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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

No Brasil, limpar a casa é tradição para receber amigos e família



Segundo pesquisa realizada pela empresa alemã Kärcher, há no mundo seis tipos de personalidades de limpeza: o brasileiro é, em sua maioria, o “limpador social” 



A motivação para limpar a casa varia muito, inclusive, culturalmente. Com o objetivo de mapear quais os principais perfis de personalidade de limpeza no mundo, a Kärcher, multinacional alemã líder no setor, realizou múltiplas pesquisas ao longo de um ano em quatro países: Brasil, França, Japão e Rússia.

O resultado desta análise qualitativa, realizada com clientes da companhia em mais de 12 mil domicílios, aponta seis personalidades principais: Social, Pragmático, Ambicioso, Rápido & Efetivo, Meticuloso e Convencional. 

França e Brasil, por exemplo, se destacam por receber muitas visitas em casa. Seja para objetivos profissionais, no caso dos franceses, ou familiares, para os brasileiros, as duas nacionalidades se encaixam no tipo Social, aquele que cuida da casa para receber pessoas e fazer com que elas se sintam bem. Já na Rússia, a limpeza é algo pragmático: após um longo período de inverno, os russos querem limpar a casa com economia de tempo de modo a aproveitá-lo durante os meses de calor. 

Em partes da Ásia, representadas no estudo de mercado pelo Japão, existe certo entusiasmo por tecnologia. Nesse sentido, marcas mais conhecidas e o desempenho dos equipamentos são definidores no momento da compra de um dispositivo de limpeza. Pessoas deste perfil estão inseridas na categoria Ambicioso. Os pesquisadores também identificaram o tipo Meticuloso, cujo objetivo é limpar detalhadamente, a partir do mais alto padrão de higiene.

Ainda segundo a pesquisa, a dinâmica na qual o homem da casa mantém a área externa limpa com a lavadora de pressão e a mulher fica responsável pela limpeza interna com o aspirador de pó e a vassoura elétrica sem fio segue como o principal modelo. Porém, essa configuração está mudando na medida em que o número de famílias individuais cresce e a tendência de se mudar para metrópoles aumenta.

O estudo do mercado japonês forneceu bons exemplos de como esse fato influencia nas escolhas de limpeza de casa: no Japão, as pessoas preferem equipamentos compactos, móveis e, de preferência, sem fio, já que espaço é artigo de luxo nas metrópoles japonesas. Outro aspecto interessante é o ponto de vista comum de que a limpeza impacta na qualidade de vida. Ter uma casa em ordem significa ter uma vida sem estresse.

            “Conhecer a motivação mais íntima das pessoas na hora de limpar a casa é fundamental para que consigamos atendê-las da melhor maneira possível com soluções que vão ao encontro de suas necessidades”, afirma Cristina Gaspar, gerente de marketing da Kärcher Brasil. 



Saiba mais sobre as personalidades de limpeza


Social

Mantém a casa limpa e arrumada para que a família se sinta feliz e para causar uma boa impressão aos vizinhos e visitas.


Pragmático

A limpeza é necessária e apropriada, mas com economia de tempo de modo que possa gastá-lo com o que realmente gosta.


Ambicioso

A tecnologia é algo fundamental. Você gosta de usar equipamentos de limpeza porque é fascinado pelo seu funcionamento. E você gosta de discutir isso com amigos. 


Rápido & Efetivo

O resultado desejado deve ser alcançado. Sua primeira escolha é um equipamento poderoso que, de preferência, tenha mais de uma utilidade. 


Meticuloso

A limpeza deve atingir os mais altos padrões de higiene. Você confia em marcas tradicionais e reconhecidamente eficientes.


Convencional

A limpeza é, simplesmente, uma necessidade. Uma vez que o trabalho está feito você pode relaxar em casa e se sentir confortável. 






Kärcher





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