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quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Com a crise, vendas de genéricos crescem 10,71% no 3º trimestre e salvam o resultado da indútria farmacêutica. Medicamentos devem ficar mais caros.





Os medicamentos genéricos apresentaram alta de 10,7% nas vendas em volume no terceiro trimestre de 2015. Foram comercializadas 254,3 milhões de unidades de medicamentos contra 229,6 milhões em igual período do ano passado. Os dados são de levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, com base nos indicadores do IMS Health, instituto especializado que audita o varejo farmacêutico no Brasil e no mundo.
“Esperávamos alcançar um crescimento médio de 15% ao longo do ano em unidades, mas compreendemos que o cenário é bastante difícil na economia, com o poder de compra das famílias penalizado por conta da inflação. Diante dessa realidade, os números têm correspondido às nossas expectativas”, afirma Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos.
A participação de mercado dos genéricos no varejo atingiu a marca histórica de 29,6%. No terceiro trimestre do ano passado, era de 27,8, enquanto que no terceiro trimestre de 2013 registrou 27,6%, ficando praticamente estagnado. “Isso demonstra que os genéricos continuam tendo habilidade de conquistar novos consumidores em cenários de crise, por serem produtos mais baratos e confiáveis”, afirma Salles.
Já em valores, as vendas do segmento cresceram 21%, movimentando entre julho e setembro R$5,2 bilhões contra R$4,3 bilhões no terceiro trimestre de 2014. O percentual de crescimento foi pouco inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2014, comparado ao de 2013, que foi de 22%
“Apesar de positivo e de estar na contramão do restante da economia que vem se deteriorando de forma significativa nos últimos meses por conta da crise, o resultado sofre impacto direto por conta da alta do dólar e o aumento substancial dos custos de produção, incluindo importação de insumos, energia, distribuição, entre outros”, analisa Salles.
Diante deste cenário, segundo a executiva, as indústrias já se preparam para equilibrar as contas em 2016. Entre as principais medidas, revisão das políticas de descontos nos pontos de venda e a adequação da capacidade produtiva. “Se o crescimento não acontece dentro do esperado, se há redução na rentabilidade aliada à possibilidade de reduções na renda e no doer de compra das famílias, não há outra saída”, explica.
O resultado das vendas do mercado total de medicamentos no terceiro trimestre registrou alta de 6,2% em unidades, com a comercialização de 872,6 milhões de medicamentos, contra 821,2 milhões no ano passado.
Ao excluir os genéricos do resultado total do varejo farmacêutico, porém, o crescimento em unidades cai para 4,5%. No terceiro trimestre de 2014, o desempenho a indústria em unidades, não contabilizando as vendas de genéricos foi de  6,2% em relação ao ano anterior. Já em relação ao terceiro trimestre de 2013 versus o mesmo período de 2013, o crescimento do varejo foi de 11%.
“Isso mostra que os genéricos seguem sendo fundamentais para os maiores players do varejo e que em tempos de crise, o mercado passa a depender mais dos genéricos”, conclui Salles.
Em valores, o mercado total registrou vendas de R$19,7 bilhões entre julho e setembro, enquanto que no mesmo período de 2014 foram contabilizados R$17,3 bilhões, crescimento de 13,7%.

Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) - www.progenericos.org.br

COMPANHIAS DE COSMÉTICO FICAM ENTRE AS 15 EMPRESAS QUE MAIS GERAM VALOR NO BRASIL EM 2015





Análise de 62 direcionadores de 1.000 empresas identifica pontos que precisam ser aprimorados e oportunidades de mercado para as empresas avaliadas

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Padrão, em parceria com a DOM Strategy Partnes, avaliou 1.000 empresas de 22 setores da economia para produzir o estudo MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido, que identificou as empresas de maior valor produzido do Brasil: Johnson & Johnson, O Boticário e P&G foram as três companhias de cosméticos – higiene e beleza com o melhor resultado do setor, ficando em 6, 7º e 13º na classificação geral.

Com dez meses de duração (Novembro/2014 a Agosto/2015), o MVP 2015 analisou 62 direcionadores a fim de avaliar a capacidade das empresas gerarem e protegerem valores para si e para seus respectivos stakeholders. “Combinados, esses direcionadores criam uma matriz que mostra ao gestor qual o valor que não pode ser precificado. Em seguida, uma régua é criada para que as empresas possam comparar os seus resultados com os de seus concorrentes. Isso permite às empresas que os seus negócios sejam moldados para se tornarem mais competitivas”, explica Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo e CEO do Grupo Padrão.

 Abaixo, confira o top 5 do setor cosméticos – higiene e beleza:

Posição segmento
Posição Geral
Empresa
Nota
6
Johnson & Johnson
8,225
7
O Boticário
8,218
13
P&G
8,173
18
Unilever
8,141
46
Natura
7,965



          

Dia Mundial de Combate ao AVC




90% dos casos de AVC podem ser evitados com prevenção  
Segundo dados do Ministério da Saúde, mortes pela doença contabilizam mais de 100 mil casos por ano no Brasil

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de sequelas incapacitantes em adultos no mundo todo. O conhecimento básico, por parte da população, sobre o que é a doença, como caracterizá-la, seus riscos, como preveni-la ou tratá-la é fundamental para reduzir a mortandade em função do problema.
Conhecida popularmente como derrame, a doença pode se caracterizar pelo surgimento de um quadro neurológico súbito causado por um entupimento ou pela interrupção do fluxo do sangue nas artérias do sistema nervoso central, podendo ser provocada pela formação de um coágulo. Esse, o mais comum, é chamado de isquêmico e representa 85% dos casos.
Outro tipo, menos frequente, é o hemorrágico, que acontece devido ao rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo. A falta ou restrição de sangue pode provocar lesão ou morte celular, assim como danos nas funções neurológicas. "É uma doença grave, porém com boa possibilidade de prevenção. A melhor maneira de prevenir um AVC é a detecção e correção dos fatores de risco com a adoção de hábitos mais saudáveis no dia-a-dia", alerta o Dr. Carlos Scherr, mestre e doutor em cardiologia e especialista na área pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Dentre as maneiras de prevenir estão:
  • Praticar alguma atividade física regularmente;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Controlar o peso e a gordura abdominal;
  • Manter a pressão arterial dentro dos limites;
  • Não fumar;
  • Restringir a ingestão alcóolica.
De maneira geral, os sintomas de um acidente vascular cerebral podem ser difíceis de identificar. No entanto, reconhecê-los pode salvar uma vida. A pessoa que está tendo um derrame pode apresentar os seguintes sintomas:
  •  Diminuição ou perda súbita de força no braço ou perna de um lado do corpo;
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular frases e se expressar ou para compreender a linguagem;
  • Perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;
  • Dor de cabeça intensa e persistente sem causa aparente.
"Se houver suspeita do AVC o paciente deve ser encaminhado imediatamente para um local especializado, para tratamento neurológico específico, pois o tratamento é tempo-dependente. É uma urgência médica", explica o especialista.  
No dia 27 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao AVC (celebrado dia 29), acontecerá uma ação de mobilização com a entrega de material informativo sobre a doença. Na ocasião, serão coletadas assinaturas via tablets para a Campanha Mundial "SIGN AGAINST STROKE" (Assine contra o AVC - em português) nos seguintes locais: vão livre do MASP, na Avenida Paulista; Largo da Batata; Metrô Barra Funda e Metrô Santana. Nesta campanha, o Brasil já ocupa o sexto lugar no mundo em volume de adesões. O intuito principal das assinaturas é conquistar o apoio da população para a Carta Global do Paciente com Fibrilação Atrial desenvolvida por um Comitê Diretivo. A carta tem como finalidade solicitar às autoridades de saúde a implementação de suas recomendações para prevenir derrames relacionados à fibrilação atrial. 


Bayer: Se é Bayer, é bom (Science For a Better Life) - www.bayer.com.br.

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