Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Dia da Voz: especialista dá dicas para manter a saúde vocal

Hidratação, controle da respiração e cuidados com alimentação estão entre as orientações de especialista do Vera Cruz Hospital

 

A voz exerce um papel fundamental na vida das pessoas em todo o mundo. Uma poderosa ferramenta de comunicação que nos permite ultrapassar barreiras culturais, expressar emoções, trocar informações e estreitar vínculos. Nesta terça-feira, 16, comemora-se o Dia Mundial da Voz, data dedicada a alertar sobre os cuidados e prevenções de problemas vocais. O médico José Higino Steck, cirurgião de cabeça e pescoço do Vera Cruz Hospital, em Campinas, aborda alguns pontos importantes sobre o tema.  

“Dentre os principais problemas que acometem a voz estão rouquidão e a voz fraca, quase sem som, que podem ser indícios de alguma doença, como refluxo gastroesofágico ou mesmo o câncer de laringe que pode causar alteração da voz”, alerta o especialista. Mas como saber se a rouquidão é algo pontual ou representa o indício de problema? “A rouquidão é um sinal de alerta de que a laringe não está adequada. Então, uma rouquidão persistente, que não melhora e dura mais de 14 dias precisa ser acompanhada. Neste caso, há a necessidade de buscar ajuda médica para fazer o diagnóstico. Às vezes, pode ser o primeiro sinal de um problema mais grave, que tratado de forma precoce, pode reduzir de forma considerável os danos para a voz”, diz. “Outro ponto de atenção é quando a voz não consegue alcançar tons mais altos. Isso é um fator de preocupação que exige ajuda médica”, alerta.

 

Sintonia

A laringe tem duas funções essenciais, que precisam funcionar em sintonia: voz e respiração. “Ao falar, o ar passa pela laringe, ou seja, para falar tem que respirar. Quando a pessoa fica ofegante ao falar, indica que a respiração não está adequada, exigindo um grande esforço das cordas vocais”, explica. 

Para que a voz seja usada de forma adequada, o médico orienta a falar pausadamente, não gritar, não falar muito alto, usar microfone para falar diante de um grande número de pessoas, não cochichar, que também é prejudicial, e manter-se hidratado, bebendo bastante água. 

De acordo com o médico, alguns hábitos também interferem na qualidade da voz. “Para ter uma boa voz, a recomendação é evitar bebidas alcoólicas, fumo e alimentos que causam uma má digestão e azia, porque eles podem levar o refluxo gastroesofágico que também pode interferir na voz”, diz.

 

Soluções

Muitos dos problemas relacionados à voz podem ser tratados por meio de exercícios com orientação de fonoaudiólogos, contribuindo para a melhora ou superação de eventual problema nas cordas vocais. Em casos mais críticos, a tecnologia e a evolução na área de saúde podem ser o alicerce para uma qualidade de vida melhor. “Atualmente, temos muitas opções de tratamentos e procedimentos cirúrgicos, tudo depende da avaliação e caso clínico de cada paciente. Afinal, a medicina moderna entende a grande importância da voz para uma vida saudável e plena, e os profissionais estão cada vez mais preparados – em nível mundial - para essa realidade”, conclui o médico. 

 

Vera Cruz Hospital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados