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sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CPTM distribuirá milhares de exemplares na 9ª edição do Livro Livre



CPTM distribuirá milhares de exemplares na 9ª edição do Livro Livre

Programa de incentivo à leitura será realizado entre os dias 28 e 31 de outubro em mais de dez estações da Companhia

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoverá, na próxima semana, uma corrente de leitura entre os usuários das seis linhas da companhia. Trata-se do Livro Livre CPTM, iniciativa que propõe estimular o hábito da leitura, a partir da adesão à proposta de ler e passar adiante os livros adquiridos nas estações participantes do projeto.

Romances, contos, crônicas, poesias e revistas para todas as idades poderão ser consultados nas prateleiras das estantes instaladas nas estações contempladas, que terão ainda a participação de facilitadores e contadores de histórias para orientar os usuários na escolha dos títulos disponíveis. As estações participantes do projeto são: Luz, Jundiapeba, Brás, Braz Cubas, Rio Grande da Serra, Palmeiras-Barra Funda, Mogi das Cruzes, Osasco, Estudantes, Piqueri, Francisco Morato, Vila Olímpia e Ribeirão Pires.

O “Bookcrossing”, movimento que inspirou o Livro Livre CPTM, ocorre em vários lugares do mundo com um convite sedutor: deixar o livro em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outro leitor o encontre e, após a leitura, faça-o circular, ampliando o acesso ao conhecimento. Na CPTM, além de funcionar como ponto de entrega de livros doados por editoras, livrarias e iniciativa pessoal, as estações servirão também para recebimento e troca de títulos. Os exemplares são identificados com selo e acompanhados de orientações sobre a dinâmica da ação.

Além da troca e circulação dos livros, haverá uma série de atividades lúdicas e culturais, incluindo encontros com escritores e editores convidados pela CPTM em várias estações (confira programação abaixo). Nesta edição, confirmaram participação os autores Maurício Paraguassú, Andréia G. Garcia, Joaquim Maria Botelho, Clau Assi, Vania Clares, Rosana Banharoli, Alonso Alvarez, Angelo Romero, Giulia Moon, Sidney Leal, entre outros.

Intervenções, saraus e performances de grupos teatrais também estão previstos em algumas das estações, por meio da participação da Associação Cultural Literária do Brasil, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Lions Clube Itapety, Poetas Ambulantes, Troupe Parabolandos,  Comunidade All the stories are true, entre outros parceiros.

A ação é realizada pela CPTM desde 2006. No total, já foram distribuídos mais de 114 mil livros. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. As obras doadas são organizadas pela Biblioteca Mário Covas – CPTM.

Confira a programação:

Distribuição de Livros e encontros com autores:
Data: 28/10, terça-feira
Estação da Luz – 11h às 15h
Bate-papo com Mauricio Paraguassu, Antonio Paraguassu Lopes, Andréia G.Garcia, Alonso Alvarez, Joaquim Maria Botelho, Gabrielle da Costa Silva e performances dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos
Estação Jundiapeba – 7h30 às 9h e 16h às 17h30
Apresentações do Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes


Data: 29/10, quarta-feira
Estação Brás (Espaço Cultural CPTM) – 10 às 15h
Apresentações do Centro Cultural de Adolescentes e Jovens – São João Batista e da Companhia Oriximina (dança). Bate-papo com as autoras Rosana Banharoli, Clau Assi e Penélope Martins. Performances dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos.
Estação Braz Cubas –  7h30 às 9h e 16h às 17h30
Apresentações do Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes
Estação Rio Grande da Serra – 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30
Diversas ações em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra


Data: 30/10, quinta-feira
Estação Palmeiras-Barra Funda – 10h às 15h
Sarau da Associação Cultural Literária do Brasil; bate-papo com os autores Marco Antonio Tremonti e Vania Clares e performance dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos
Estação Mogi das Cruzes – 10h às 16h
Ações  em parceria com o Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes
Estação Rio Grande da Serra – 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30
Ações em parceria com a Prefeitura de Rio Grande da Serra


Data: 31/10, sexta-feira
Estação Osasco- 10h às 15h
Contação de histórias e bate-papo com os escritores Giulia Moon, Sidney Leal e Angelo Romero (da Academia Brasileira de Poesia). Performances dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos.
Estação Estudantes – 11h às 13h
Ações em parceria com o Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes
Estação Rio Grande da Serra – 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30
Ações em parceria com a Prefeitura de Rio Grande da Serra


Distribuição de Livros:
28 a 31/10, das 10h às 15h
Bibliotecas fixas das estações Piqueri, Francisco Morato, Vila Olímpia e Ribeirão Pires

Para mais informações acesse: www.facebook.com/livrolivreCPTM

A importância da saliva para a saúde bucal




No Dia Nacional da Saúde Bucal a Associação Brasileira de Halitose ressalta a importância da saliva para a manutenção da boca
No dia Nacional da Saúde Bucal, datado em 25 de outubro juntamente com o Dia do Dentista, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) ressalta a importância da salivação para o combate ao mau hálito. A saliva é uma ferramenta de extrema importância, pois  empenha diversas funções, como: defesa contra bactérias, auxilio na mastigação, digestão de alimentos, entre outras.
A baixa produção de saliva pode ocasionar diversas doenças bucais, entre elas a halitose ou o mau hálito que muitas vezes, não é sinônimo da higiene bucal precária, mas que pode indicar, dentre várias alterações, a presença de algumas doenças. Muitos hábitos e alimentos auxiliam para que essa condição se agrave.
Sabe-se que existem aproximadamente 60 causas diferentes e, por este motivo, o mau hálito tem característica multifatorial, em mais de 90% dos casos a origem se dá na cavidade bucal. Para a ABHA, apesar de não ser uma doença, e deve ser identificada por meio de um correto diagnóstico e tratado adequadamente por especialistas.
Atualmente a halitose representa 30% da população do país, que é equivalente a 60 milhões de pessoas e segundo a associação esse número alarmante representa um problema de saúde pública no Brasil e pode estar relacionado a algum problema de saúde.

Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente vascular cerebral



Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente vascular cerebral
Pesquisa da World Stroke Organization e da Covidien mostra que população possui pouco conhecimento sobre a
prevenção contra o acidente vascular cerebra – mulheres são as mais impactadas

Apesar de ser a segunda principal causa de morte no mundo, muitos brasileiros ainda não reconhecem a ameaça que o acidente vascular cerebral (AVC) representa. De acordo com um novo estudo de opinião pública patrocinado pela Covidien e a World Stroke Organization (WSO), é preciso reforçar os sinais de alerta associados a doença com toda a população brasileira.
A pesquisa mediu o conhecimento sobre os acidentes vasculares cerebrais e a prevenção contra os mesmos em adultos com idades entre 18 anos ou mais no Brasil e constatou que, apesar de a maioria dos entrevistados ter dito que estão bem informados sobre o AVC, apenas 18% percebem que cerca de uma em cada seis pessoas sofrerão um acidente vascular cerebral e, apenas 13% entendem que as mulheres são mais propensas que os homens a sofrer um acidente vascular cerebral.

“O acidente vascular cerebral afeta uma em cada seis pessoas em todo o mundo, portanto é fundamental que enfatizemos o risco e as medidas que as pessoas podem tomar para evitar um AVC”, disse o Dr. Rodrigo Meirelles Massaud, neurologista do Hospital Albert Einstein. “O acidente vascular cerebral é a segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil. Todos podem ser úteis para salvar uma vida, se souberem o que fazer. Os resultados dessa pesquisa identificam uma lacuna significativa – mas tratável – no conhecimento quando se trata de consciência sobre o acidente vascular cerebral”.

Os resultados adicionais da pesquisa no Brasil incluem:
·         Apesar do conhecimento sobre a alta incidência da doença (uma em cada três pessoas conhecem três ou mais pessoas que sofreram um AVC), o conhecimento sobre os fatores de risco é geralmente baixo: cerca de um em cada cinco pessoas sabem que o tabagismo, a má alimentação e a hipertensão arterial são fatores de risco para o acidente vascular cerebral.
·         O conhecimento dos sinais de alerta e sintomas de um acidente vascular cerebral também são baixos: cerca de um em cada quatro adultos reconhece dores de cabeça e tontura como sinais de alerta e sintomas, mas um em cada dez está ciente de que a fala arrastada e a prostração/dormência facial podem sinalizar um acidente vascular cerebral.
·         O lado positivo disto é que nove em cada dez entrevistados sabem que devem chamar o serviço de emergência e levar a vítima com suspeita de acidente vascular cerebral imediatamente para o hospital.

A Covidien colabora com a WSO como Patrocinador Platinum da Campanha Mundial do Acidente Vascular Cerebral deste ano. Além da pesquisa, a empresa destaca seu compromisso com os pacientes com acidente vascular celebral e aumenta a conscientização da população por meio do lançamento de uma nova campanha global no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro. A campanha da empresa “2 Minutos Contra o AVC” concentra-se no que pode ser realizado em apenas 2 minutos – fazendo cada pessoa reservar 2 minutos para aumentar a conscientização sobre o AVC e depois contar a duas pessoas sobre esses sinais.

“Mais de 17 milhões de pessoas sofrem um AVC a cada ano, e é por isso que estamos chamando atenção para uma ação imediata em todo o mundo para tratar a epidemia do acidente vascular cerebral”, disse o Dr. Stephen Davis, presidente da World Stroke Organization. “O cuidado preventivo e o conhecimento são as ferramentas essenciais para combater o impacto do acidente vascular cerebral, e estamos orgulhosos de ter a Covidien como um parceiro para defender esta causa.”

Os participantes de todo o mundo são incentivados a visitar o site take2forstroke.com.br para saber mais sobre o AVC e inspirar outros a fazerem o mesmo. Ao usar a hashtag #2MinutosContraoAVC, as pessoas poderão compartilhar suas histórias relacionadas ao AVC por meio de vídeo e fotografias em seus sites preferidos de mídia social.

A campanha “2 Minutos Contra o AVC” deverá ancorar eventos patrocinados pela Covidien realizados no Dia Mundial do AVC em quatro mercados globais: São Paulo no Brasil; Nova Iorque nos EUA; Seul na Coreia do Sul e Dublin na Irlanda. Esses eventos incluem exames gratuitos de pressão arterial, brindes e materiais educativos sobre os riscos e prevenção do acidente vascular cerebral, e cabines de fotos interativas com as mensagens da campanha para os participantes compartilharem nas redes sociais. O evento de São Paulo será realizado na Avenida Paulista, das 9h às 15h.

“A maioria das pessoas não percebe que o AVC toma uma vida a cada seis segundos. Apesar de sua prevalência, ele ainda não é bem compreendido, por isso precisamos falar mais sobre essa condição”, disse Dra. Carla Peron, diretora do departamento médico e científico da Covidien América Latina. “Nossa iniciativa ‘2 Minutos Contra o AVC’ está concentrada em ajudar as pessoas a entender como muitos de seus familiares e amigos podem ser afetados pelo acidente vascular cerebral em sua vida. Com a educação, eles podem ajudar a prevenir futuros acidentes vasculares cerebrais e, possivelmente, salvar vidas.”

Como a principal patrocinadora da Campanha Mundial do AVC, a Covidien está apoiando uma série de iniciativas globais da WSO para compartilhar materiais educativos e outras informações com foco na conscientização sobre a prevenção e tratamento do AVC.  A campanha inclui sites e uma variedade de materiais de apoio destinados a gerar maior consciência sobre o AVC, fatores de risco, prevenção e opções de tratamento.


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Método de Pesquisa
Este Estudo para o Dia Mundial do AVC foi realizado dentro da área metropolitana de São Paulo em 7 e 8 de outubro de 2014 com 363 adultos (a partir de 18 anos). Além disso, para fins de comparação, foram concluídas 511 entrevistas com adultos residentes no Brasil entre 7 e 11 de outubro de 2014. Esta pesquisa on-line foi patrocinada pela Covidien e conduzida pela APCO Insight, uma empresa internacional de consultoria de pesquisa de opinião. Os entrevistados para a pesquisa foram selecionados entre aqueles que concordaram previamente em participar de um painel de pesquisa. Os dados foram ponderados para refletir a composição demográfica dos adultos na região metropolitana de São Paulo ou no Brasil, conforme apropriado.

Sobre a Covidien
A Covidien é uma empresa líder global de cuidados de saúde que compreende os desafios enfrentados pelos fornecedores e seus pacientes e trabalha para vencê-los com soluções de tecnologia médica e produtos inovadores de assistência ao paciente. Inspirada por pacientes e cuidadores, a equipe de profissionais dedicados da Covidien tem o privilégio de ajudar a salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Com mais de 38 mil funcionários, a Covidien opera em mais de 150 países e teve em 2013 uma receita de US$ 10,2 bilhões. Para saber mais sobre a nossos negócios visite www.covidien.com ou siga-nos no Twitter.

Sobre a World Stroke Organization
A World Stroke Organization (WSO) foi fundada em outubro de 2006. A missão da WSO é reduzir a carga global do acidente vascular cerebral por meio da prevenção, tratamento e cuidados de longo prazo. Com membros individuais e organizacionais no mundo todo, incluindo grupos de apoio do AVC, a WSO é a voz global para o acidente vascular cerebral. A WSO é a única ONG internacional para o AVC com relacionamento oficial com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Para mais informações, acesse www.world-stroke.org.

Sobre a “2 Minutos Contra o AVC”
2 Minutos Contra o AVC é uma campanha global para conscientização sobre o AVC que foca na diferença que 2 minutos podem fazer quando se trata de acidente vascular cerebral. Seja reservar tempo para aprender sobre a prevenção ou sobre o diagnóstico, os sinais de alerta ou tratamento, ou compartilhar sua história sobre o AVC, cada um tem 2 minutos para educar a si próprio ou aos demais sobre o AVC. Para compartilhar sua história sobre o AVC e saber mais sobre como você pode participar do Reserve 2 ... Conte a 2, visite www.take2forstroke.com.

Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente vascular cerebral



Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente vascular cerebral
Pesquisa da World Stroke Organization e da Covidien mostra que população possui pouco conhecimento sobre a
prevenção contra o acidente vascular cerebra – mulheres são as mais impactadas

Apesar de ser a segunda principal causa de morte no mundo, muitos brasileiros ainda não reconhecem a ameaça que o acidente vascular cerebral (AVC) representa. De acordo com um novo estudo de opinião pública patrocinado pela Covidien e a World Stroke Organization (WSO), é preciso reforçar os sinais de alerta associados a doença com toda a população brasileira.
A pesquisa mediu o conhecimento sobre os acidentes vasculares cerebrais e a prevenção contra os mesmos em adultos com idades entre 18 anos ou mais no Brasil e constatou que, apesar de a maioria dos entrevistados ter dito que estão bem informados sobre o AVC, apenas 18% percebem que cerca de uma em cada seis pessoas sofrerão um acidente vascular cerebral e, apenas 13% entendem que as mulheres são mais propensas que os homens a sofrer um acidente vascular cerebral.

“O acidente vascular cerebral afeta uma em cada seis pessoas em todo o mundo, portanto é fundamental que enfatizemos o risco e as medidas que as pessoas podem tomar para evitar um AVC”, disse o Dr. Rodrigo Meirelles Massaud, neurologista do Hospital Albert Einstein. “O acidente vascular cerebral é a segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil. Todos podem ser úteis para salvar uma vida, se souberem o que fazer. Os resultados dessa pesquisa identificam uma lacuna significativa – mas tratável – no conhecimento quando se trata de consciência sobre o acidente vascular cerebral”.

Os resultados adicionais da pesquisa no Brasil incluem:
·         Apesar do conhecimento sobre a alta incidência da doença (uma em cada três pessoas conhecem três ou mais pessoas que sofreram um AVC), o conhecimento sobre os fatores de risco é geralmente baixo: cerca de um em cada cinco pessoas sabem que o tabagismo, a má alimentação e a hipertensão arterial são fatores de risco para o acidente vascular cerebral.
·         O conhecimento dos sinais de alerta e sintomas de um acidente vascular cerebral também são baixos: cerca de um em cada quatro adultos reconhece dores de cabeça e tontura como sinais de alerta e sintomas, mas um em cada dez está ciente de que a fala arrastada e a prostração/dormência facial podem sinalizar um acidente vascular cerebral.
·         O lado positivo disto é que nove em cada dez entrevistados sabem que devem chamar o serviço de emergência e levar a vítima com suspeita de acidente vascular cerebral imediatamente para o hospital.

A Covidien colabora com a WSO como Patrocinador Platinum da Campanha Mundial do Acidente Vascular Cerebral deste ano. Além da pesquisa, a empresa destaca seu compromisso com os pacientes com acidente vascular celebral e aumenta a conscientização da população por meio do lançamento de uma nova campanha global no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro. A campanha da empresa “2 Minutos Contra o AVC” concentra-se no que pode ser realizado em apenas 2 minutos – fazendo cada pessoa reservar 2 minutos para aumentar a conscientização sobre o AVC e depois contar a duas pessoas sobre esses sinais.

“Mais de 17 milhões de pessoas sofrem um AVC a cada ano, e é por isso que estamos chamando atenção para uma ação imediata em todo o mundo para tratar a epidemia do acidente vascular cerebral”, disse o Dr. Stephen Davis, presidente da World Stroke Organization. “O cuidado preventivo e o conhecimento são as ferramentas essenciais para combater o impacto do acidente vascular cerebral, e estamos orgulhosos de ter a Covidien como um parceiro para defender esta causa.”

Os participantes de todo o mundo são incentivados a visitar o site take2forstroke.com.br para saber mais sobre o AVC e inspirar outros a fazerem o mesmo. Ao usar a hashtag #2MinutosContraoAVC, as pessoas poderão compartilhar suas histórias relacionadas ao AVC por meio de vídeo e fotografias em seus sites preferidos de mídia social.

A campanha “2 Minutos Contra o AVC” deverá ancorar eventos patrocinados pela Covidien realizados no Dia Mundial do AVC em quatro mercados globais: São Paulo no Brasil; Nova Iorque nos EUA; Seul na Coreia do Sul e Dublin na Irlanda. Esses eventos incluem exames gratuitos de pressão arterial, brindes e materiais educativos sobre os riscos e prevenção do acidente vascular cerebral, e cabines de fotos interativas com as mensagens da campanha para os participantes compartilharem nas redes sociais. O evento de São Paulo será realizado na Avenida Paulista, das 9h às 15h.

“A maioria das pessoas não percebe que o AVC toma uma vida a cada seis segundos. Apesar de sua prevalência, ele ainda não é bem compreendido, por isso precisamos falar mais sobre essa condição”, disse Dra. Carla Peron, diretora do departamento médico e científico da Covidien América Latina. “Nossa iniciativa ‘2 Minutos Contra o AVC’ está concentrada em ajudar as pessoas a entender como muitos de seus familiares e amigos podem ser afetados pelo acidente vascular cerebral em sua vida. Com a educação, eles podem ajudar a prevenir futuros acidentes vasculares cerebrais e, possivelmente, salvar vidas.”

Como a principal patrocinadora da Campanha Mundial do AVC, a Covidien está apoiando uma série de iniciativas globais da WSO para compartilhar materiais educativos e outras informações com foco na conscientização sobre a prevenção e tratamento do AVC.  A campanha inclui sites e uma variedade de materiais de apoio destinados a gerar maior consciência sobre o AVC, fatores de risco, prevenção e opções de tratamento.


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Método de Pesquisa
Este Estudo para o Dia Mundial do AVC foi realizado dentro da área metropolitana de São Paulo em 7 e 8 de outubro de 2014 com 363 adultos (a partir de 18 anos). Além disso, para fins de comparação, foram concluídas 511 entrevistas com adultos residentes no Brasil entre 7 e 11 de outubro de 2014. Esta pesquisa on-line foi patrocinada pela Covidien e conduzida pela APCO Insight, uma empresa internacional de consultoria de pesquisa de opinião. Os entrevistados para a pesquisa foram selecionados entre aqueles que concordaram previamente em participar de um painel de pesquisa. Os dados foram ponderados para refletir a composição demográfica dos adultos na região metropolitana de São Paulo ou no Brasil, conforme apropriado.

Sobre a Covidien
A Covidien é uma empresa líder global de cuidados de saúde que compreende os desafios enfrentados pelos fornecedores e seus pacientes e trabalha para vencê-los com soluções de tecnologia médica e produtos inovadores de assistência ao paciente. Inspirada por pacientes e cuidadores, a equipe de profissionais dedicados da Covidien tem o privilégio de ajudar a salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Com mais de 38 mil funcionários, a Covidien opera em mais de 150 países e teve em 2013 uma receita de US$ 10,2 bilhões. Para saber mais sobre a nossos negócios visite www.covidien.com ou siga-nos no Twitter.

Sobre a World Stroke Organization
A World Stroke Organization (WSO) foi fundada em outubro de 2006. A missão da WSO é reduzir a carga global do acidente vascular cerebral por meio da prevenção, tratamento e cuidados de longo prazo. Com membros individuais e organizacionais no mundo todo, incluindo grupos de apoio do AVC, a WSO é a voz global para o acidente vascular cerebral. A WSO é a única ONG internacional para o AVC com relacionamento oficial com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Para mais informações, acesse www.world-stroke.org.

Sobre a “2 Minutos Contra o AVC”
2 Minutos Contra o AVC é uma campanha global para conscientização sobre o AVC que foca na diferença que 2 minutos podem fazer quando se trata de acidente vascular cerebral. Seja reservar tempo para aprender sobre a prevenção ou sobre o diagnóstico, os sinais de alerta ou tratamento, ou compartilhar sua história sobre o AVC, cada um tem 2 minutos para educar a si próprio ou aos demais sobre o AVC. Para compartilhar sua história sobre o AVC e saber mais sobre como você pode participar do Reserve 2 ... Conte a 2, visite www.take2forstroke.com.

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