“Para
ser homem é preciso estar vivo”, a campanha incentiva o público masculino a
falar abertamente sobre câncer de próstata, medicina preventiva e exames
periódicos
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo
mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Essa
alta incidência é devida a fatores genéticos e ao aumento de idade da população,
mas a displicência com a saúde masculina e, consequentemente, o diagnóstico
tardio, é um fator que agrava o impacto da doença. Essa resistência gera
desinformação e medo, que contribuem para manter o homem privado dos avanços da
medicina. Para quebrar esse tabu que ameaça vidas, a Fundação do Câncer promove
seu Novembro Azul reforçando que “para ser homem é preciso estar vivo”. A
campanha, que tem como objetivo conscientizar esse público sobre a importância
da promoção da saúde do homem e do diagnóstico precoce do câncer de próstata,
conta com postagens informativas em suas redes socais, ao longo de todo o mês,
além de parcerias especiais para gerar ainda mais engajamento com a causa.
Ainda em 2018, são previstos mais de 68 mil
novos casos de câncer de próstata no país, de acordo com o Instituto Nacional
de Câncer (Inca). A estimativa se repete para 2019. Por causa da falta de
informação, do medo e do preconceito sobre como lidar com a saúde, grande parte
desses casos são diagnosticados tardiamente, o que causa mais complicações ao
paciente. A realização de um simples exame de sangue, do exame de toque e
visitas regulares ao urologista são determinantes para o diagnóstico precoce
não só do câncer de próstata, mas de outras doenças, como por exemplo,
diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.
O movimento Novembro Azul, criado a partir do
Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, foi pensado para
mostrar a importância da detecção precoce do câncer de próstata. “Como esse câncer
é silencioso na sua fase inicial, a única forma de diagnosticá-lo antes de
haver metástase é indo ao médico e repetindo essa avaliação periodicamente.
Quem aguarda algum sinal ou sintoma estará sempre atrasado, principalmente
aqueles que têm parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou de mama.
Embora a maior parte das pessoas ainda não saiba, a ocorrência de câncer de
mama em parentes de primeiro grau do sexo feminino também parece representar
mais chances de desenvolvimento de câncer de próstata no homem”, esclarece o
Dr. Valter Javaroni, urologista do Hospital Fundação do Câncer. O especialista
reforça ainda que “o exame do toque retal é a única forma de avaliar a textura
da glândula e identificar anormalidades como nódulos ou áreas endurecidas. É
importante ressaltar que ele não pode ser substituído por outros exames de
imagem, nem mesmo pela ressonância”.
A disfunção erétil, um dos sintomas que mais
impacta na qualidade de vida do homem, também pode estar relacionada a
problemas cardiovasculares e ao colesterol elevado, por exemplo. Dificuldade ou
urgência repentina para urinar, incapacidade de controlar o fluxo urinário ou a
sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada também podem ser
indicadores de doenças da próstata, inclusive de câncer. Por isso, a
recomendação é que homens a partir dos 50 anos procurem anualmente o urologista
para realizar o exame de toque e o PSA. Aqueles que têm histórico de câncer de
próstata na família devem realizar consultas anuais já a partir dos 40 anos de
idade.
O Novembro Azul é mais uma ação de
conscientização promovida pela Fundação do Câncer, que apoia as atividades do
Programa Nacional de Controle do Câncer. O Programa estabelece e mantém uma
política de prevenção, diagnóstico precoce e assistência homogênea para o país,
já que o câncer é considerado um problema de saúde pública e sua incidência
cresceu 20% na última década.
Parceiros unidos pela conscientização
As redes de lojas Armadillo e Granado se
juntam à Fundação para incentivar a conscientização sobre o câncer de próstata
e a saúde do homem entre o público masculino. As marcas terão produtos com
parte das suas vendas revertidas em doações. Na Armadillo, o item selecionado
estará marcado na etiqueta. Já na Granado, o kit Essenciais do Atleta, composto
por sabonete em barra, desodorante roll-on, desodorante aerossol para os pés e
gel relaxante anticansaço, foi escolhido para participar da ação.
Repetindo a parceria iniciada no Outubro +que
Rosa, a concessionária Ecoponte fará parte do Novembro Azul da Fundação do
Câncer veiculando o material de conscientização nos painéis de informação da
ponte Rio-Niterói ao longo de todo o mês. A ideia é despertar a atenção das
13,5 milhões de pessoas que passam pela via mensalmente, de acordo com a
Ecoponte.
Completando as ações, o Rotary Club de São
Cristóvão receberá o Dr. Valter Javaroni, urologista do Hospital Fundação do
Câncer, para uma palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de
próstata.
Sobre a Fundação do Câncer
A Fundação do Câncer é uma instituição privada e sem fins
lucrativos que há mais de 26 anos atua na pesquisa, prevenção e controle da
doença. Localizada no Rio de Janeiro, também oferece assistência direta ao
paciente, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, por meio do
Hospital Fundação do Câncer, projetado para ser um centro de referência em
oncologia no país. Algumas das principais iniciativas da Fundação são o
desenvolvimento do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, em parceria
com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Nacional de
Câncer (Inca); o apoio ao Programa de Oncobiologia da Univesidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ) e a gestão operacional do Registro Nacional de Doadores
Voluntários de Medula Óssea (Redome).
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