas partes.


Por que ela ocorre?

Sem causa definida, ela acomete o osso que está se desenvolvendo, podendo estar ou não relacionado a um dia de muita atividade física. Como as crianças costumam ter rotinas intensas com mais gastos de energia que os adultos, pequenas lesões acabam acontecendo no osso que está em crescimento. Mas é necessário investigar.  


Qual a intensidade da dor?

Ela pode ocorrer de maneira variada. Às vezes, apenas uma massagem afetuosa no local é suficiente para que ela passe. Em outras, alguma medicação para dor é necessária para amenizar o desconforto.


Como distingui-la das demais dores?

Segundo o Dr. Bruno Massa, ela acontece sempre em um período específico do dia. Este é um dos principais pontos que a distingue das demais. “Em geral, a dor do crescimento se manifesta no final do dia ou pela noite.”


Quando preciso procurar um especialista?

Por fim, o Dr. Bruno Massa destaca a importância de buscar um especialista caso a dor não passe em um breve intervalo. “Caso ela persista por muito tempo ou ainda aconteça sem que atividades tenham sido praticadas ao longo dia é preciso investigar outras possíveis causas da dor. Por exemplo, a baixa de vitamina D. Como o diagnóstico é feito por exclusão, para saber a causa exata do incômodo é importante procurar um especialista”.





DR. BRUNO MASSA - CRM/SP: 122617 - Ortopedia Pediátrica, Cirurgia do Pé e Tornozelo, Traumatologia. TEOT (Titulo de Especialista em Ortopedia e Traumatologia): 11822


Consultório Dr. Bruno Massa
Rua Dona Adma Jafet, 74 – cj.64 – Bela Vista – São Paulo – SP

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