Especialista
alerta que ao ingressar no meio digital é de extrema importância prestar
atenção ao tratamento, proteção dos dados e informações de seu negócio,
tratados pela empresa no ambiente virtual.
Grande parte das
empresas passaram a ter presença digital desde o início da pandemia do
Coronavírus. Mas, atenção: ao ingressar no meio digital é de extrema
importância prestar atenção ao tratamento dos dados e informações do negócio.
Por isso, a
proteção de dados é tão importante para as empresas. Para a advogada
especialista em direito empresarial e dos negócios e sócia do Kuppas &
Araújo Advogados Associados, escritório especializado
em Inovação e Proteção de Dados, Ana Grabriela de Araújo Zadrozny, a
preocupação com a privacidade e proteção de dados ganha cada vez mais força em
todo o mundo. "As empresas possuem dados sensíveis, com informações de
funcionários e empresas parceiras, que são de sua responsabilidade proteger.
"No entanto, vemos vários casos de vazamento de dados acontecendo
mundialmente, gerando danos financeiros para as empresas, além de danos à
imagem corporativa, que são os mais difíceis de recuperar", diz.
Gabriela salienta
que com as regras e normas existentes e com o surgimento de novas leis, como é
o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam
desenvolver um programa de privacidade e de proteção de dados eficiente.
"Também é essencial estar em conformidade com a LGPD", destaca.
A advogada
revela que o primeiro passo é saber quais de suas atividades recolhem e
armazenam dados pessoais, que tipos de dados são estes e como são utilizados e
armazenados. "A partir disso, a empresa deve trabalhar para melhorar as
políticas de privacidade e de segurança, seguindo o que determina a lei. A
implementação de um treinamento para a conscientização dos funcionários sobre o
tema também é um passo essencial durante o processo. Além disso, o controle e o
monitoramento dos dados devem acontecer diariamente, assim, a empresa minimiza
as chances de vazamentos de dados", aponta Ana Gabriela.
Pilares
da Proteção de Dados
A especialista
explica que, para que a privacidade e proteção de dados possa obter sucesso nas
empresas, as organizações precisam ficar atentas aos três pilares que sustentam
esse processo: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
"A
confidencialidade assegura que as informações de determinada empresa não sejam
roubadas por cibercriminosos, ação que cresceu
330% em solo brasileiro, de acordo com um levantamento da empresa de segurança
cibernética Kaspersky. Já a integridade faz parte do sistema de
confiança da empresa, ou seja, é ter certeza de que tudo está seguro ao longo
dos processos ou do ciclo de vida dos dados e informações na organização. Por
último, a disponibilidade está relacionada ao fácil acesso aos dados na
empresa, assim, é possível garantir que eles possam ser consultados a qualquer
momento pelos colaboradores", conclui Ana Gabriela, sócia do Kuppas &
Araújo Advogados Associados.
Kuppas & Araújo Advogados Associados
www.kuppasearaujo.com.br/
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