Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil lança campanha “Tocando no Assunto”



Em formato de animação, cartilha, websérie e encontro presencial, os eventos fortalecem o Mês da Consciência Negra e seguem até dezembro, em São Paulo. Com foco na desigualdade, o projeto aborda o racismo de todas as maneiras, tocando no assunto e promovendo um diálogo de construção.


Para dar início as atividades deste mês, o Vídeo de Animação, idealizado pelo comitê e disponível online a partir do dia 20 nas redes sociais do Grupo Mulheres do Brasil, reúne informações importantes sobre a data: como foi criado o Dia Nacional da Consciência Negra, a fundação do Grupo Palmares, em 1971, e a homenagem a Zumbi dos Palmares,  líder do Quilombo dos Palmares.

Na mesma semana, quinta-feira, 22, acontece na Unibes Cultural o lançamento da 1ª Edição da Cartilha de Conscientização. Participam do evento Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e autor do texto “A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Superação do Racismo, que integra a cartilha e nos faz refletir sobre a desconstrução de visões equivocadas que inferiorizam e desqualificam os povos africanos e seus descendentes. Assina também um dos textos sobre ética, justiça, respeito e solidariedade a filósofa e doutora em Educação, Teresinha Azerêdo Rios.


Em dezembro, Fórum encerra as atividades

Mas não para por aí. No dia 13/12, novamente na Unibes Cultural, vamos ter o Fórum Igualdade Racial – Os Novos Desafios do Mercado de Trabalho, Inovação e Inclusão, debatendo temas importantes sobre a mudança que queremos ver no mercado corporativo e como será esse país para a mulher negra no século XXI. Aproveitando a oportunidade de fomentar discussões importantes com executivos e lideranças - e mostrar que não basta contratar, é preciso integrar -, o comitê produziu uma série de vídeos curtos para abordar a temática de janeiro a janeiro, não só em novembro. A proposta é que a websérie seja destinada a pessoas de todas as classes sociais, mas também abordando temas específicos, como no Episódio 1: Racismo Institucional e Racismo Estrutural, exibido no evento, podendo ser veiculada tanto em ambiente corporativo/empresarial, como em meios que abrem espaços para a divulgação de produções independentes. Estes meios são canais, instituições e festivais que se preocupam com questões raciaissociaisculturais e educacionais.

O Comitê de Igualdade Racial desenvolve ações afirmativas voltadas à desigualdade racial e ao abismo social existente, abrindo caminho para que mulheres negras se sintam representadas em diversos setores.



Serviços:

Lançamento do Vídeo de Animação
Data: 20 de novembro (terça-feira)
Local: Redes Sociais do Grupo Mulheres do Brasil


Lançamento da 1ª Edição Cartilha de Conscientização
Data: 22 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo
Ao lado da estação Sumaré do Metrô, Linha 2 – Verde


Fórum Igualdade Racial | Os Novos Desafios do Mercado de Trabalho, Inovação e Inclusão
Data: 13 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 8h às 13h
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo
Ao lado da estação Sumaré do Metrô, Linha 2 – Verde


Estreia da Websérie Tocando no Assunto | Episódio 1: Racismo Institucional e Racismo Estrutural
Data: 13 de dezembro
Horário: Ver programação do Fórum
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo
Ao lado da estação Sumaré do Metrô, Linha 2 – Verde

Os próximos episódios da série serão divulgados nas redes sociais do Grupo Mulheres do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados