Pesquisar no Blog

domingo, 29 de outubro de 2017

Estamos na época do ano mais propícia para a proliferação de pulgas e carrapatos






Alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a saúde e bem estar dos animais


Primavera e Verão são períodos gostosos para curtir um passeio com os pets, não é mesmo? Prova disso é que os parques e praças sempre ficam cheios durante essa época do ano. Porém, junto com essas estações vem o calor, e, ele traz alguns probleminhas como os ectoparasitas.

Carrapatos e pulgas precisam ser combatidos, pois, além da coceira muitos outros problemas podem prejudicar o animal. “Em alguns casos podem ocorrer: apatia, diminuição de apetite, desenvolvimento de enfermidades como anemias, micoplasmose em gatos (ocasionada pela picada de pulga infectada) e as temidas hemoparasitoses em cães (transmitidas por carrapatos infectados), as quais necessitam de tratamento medicamentoso, e em casos mais graves, além de medicamentos, transfusão sanguinea, explica a Dra. Milena Guimarães, médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo. 

E, vale ressaltar, que nenhum pet está livre, pois em algum momento eles poderão ir passear com os proprietários ou frequentar pet shops. Além disso, nós mesmos podemos carregar esses ectoparasitas em roupas e sapatos.

 Também é possível que em residências vizinhas, caso haja infestação de carrapatos, eles possam vir por muros e corredores de apartamentos ou proximidades de portas e portões. Por isso, mesmo que o seu bichinho não fique solto ou freqüente locais públicos é preciso ter cautela.

 Para tratar de pulgas é recomendado o uso de medicamentos mensalmente, seja via oral, sprays ou top spot. Já para carrapatos os cuidados precisam ser diferenciados. "Infestação de carrapatos é um pouco mais complexa, além da necessidade de aplicação de medicações seguindo o mesmo esquema do tratamento contra pulgas, há necessidade de avaliação de um médico veterinário para realização de exames como hemograma, 4dx ou mesmo PCR erlichia/babesia, pois os carrapatos passam doenças que se não tratadas poderão ser fatais ao paciente em questão”, afirma a Dra. Milena Guimarães.

 Para finalizar é importante destacar que banhos semanais e higiene do local onde os animais vivem é de extrema importância em todo o ano, e, nessa época é essencial para manter tudo em ordem e poder aproveitar essas estações tão gostosas com sol, descontração e passeios e sem preocupação.





 Hospital Veterinário Cão Bernardo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados