Pesquisar no Blog

segunda-feira, 6 de julho de 2020

INVERNO EXIGE CUIDADO REDOBRADO COM IDOSOS


A queda de temperatura pode causar vários problemas graves na vida deles


Com as baixas temperaturas do inverno, é necessário cuidado redobrado com a saúde dos idosos. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o frio aumenta as chances dos idosos terem problemas de saúde e lesões, já que a imunidade costuma diminuir, facilitando a aparecimento de algumas doenças como hipotermia, queimaduras procedentes das baixas temperaturas e até mesmo as quedas ficam mais frequentes.

“A queda da temperatura corporal pode causar imobilidade no idoso, além de sintomas como fraqueza, fadiga, dificuldade de mobilidade e coordenação motora. . É crucial ficarmos atentos a esses sinais, porque uma hipotermia em fase avançada chega a gerar a fala enrolada do idoso, perda de consciência e estado de choque”, alerta Jullyanne Marques, gerontóloga e proprietária da Onix Gestão do Cuidado, empresa especializada no cuidado ao idoso. Além disso, esse grupo fica mais suscetível ao aparecimento de gripes, pneumonias e até mesmo agravamento de dores crônicas como artroses e artrites. 


Para garantir conforto e proteção, a gerontóloga dá dicas básicas que podem evitar maiores problemas: 

- Utilize roupas e agasalhos adequados para proteção em ambientes frio ou ar livre (touca, boné, mantas, cachecóis, luvas, etc)

- Evite o ressecamento da pele (use cremes e hidratantes que ajudem a evitar aspecto seco e doenças dermatológicas)
- Mantenha vitamina D em dia

- Pratique exercícios físicos regularmente, com orientação e acompanhamento de um profissional da área. 

- Hidrate-se (beber água em pequenas quantidades ao longo do dia para melhorar a absorção)

- Aumente consumo de bebidas e alimentos quentes (chocolate quente, chás, sopas, caldos)

- Na hora do banho lembre-se de fechar as janelas para bloquear a circulação do vento frio. Além disso, a ducha deve ser rápida e em temperatura amena para não prejudicar a pele

- Tomar as vacinas contra gripe e pneumonias.





JULLYANE MARQUES - Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Extensão em Gerontologia Social pela PUC. Atualmente cursando MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela FGV. Tem sua linha de pesquisa voltada para área da Assistência domiciliar, Gerontologia e Cuidadores de idosos. Atua há 8 anos na gestão de cuidadores e na assistência domiciliar. CEO da empresa Onix Gestão do Cuidado ao Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados