Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Acanthamoeba: mau uso das lentes de contato pode causar doença ocular grave


Ceratite por Acanthamoeba é uma infecção provocada por
um protozoário e pode gerar lesões irreversíveis nos olhos


Doença pouco conhecida, mas muito grave, a ceratite por Acanthamoeba é provocada por um protozoário que afeta os olhos e pode causar a necessidade de um transplante de córnea e, até mesmo, a cegueira. . O principal fator de risco é o mau uso das lentes de contato e, por este motivo, é um problema evitável.

“A Acanthamoeba adere ao chamado biofilme, uma camada de micro-organismos que se forma na superfície da lente de contato mal higienizada, até que penetra na córnea, causando sérios danos aos olhos. Não é uma doença comum, mas também não é rara. Os casos estão cada vez mais crescentes”, alerta a Dra. Myrna Serapião, oftalmologista e especialista em córnea do H.Olhos.

A Acanthamoeba está especialmente presente na água, seja doce ou salgada, e a contaminação das lentes pode acontecer pelo uso da água da torneira, do soro fisiológico contaminado, em saunas, piscinas e praia. Entre os sintomas, estão sensibilidade à luz, lacrimejamento, dor,  baixa da visão e sensação de areia e vermelhidão nos olhos.

“Um fator que complica o caso é que, geralmente, os sintomas são confundidos com outras doenças oculares, postergando ainda mais o tratamento correto. Enquanto isso, a córnea está sendo severamente prejudicada pela Acanthamoeba. Por isso, a consulta com um oftalmologista de confiança é essencial”, explica a Dra. Myrna.


Como prevenir

Como as lentes de contato utilizadas sem os devidos cuidados é o meio de infecção, a melhor forma de prevenir a ceratite causada pela Acanthamoeba é realizar as boas práticas de uso e higiene das mesmas.

“Tenha as mãos limpas e secas antes de manusear as lentes, que não devem ser lavadas com água corrente, mas sim com produtos oftalmológicos próprios para a limpeza delas e do estojo onde elas são guardadas. Obedeça o tempo de troca estipulado pelo fabricante e não durma, tome banho, use sauna ou nade com elas”, esclarece a oftalmologista do H.Olhos. “O tratamento da doença é longo e complicado, por isso a prevenção é o melhor remédio”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados