Pesquisar no Blog

domingo, 14 de abril de 2024

Dia Mundial do Café: Editora Senac São Paulo dá dicas de leitura para quem aprecia a bebida e atua na área

 

Obras da editora fazem um apanhado sobre o cultivo e história do grão, e trazem dicas de receita que vão do tradicional café a diferentes harmonizações utilizando a bebida

 

O café é a bebida que está presente na vida de diversos brasileiros, seja ele puro, com leite, ou até gelado. Isso porque, a cultura dos seus grãos é muito presente no país desde o século XIX, e não à toa que, atualmente, ainda somos o maior produtor desse produto no mundo. 

E para celebrar o Dia Mundial do Café, em 14 de abril, nada melhor do que uma boa xícara da bebida e entender um pouco da sua história que, por anos, foi a força motriz da economia brasileira. Seu cultivo tem algumas especificidades, pois cada grão ou tipo de torra produzem cafés mais encorpados ou suaves, agradando todos os gostos. 

Suas derivações em bebidas geladas ou, até mesmo, em coquetéis, somadas a excelência em extrair o melhor café expresso, fez surgir nos anos 90 a profissão Barista, profissional que executa com maestria as técnicas de como fazer um bom café, tendo pleno conhecimento das características dos diferentes tipos de grãos, moagem e torrefação. 

Assim, para os entusiastas do assunto, profissionais da área e apreciadores da bebida, a Editora Senac São Paulo traz dois títulos que vão ajudar a entender melhor o universo dessa bebida, passando pela parte mais técnica envolvendo plantio, colheita e processo de secagem, até boas receitas desde o café tradicional até harmonizações exóticas. Confira abaixo as opções!
 

Café com design: a arte de beber café 

Miriam Gurgel e Eliana Relvas

Um livro para quem aprecia arquitetura e tecnologia com a arte de saborear um bom café. Além de harmonizações clássicas e exóticas, a obra traz o conceito das coffee houses e como elas representam um papel importante ao servir como espaços de socialização, cultura e de trabalho.



Sou barista

Cristiana Couto e Concetta Marcelina

A obra é dedicada não só para os profissionais da área, como também para àqueles que estão iniciando a carreia de barista. O título conta a história do café, expansão para o mercado, formas de produção e preparo do grão, surgimento da profissão e técnicas para se aprimorar na área. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados