Rebeca Toyama
aponta maneiras de como manter as prioridades e não comprar compulsivamente
Lançada no Brasil em 2010, a Black Friday é
considerada a maior e a mais esperada liquidação do ano pelos consumidores e
lojistas, a data vem ganhando força a cada ano e só fica para trás do Natal.
Todos os anos, os consumidores sofrem com uma série de problemas que vão desde
atrasos nas entregas a armadilhas como falsas promoções. Pensando nisso, a especialista
em Desenvolvimento Humano Rebeca Toyama desenvolveu dicas para
os consumidores não caírem nas fraudes e manter um consumo consciente.
Segundo uma pesquisa realizada no mês de outubro
pelo Google, apontou que a intenção de compras dos consumidores para a Black
Friday aumentou 58% em relação ao ano passado. De acordo com o estudo, 69% já
sabem o que vão comprar e o gasto médio girará em torno de R$ 1.330.
Já o levantamento divulgado pela CNDL (Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito),
mostra que o percentual médio de descontos da Black Friday este ano deve girar
em torno de 24%, dado um pouco menor do que apontou pesquisa feita no mesmo
período do ano passado, onde os descontos giravam em torno de 29%.
A especialista alerta os consumidores manterem um
consumo mais consciente, fazendo uma lista de desejos e prioridades, além de
ter um planejamento financeiro bem definido para aproveitar as oportunidades da
Black Friday e não ficar no vermelho. É importante saber separar o que é
realmente uma necessidade, do que algo que o consumidor vai comprar, somente
porque o preço está atrativo.
“Depois de fazer o seu planejamento financeiro e um
compilado dos produtos que você precisa, o segundo passo é listar possíveis
sites onde poderá adquirir os produtos e acompanhar quais deles estará com o
melhor preço.”, afirma a especialista.
Praticar o autocontrole em momentos de compras, por
exemplo, é algo primordial para não cair em cilada e não comprar
compulsivamente, pois por diversos motivos os consumidores são induzidos por
apelo ao consumo, como no caso dos aplicativos de lojas e comidas que sempre
enviam cupons e ofertas imperdíveis.
“Não somos treinados a tomar decisões, e por isso
acabamos tomando ações no presente que comprometerão nosso futuro. Nosso
cérebro tem uma relação com o tempo um pouco complexa e prolixa, não consegue
relacionar a atual situação financeira com as pequenas decisões tomadas no dia
a dia. E por isso, precisamos incluir um planejamento, limites e metas para que
não tomemos ações contrárias à realidade que gostaríamos de viver no presente e
futuro.”, finaliza a expert.
Diante de estudos feitos em psicologia e economia
comportamental, onde apontam diversos vieses que podem levar os consumidores
tomar decisões irracionais, a especialista Rebeca Toyama preparou 5 dicas
para os consumidores aproveitarem as compras sem cair em ciladas:
1- Faça um planejamento: De acordo
com a sua lista de desejos, organize suas prioridades e faça um planejamento
financeiro para definir o valor a ser gasto sem comprometer o orçamento. Assim,
a armadilha do consumismo não irá prejudicar suas finanças.
2- Mantenha as prioridades: Você vai
se deparar por diversas “tentações”, amigos, familiares e até os próprios
anunciantes podem tentar te convencer de que todo mundo vai comprar aquele
produto e que você precisa também. Evite qualquer compra por impulso.
3- Fuja das promoções “imperdíveis”: Pesquise
muito antes de comprar aquele produto desejado, compare o preço e veja se de
fato compensa comprar na Black Friday. É muito comum nos deparar com promoções
que à primeira vista são imperdíveis, mas em muitos casos é apenas um apelo comercial.
4- Pesquise lojas e sites: Evite
dores de cabeça e frustração, aproveite algumas horas do seu dia para pesquisar
a fundo a reputação das lojas e sites, além de comparar preços e diferentes
fornecedores, consulte sites como Procon e Reclame Aqui para saber quais estão
no Ranking de reclamações.
5- Cuidado com seus dados: Não insira
seus dados em sites desconhecidos, uma boa dica é verificar o nível de
confiabilidade dos e-commerces, para isso, o Procon-SP disponibilizou uma lista
de sites não recomendados. Além disso, prefira sempre comprar em e-commerces
recomendados por pessoas conhecidas.
Rebeca Toyama - palestrante
especialista em planejamento de carreira e educação financeira. Fundadora da
Academia de Coaching Integrativo, coordenadora do Programa de Mentoring
associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez
parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa). Colunista do blog Positive-se, colaboradora do
livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o
corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de
Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em
Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal
Coaching com o Jogo da Transformação.