Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Dia Mundial de Combate ao AVC




90% dos casos de AVC podem ser evitados com prevenção  
Segundo dados do Ministério da Saúde, mortes pela doença contabilizam mais de 100 mil casos por ano no Brasil

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de sequelas incapacitantes em adultos no mundo todo. O conhecimento básico, por parte da população, sobre o que é a doença, como caracterizá-la, seus riscos, como preveni-la ou tratá-la é fundamental para reduzir a mortandade em função do problema.
Conhecida popularmente como derrame, a doença pode se caracterizar pelo surgimento de um quadro neurológico súbito causado por um entupimento ou pela interrupção do fluxo do sangue nas artérias do sistema nervoso central, podendo ser provocada pela formação de um coágulo. Esse, o mais comum, é chamado de isquêmico e representa 85% dos casos.
Outro tipo, menos frequente, é o hemorrágico, que acontece devido ao rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo. A falta ou restrição de sangue pode provocar lesão ou morte celular, assim como danos nas funções neurológicas. "É uma doença grave, porém com boa possibilidade de prevenção. A melhor maneira de prevenir um AVC é a detecção e correção dos fatores de risco com a adoção de hábitos mais saudáveis no dia-a-dia", alerta o Dr. Carlos Scherr, mestre e doutor em cardiologia e especialista na área pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Dentre as maneiras de prevenir estão:
  • Praticar alguma atividade física regularmente;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Controlar o peso e a gordura abdominal;
  • Manter a pressão arterial dentro dos limites;
  • Não fumar;
  • Restringir a ingestão alcóolica.
De maneira geral, os sintomas de um acidente vascular cerebral podem ser difíceis de identificar. No entanto, reconhecê-los pode salvar uma vida. A pessoa que está tendo um derrame pode apresentar os seguintes sintomas:
  •  Diminuição ou perda súbita de força no braço ou perna de um lado do corpo;
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular frases e se expressar ou para compreender a linguagem;
  • Perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;
  • Dor de cabeça intensa e persistente sem causa aparente.
"Se houver suspeita do AVC o paciente deve ser encaminhado imediatamente para um local especializado, para tratamento neurológico específico, pois o tratamento é tempo-dependente. É uma urgência médica", explica o especialista.  
No dia 27 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao AVC (celebrado dia 29), acontecerá uma ação de mobilização com a entrega de material informativo sobre a doença. Na ocasião, serão coletadas assinaturas via tablets para a Campanha Mundial "SIGN AGAINST STROKE" (Assine contra o AVC - em português) nos seguintes locais: vão livre do MASP, na Avenida Paulista; Largo da Batata; Metrô Barra Funda e Metrô Santana. Nesta campanha, o Brasil já ocupa o sexto lugar no mundo em volume de adesões. O intuito principal das assinaturas é conquistar o apoio da população para a Carta Global do Paciente com Fibrilação Atrial desenvolvida por um Comitê Diretivo. A carta tem como finalidade solicitar às autoridades de saúde a implementação de suas recomendações para prevenir derrames relacionados à fibrilação atrial. 


Bayer: Se é Bayer, é bom (Science For a Better Life) - www.bayer.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados