Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Museu Casa de Portinari promove atividades gratuitas no fim de semana; confira a programação

Imagem: Divulgação/Museu Casa de Portinari

Oficina de desenho, feira de artesanato e o projeto “Aromas e Sabores” são destaques na agenda dos próximos dias

 

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove nos próximos dias uma programação com oficina de desenho, roda de conversa e uma edição especial do projeto “Aromas e Sabores”, entre outras atividades. 

A tradicional Feira de Artesanato também faz parte da programação. Confira, abaixo, a agenda completa.

 

Feira de Artesanato 

A tradicional feira de artesanato na esplanada do Museu Casa de Portinari acontece nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo). Grupos de artesãos locais apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais expostos para o público na maior parte do dia. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.

 

Datas: 13 e 14 de abril (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 16h

Gratuito

 

Aromas e Sabores da Casa de Portinari – Especial Dia do Café 

Para celebrar o Dia Mundial do Café, a equipe educativa do Museu Casa de Portinari convida os visitantes a refletirem sobre as memórias do artista em sua casa e a importância dessa vivência em sua arte. Serão realizadas releituras das obras “Café” e “Lavrador de Café”, utilizando o pó e o grão da planta na composição de peças artísticas, em uma experiência que envolve história, memória, arte e os sentidos táteis e olfativos.

 

Data: 13 de abril (sábado)

Horário: às 10h30 e às 15h30

Gratuito

 

Domingo com Arte – Ateliê ao Vivo 

Com a missão de fomentar a cultura e o fazer artístico, o Museu Casa de Portinari realiza um encontro com artistas da cidade e região, além de grupos de artesanato da comunidade. A atividade é promovida no segundo domingo de cada mês. O objetivo é proporcionar ao público o contato, em tempo real, com o fazer artístico. A atividade também abre espaço para que esses artistas, em suas múltiplas linguagens, possam apresentar suas produções. 

Para a edição de abril, a instituição apresenta o artista Jonathas Miguel produzindo ao vivo e expondo trabalhos na esplanada, além de contar com a apresentação do saxofonista Mário Ferreira. O artesanato local também estará presente na esplanada do museu.

 

Data: 14 de abril (domingo)

Horário: às 10h

Gratuito

 

Evento virtual 

O Domingo com Arte tem uma edição virtual, que acontece às 14h de domingo (14) nas redes sociais do Museu Casa de Portinari. Em abril, o projeto traz a artista Joy, que é muralista, ilustradora e atua no cenário do graffiti desde 2016, participando e organizando festivais pelo país. Seu trabalho, predominantemente urbano, retrata o feminino por meio de uma estética que preza o uso de cores diversas. Suas pinceladas vigorosas e combativas evocam a força e a leveza dos elementos da natureza.

 

Local: Mídias Sociais 

Instagram: @museucadeportinari 

Facebook: /museucasadeportinari

Horário: às 14h

 

Dia Mundial do Desenhista 

Em celebração ao “Dia Mundial do Desenhista” (15 de abril), o Museu Casa de Portinari convida os visitantes para uma oficina de desenho. A ação propõe que os participantes reflitam sobre a importância desse fazer artístico a partir da obra “Retrato de Carlos Gomes” (1914), conhecida como a obra mais antiga de Candido Portinari, e do “Retrato de Vera Velloso Borges” (1951), em exposição no museu. Posteriormente, os participantes serão incentivados a reproduzirem os desenhos por meio de técnicas apresentadas pela equipe educativa.

 

Data: 14 de abril (domingo)

Horário: das 10h às 11h e das 14h às 15h

Gratuito

 

Participação na Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda 

Dentro das celebrações da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, em parceria com o “Centro de Detenção Provisória de Pontal”, o Museu Casa de Portinari promove visitas virtuais aos detentos da unidade, visando a democratização de acesso à cultura, história e memória, por meio da vida e obra de Candido Portinari. 

Quatro grupos diferentes participarão das visitas e terão a oportunidade de conhecer o museu de forma virtual, bem como detalhes da carreira do pintor de Brodowski.

 

Roda de Conversa - “Candido Portinari: Sentidos e Significados das Festas Populares” 

O professor Jacir Braz de Vicente, escritor e pesquisador do trabalho de Portinari, fala sobre a conexão das festas tradicionais brasileiras, tais como o Carnaval, as Festas Juninas e ritos religiosos, e a obra do pintor de Brodowski. O artista pintou festas populares do interior do estado de São Paulo e do Brasil, abordando em especial as festas carnavalescas em diferentes partes do país.

 

Data: 17 de abril (quarta-feira)

Horário: às 9h

Informações: (16) 3664-4284

Gratuito

 

Exposição fotográfica “Nós Mulheres” 

A exposição da fotógrafa Lola Paola Martins foi prorrogada por todo o mês de abril. A mostra apresenta retratos de mulheres em diferentes fases da vida, tendo obras de Portinari como inspiração. 

São retratos de mulheres no trabalho, cuidando da casa, sendo amamentadas, retratos posados, espontâneos, artísticos ou mostrando a realidade do dia a dia em suas lutas, glórias, alegrias e tristezas.

 

Data: até 28 de abril

Horário: das 9h às 17h

Local: Galpão das Artes – Rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski (SP)

Entrada gratuita

 

Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.

 

Museu Casa de Portinari 

Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares. 

É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó. 

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

 

Entrada: gratuita 

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).

Informações: (16) 3664-4284

 

YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados