Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Programa CCBB Educativo celebra Consciência Negra com atividades gratuitas em torno da obra de Ibrahim Mahama


Non-Orientable Paradise Lost 1667 - 2017, obra destaque da exposição Ex Africa – maior mostra sobre arte contemporânea africana já realizada na América Latina, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo neste ano –, tem exibição gratuita no Edifício Banco do Brasil, na Avenida Paulista, e inspira oficinas abertas ao público




No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Programa CCBB Educativo - Arte e Educação dedica suas atividades para mediar a obra Non-Orientable Paradise Lost 1667 - 2017, do artista ganês Ibrahim Mahama. Destaque da exposição Ex Africa, maior mostra sobre arte contemporânea africana já realizada na América Latina, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo neste ano, a instalação monumental chega para habitar a avenida mais famosa da cidade de São Paulo.

A peça também se insere no circuito da inédita Virada da Consciência, marcada para discutir e festejar a cultura negra entre os dias 18 e 21 do mês de novembro. Ao visitar o saguão do Edifício Banco do Brasil na avenida Paulista, espaço com mais de seis andares de pé direito, o público poderá conhecer a peça de 14 metros de comprimento, 4 metros de largura e 6 metros de altura confeccionada com cerca de 1.600 caixas de madeira.

Os educadores do Programa CCBB Educativo também desenvolverão uma Oficina de Ativação com materiais impressos produzidos em parceria com os artistas convidados para as exposições de Jean-Michel Basquiat (atualmente em cartaz no CCBB Rio) e Ex Africa. No Convite à Ativação para Basquiat, recortes, colagens e sobreposições produzem máscaras a partir da desconstrução da obra do artista Desali. Já com material inspirado no universo de Dalton Paula, presente na exposição Ex Africa, os participantes praticam a leitura, a escrita e a pintura. As oficinas são ao público de qualquer idade. O Edifício Banco do Brasil fica no número 1.230 da Avenida Paulista. A entrada é gratuita; as selfies, liberadas. O patrocínio é da BB Seguros.


Arte contemporânea africana

A mostra Ex Africa, realizada no CCBB São Paulo de 28 de abril a 16 de julho de 2018, recebeu cerca de 700 mil visitantes. Agora, a montagem no Edifício Banco do Brasil pode ser vista com grande destaque. “O artista usa a transformação de materiais para explorar temas como commodities, migração, globalização e intercâmbio econômico", explica o curador Alfons Hug, responsável pela escolha da obra que conta ainda com sapatos, martelos, agulhas e muitos outros objetos coletados nas ruas do Brasil pelo artista.


A ação pactua com a adesão do Banco do Brasil e suas coligadas à Iniciativa Empresarial pela Igualdade, integrada por empresas comprometidas a trabalhar pela inclusão. O projeto, liderado pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada, foi anunciado em agosto deste ano.

“A exibição da obra de Ibrahim Mahama em um dos locais de maior circulação da cidade contribui para a democratização da cultura no país”, explica o presidente da Grupo Segurador do Banco do Brasil, Fernando Barbosa. “Temos muito orgulho de patrocinar iniciativas dessa natureza, com reflexos para uma sociedade menos desigual”, completa.



Ibrahim Mahama

Destaque no panorama artístico internacional em mostras como a Bienal de Veneza (2015) e a Documenta (2017), o ganês Ibrahim Mahama tem no tema trabalho uma característica marcante. Ele junta achados e pedaços de escombros de cidades para simular a devastação das metrópoles nos países subdesenvolvidos. É uma arquitetura do impossível, entre ordem e caos, estrutura e ruína.  Na 56ª Bienal de Veneza (2015), encantou o público com impressionantes painéis com tecidos. Outro trabalho elogiado foi o Check Point Sekondi, apresentado na mostra de arte mundial Documenta (2017), em Kassel, na Alemanha. 




Serviço

CCBB Educativo e a Consciência Negra

·         20 de novembro de 2018
·         Mediação junto à obra de Ibrahim Mahama – 10h às 18h
·         Oficinas do programa CCBB Educativo – das 10h às 12h e das 16h às 18h
·         Entrada gratuita


Ibraim Mahama no Edifício Banco do Brasil
·         Até 16 de dezembro de 2018
·         Segunda a sexta: 10h às 20h
·         Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
·         Entrada gratuita


Edifício Banco do Brasil
Avenida Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados