Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Cuidados simples podem evitar doenças em crianças no inverno


Características das estações mais frias facilitam o contágio de doenças


O o inverno é uma das estações que mais favorecem as doenças respiratórias, principalmente nas crianças. Com as baixas temperaturas, o tempo fica seco, a poluição aumenta e as pessoas têm uma tendência a ficarem em ambientes fechados, o que favorece o contágio. Alguns cuidados podem evitar a contaminação ou minimizar os sintomas, que podem se agravar e causar sérios problemas.

“Uma orientação importante é evitar levar a criança ao pronto-socorro, já que este é um ambiente com muitos vírus e bactérias. O ideal é que ela seja consultada por seu pediatra de confiança primeiro. Prontos-socorros devem ser uma opção em casos mais graves, como falta de ar, febre que não cede, sangramento, convulsão ou mudança neurológica, como sonolência”, explica o pediatra da Pedline, Sidney Volk.

Ele destaca, ainda, que pais e responsáveis não devem medicar as crianças por conta própria. “Todo remédio precisa ser dado com orientação do pediatra. Alguns medicamentos podem mascarar sintomas de casos mais graves, por isso, é sempre necessária uma avaliação profissional”, diz.

Volk explica que é fundamental que a carteira de vacinação da criança esteja em dia. “É necessário, inclusive, a vacinação contra a gripe. Além de prevenir a gripe em si, a vacina evita que a doença se agrave”, orienta.

Outros cuidados que devem ser tomados com as crianças no outono/inverno:

- Manter a criança hidratada – beber água faz com que a criança fique hidratada e isso ajuda a lubrificar as vias aéreas

- Umidificar ambientes – pode ser com umidificadores elétricos, com uma bacia com água ou toalhas úmidas. Mas não se esqueça: se a criança for pequena, a bacia cheia não deve estar ao seu alcance para evitar acidentes

- Lavar as mãos da criança com frequência – este hábito evita a disseminação de vírus e bactérias

- Ao espirrar, proteger o nariz com o ombro e não com as mãos. Isso diminui a transmissão de vírus e bactérias por chaves, celulares, maçanetas

- Evitar lugares fechados – ambientes fechados favorecem o contágio de doenças

- Manter a casa ventilada e limpa – um ambiente bem cuidado também evita a propagação de vírus, fungos e bactérias

- Manter as narinas das crianças desobstruídas, com uso de soro fisiológico – o nariz deve ser lavado com soro fisiológico várias vezes ao dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados