Coordenadora Pedagógica Lidiane Leite explica que brinquedos ligados a personagens televisivos ou movidos a
pilhas prejudicam o desenvolvimento
infantil das crianças.
De acordo com a coordenadora pedagógica Lidiane Leite, a brincadeira é,
de fato, a maior forma de aprendizado para crianças entre os zero e seis anos. “Proporcionar
momentos lúdicos ajudam a criança a crescer de forma estruturada, divertida e
confiante. Ter apenas brinquedos que piscam, giram e fazem tudo sozinhos
dificulta o uso da imaginação e do pensamento analítico. Acredito que quanto
menos brinquedos a criança tiver melhor vai ser porque ela vai passar mais
tempo com uma quantidade menor de objetos e, consequentemente, vai trabalhar
muito mais o foco e a concentração. ”, ressalta.
A coordenadora Lidiane Leite diz que através do brincar, a criança
experimenta situações, organiza suas emoções e processa informações. ”Acredito que o brincar desenvolve muito mais
que o brinquedo, ou seja, qualquer objeto pode virar brinquedo e entreter as
crianças por horas. Uma criança
acostumada com brinquedos ligados a personagens televisivos ou movidos a
pilhas terão dificuldades no seu
desenvolvimento infantil. Elas talvez não vão ver em um rolo de papel
higiênico uma possível luneta ou um canhão. Em muitos brinquedos as crianças
não precisam fazer nada, apenas apertar um botão e o boneco pula, dança, acende
luzes… E a criança só fica, assistindo, sem qualquer interação.“
Segundo a coordenadora Lidiane Leite é muito positivo para a criança o
trabalho com a motricidade refinada antes de iniciar o processo de
alfabetização. “A criança deve ser estimulada a realizar desde pequena
movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade
para utilizar lápis. Acredito que o trabalho com motricidade refinada
proporciona à criança, passar pelo processo de alfabetização com muito mais
facilidade e desempenho e torna elas muito mais independentes e evoluídas.
Entretanto, o ato de brincar é muito mais do que um momento de descontração e
divertimento para as crianças. Ele é indispensável à saúde física, emocional e intelectual
da criança.
Para a coordenadora, é muito importante dosar o uso dos aparelhos
eletrônicos e da Internet para que as crianças tenham outras alternativas de
lazer, como esporte, música e cultura.“ Muitos pais acreditam que
seus filhos, estando em casa, na frente do computador, estão seguros. Mas isso
não é verdade. A Internet mal usada é perigosa. Entretanto, proibir não é
educar. Os pais devem conversar com seus
filhos, com uma linguagem adequada que algumas pessoas não são confiáveis,
mesmo no mundo virtual."
A coordenadora pedagógica Lidiane Leite, lembra ainda que para cada
idade, existem tipos de brinquedos e brincadeiras especiais. O importante é
observar a fase em que a criança está e quais habilidades ela está
desenvolvendo, até para aproveitar o brinquedo da melhor maneira possível.
Sugiro sempre olhar as informações além da indicação da faixa etária na
embalagem, ou seja, logo depois de tirar o brinquedo da caixa: sacudir,
balançar, ver se não tem nada caindo ou se tem partes pontiagudas ou que se
soltam. Se o acesso das pilhas e
baterias estão totalmente fechado com parafusos, também se a tinta dos
brinquedos não podem descascar futuramente e sempre lavar e fazer uma revisão
dos brinquedos.
“
Desenvolvimento não tem salto. Cabe aos educadores e pais trabalharem nas primeiras séries a motricidade
criança " Lidiane Leite coordenadora pedagógica
Lidiane Leite - jornalista
e coordenadora pedagógica do colégio particular em São Paulo. Maria Montessori.
Atualmente está concluindo sua pós-graduação em psicopedagogia e sempre escreve
artigos e ministra palestras sobre o
desenvolvimento infantil e o comportamento
das crianças.
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