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terça-feira, 31 de março de 2015

Cinco dicas para economizar nas compras da Páscoa




Com a alta da inflação e a pressão do dólar, muitas famílias estão em busca de soluções para economizar nas compras da Páscoa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços dos produtos para consumo nos domicílios apresentaram alta de 0,81% em fevereiro. A alimentação fora de casa chegou a ter uma alta ainda maior e registrou 0,95% no mesmo período. Além disso, o ovo de páscoa, um dos produtos mais consumidos durante a data, está até 16% mais caro em 2015.
Nesse cenário, os consumidores aumentaram o consumo dentro de casa e ainda começaram a buscar canais que ofereçam produtos mais econômicos, como o mercado de cash and carry. “O cash and carry oferece vantagens especiais para quem está procurando produtos com preços baixos nesta Páscoa. O modelo garante mais economia e praticidade e atende as necessidades de todos os consumidores”, afirma Ricardo Roldão, CEO do Atacadista Roldão, uma das maiores referências no autosserviço do País.
Para ajudar os consumidores, Roldão aponta cinco dicas para economizar nas compras para o feriado da Páscoa: 
1.      Pesquisar os melhores preços
Comparar preços só traz benefícios. Antes das compras, é importante se programar para conseguir encontrar produtos com preços mais baixos. Foque nos produtos mais caros, como as verduras, e procure pelas frutas de cada estação que, geralmente, são muito mais baratas e frescas. 
2.      Antecipar as compras
Ao antecipar as compras, o consumidor foge dos preços altos e evita ficar sem os produtos principais do almoço de Páscoa, já que alguns deles costumam se esgotar das prateleiras por conta da forte demanda.
3.      Ter um bom planejamento
Para evitar gastos extras e desperdício de comida, ter um bom planejamento é essencial. Para isso, é importante confirmar a quantidade de convidados e fazer as contas aproximadas da quantidade de comida que cada um irá consumir.
4.      Fazer compras com amigos e família
Unir amigos e família para comprar no atacado é uma ótima alternativa. Os consumidores conseguem economizar cerca de 20%, além de levar produtos em maior quantidade que podem ser guardados para serem utilizados em outras ocasiões. 
5.      Saber escolher além da marca
Em datas comemorativas, as empresas costumam investir na divulgação e em embalagens chamativas para tentar aumentar as vendas. Dessa forma, os produtos costumam ficar ainda mais caros. Entretanto, para evitar os preços altos, é possível escolher marcar mais baratas e da mesma qualidade, como as marcas próprias do Roldão.

Atacadista Roldão - www.roldao.com.br

Ação possibilita que os cidadãos façam consulta de protesto




Poupatempo Sé promove este evento até 11 de abril
O Poupatempo Sé, em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos - Seção São Paulo (IEPTB-SP), promove entre os dias 30 de março e 11 de abril uma ação que possibilita aos cidadãos realizarem gratuitamente consulta de protesto durante todo o horário de atendimento da unidade.
Os cidadãos poderão acessar gratuitamente a Base de Dados Nacional para verificar se há algum atraso em seus pagamentos, caso conste alguma pendência, uma equipe estará à disposição para orientar a respeito de como regularizar a situação e voltar a ter crédito para fazer compras ou financiamentos.
O Poupatempo Sé fica na Praça do Carmo, s/nº - Centro -, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 425 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 64 unidades de atendimento instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, além de 6 unidades móveis.
Em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe/USP em 2014, o Programa Poupatempo no Estado obteve 99% de aprovação de seus usuários.

Contribuinte tem um mês para entregar declaração de Imposto de Renda




Especialista da Prolink Contábil explica como proceder e não perder prazo

A entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física em 2015 termina em 30 de abril e, de acordo com Aristeu Tolentino, especialista em IR da Prolink Contábil, poderá ser feita por meio do programa de transmissão Receitanet. Ele é disponibilizado no site da Receita Federal online, para quem possui certificado digital ou por meio do serviço Fazer Declaração, para tablet smartphone.
 Aristeu explica que está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.
 "Também deve declarar quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros, assim como quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita", explica.

DENGUE


O poder muda a pessoa




O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas. (R. Kurz)
O psicanalista J. Lacan [1] ,observou que a partir do momento em que alguém se vê "rei", ele muda sua personalidade. Um cidadão qualquer quando sobe ao poder [2] , altera seu psiquismo. Seu olhar sobre os outros será diferente; admita ou não ele olhará "de cima" os seus "governados", os "comandados", os "coordenados", enfim, os demais.
Estar no poder, diz Lacan, "dá um sentido interiormente diferente às suas paixões, aos seus desígnios, à sua estupidez mesmo". Pelo simples fato de agora ser "rei", tudo deverá girar em função do que representa a realeza. Também os "comandados" são levados pelas circunstâncias a vê-lo como o "rei do pedaço".
La Boétie [3] parecia indignado em perceber o quanto o lugar simbólico de poder faz o populacho se oferecer a uma certa "servidão voluntária". Bourdieu chama-nos atenção para a força que o símbolo exerce sobre os indivíduos e grupos. Antes de ocupá-lo, o poder atrai e fascina; depois de ocupado tende a colar a alguns como se lhes fossem eterno. Aí está a diferença entre um Fidel Castro e um Nelson Mandela. O primeiro e a maioria dos ditadores pretendem se eternizar no poder, o segundo, mais sábio, toma-o como transitório, evitando ser possuído pelo próprio. ("Possuído", sim, pois o poder tem algo de diabólico, que tenta, que corrompe, etc).
Uma vez no poder, o sujeito precisará de personas (máscaras) e molduras de sobrevivência. A persona serve para enganar a si e aos outros. A moldura, é algo necessário para delimitar simbolicamente a ação dele enquanto representante do poder. A ausência de moldura ou o seu mau uso fará irromper a força pulsional do sujeito que anseia por mais e mais poder, podendo vir a se tornar uma patologia psíquica. A história coleciona exemplos: Hitler, Stalin, Mobutu, Collor de Melo, Pol Pot, Idi Amim, etc.
No filme As loucuras do rei George III [4] , da Inglaterra, somos levados a perceber duas coisas:  o quanto que as pessoas recusavam a idéia de um rei que perdeu a razão em função de uma doença e, que fazer para impedir alguém que representa o poder máximo de uma nação, devido a suas loucuras?   
O poder faz fronteira com a loucura. Não é sem motivo que muitos loucos se julgam Napoleão ou o Rei Luis XV. Parece que há algo de "loucura narcísica" nas pessoas que anseiam chegar ao poder político (governante de uma cidade, estado ou país, ministro, membro do secretariado local), ou ao poder de uma instituição, empresa, departamento, pequeno setor de uma organização qualquer ou grupo qualquer. O narcisismo de quem ocupa o poder, revela-se na auto-admiração (o amor a si e aos seus feitos), na recusa em aceitar o que vem dos outros e no gozo que ele extrai do poder, que, levado ao extremo poderia revelar loucura. R. Kurz, é direto ao declarar que "o poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas".
O sociólogo M. Tragtenberg certa vez observou como muitos intelectuais discursam uma preocupação pelo "social", mas estão  mesmo preocupados com a sua "razão do poder". Há uma espécie de "gozo louco" pelo poder, que faz subir a cabeça dos que estão jogando para ganhá-lo um dia.
Do ponto de vista psicológico, observa-se que o poder faz o ocupante perder a própria identidade pessoal e assumir outra, contornada pela "fôrma" do próprio poder. Os cargos executivos (presidente, governador, prefeito, diretor, reitor, etc), tem uma forma própria, um lugar que marca uma certa diferença em quem a ocupa em relação aos cargos de segundo escalão (ministros, secretários disso e daquilo, chefes de gabinetes, assessores, etc). As "pequenas autoridades" dos escalões inferiores - mas com algum poder -  costumam ter atitudes mais protofascistas que as grandes. São mais propensas a "vender sua alma ao diabo" que as grandes para estar no poder.
O psicólogo Ricardo Vieira, da UERJ, de quem me inspirei para continuar seu artigo, levanta os quatro primeiros indicadores de mudanças que ocorrem com  as pessoas que chegam ao poder: 
1) no modo de vestir: o terno, a gravata, o blazer e o tailleur que, antes eram utilizados em circunstâncias especiais, passam a ser usados cotidianamente, mesmo quando não é necessário utilizá-los. Alguns demonstram certo constrangimento em  trocar a surrada camiseta e passar a usar um blazer ou uma camisa de linho, pelo menos nas ocasiões especiais. Se antes usava um cabelo comprido, despenteado, logo é orientado a cortá-lo, penteá-lo, dar um trato. Na última eleição para prefeito de Maringá, um candidato foi orientado pelo seu marketeiro para mudar o cabelo enrolado por um penteado de brilhantina. Perdeu a eleição.
2) mudam as relações pessoais: os antigos companheiros poderão ser substituídos por novos, que o leva a sentir-se menos ameaçado. O sentimento persecutório de "ser mal visto", precisa ser evitado a qualquer preço por quem ocupa o poder.
3) altera o tratamento com o outro, que torna-se autoritário com seus subordinados; gritos e ameaças passam a ser seu estilo. Certa vez, perguntaram a Maquiavel se era melhor ser amado que temido? O autor de O príncipe respondeu que "os dois mas se houver necessidade de escolha, é melhor ser temido do que amado".
4) mudam os antigos apoios e alianças. Aqueles que o apoiaram para  chegar ao poder, transformam-se em arquivos vivos dos seus defeitos. O poder leva a desidentificação  com os antigos colegas de profissão. É o caso do presidente FHC e do seu Ministro da Educação Paulo Renato Souza, depois de executivos, ambos não se vêem mais professores.
5) Resistência em fazer auto-crítica. Antes, vivia criticando tudo que era governo ou tudo que constituía como efeito de governo. Mas, logo que passa a ocupar o poder, revela "sua outra face", não suportando a mínima crítica. O poder os torna cegos e surdos a crítica. Uma pesquisa de Pedro Demo, da Universidade de Brasília, constata que os profissionais de academias apreciam criticar a tudo e a todos, mas são pouco eficazes na crítica para consigo mesmos. Enquanto só teorizavam, nada resolviam, mas quando passam a ocupar um cargo que exige ação prática, terá que testar a teoria; agora é que "a prática se torna o critério da verdade" [5] . Por falta de referencial e por excesso de idealismo, é freqüente ocorrerem bobagens e repetições dos antigos adversários, tais como: fazer aumentos abusivos de impostos, aplicar multas injustas, discursos cínicos para justificar um ato imoral de abuso de poder, etc. Há um provérbio oriental que diz: "quem vence dragões, também vira dragão".
Os sujeitos quando no poder protege-se da crítica reforçando pactos de auto-engano com seus colegas de partido. Reforçam a crença de que representam o Bem contra o Mal, recusam escutar o outro que lhe faz crítica e que poderia norteá-lo para corrigir seus erros e ajudar a superar suas contradições. Se entrincheirarem no grupo narcísico, o discurso político tornar-se-á dogmático, duro, tapado, e podemos até prever qual será o seu futuro se tomar o caminho de também eliminar os divergentes internos e fazer mais ações de governo contra o povo, "em nome do povo".
Infelizmente assim é o poder: seduz, corrompe, decepciona e faz ponto cego e surdo nos seus ocupantes temporários.

RAYMUNDO DE LIMA - Psicanalista e professor da UEM



[1] Jacques Lacan, psicanalista francês, que propôs o retorno à leitura da obra de S. Freud. Cf.: Seminário 1. Ed. Zahar, 1979, p. 318.
[2]   Max Weber define que o"poder é toda chance, seja ela qual for de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contar a relutância dos outros". Para M. Foucault, nas duas obras, Vigiar e Punir e Microfísica do poder,  faz uma genealogia do poder. Constata que o poder se exerce na sociedade não apenas através do Estado e das autoridades formalmente constituídas, mas de maneiras as mais diversas, em uma multiplicidade de sentidos, em níveis distintos e variados, muitas vezes sem nos darmos conta disso. 
[3] Etienne La Boétie, filósofo francês, autor do Discurso da Servidão Voluntária. Cf.: Brasiliense, 1982.
[4]   O rei George III reinou na Inglaterra no séc. 18 Ficou louco devido a uma doença, a porfiria, desconhecida na época.
[5] Dito por L. Feuerbach

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