Confira como melhorar sua base de contatos e
garantir um upgrade na sua carreira
Conectados por redes
sociais, todos estão inseridos em uma espécie de aldeia global que favorece
ações de networking (rede de contatos). Que pode ser muito bem usado na vida
profissional, mas lembre-se também estamos igualmente expostos como pessoas.
Não basta ser bom, se você quer crescer e se manter bem colocado no mercado,
vai precisar de uma boa rede de comunicação.
Networking – pode até soar um pouco assustador, principalmente para os tímidos,
mas na prática não é difícil. Pesquisa realizada pela STATO mostra que
mais da metade das oportunidades de um novo emprego surgem por meio de
networking. O networking pode se tornar forma de potencializar suas
oportunidades. Confira as dicas:
1
–
Foque na qualidade e não quantidade
Não basta entrar no Facebook ou
LinkedIn e adicionar todo mundo ou sair distribuindo todos os seus cartões de
visitas por ai. A força da sua rede de contatos depende mais
da qualidade das conexões estabelecidas. O importante não é quanta gente você
conhece, mas quem você conhece como essas pessoas estão relacionadas aos seus
interesses e o que faz com tudo isso.
2
–
Aproveite as situações
Fora
das redes sociais também é necessário fazer networking, claro. É possível, por
exemplo, que você encontre um antigo colega num restaurante, que não vê há
muito tempo, a dica é ir até ele sim, cumprimentar e perguntar se ele se lembra
de você, etc.
Se
for alguém que você não conhece, mas quer muito estabelecer um contato, também
pode ir até lá, se apresentar e dizer algo como: ‘eu acho que você é a pessoa
tal e etc’. Seja educado e gentil nessa hora e observe se sua atitude não está
incomodando ninguém. Ao menor sinal de constrangimento, peça desculpas pelo
incômodo e não force a barra.
3
–
Mostre seu interesse pelos outros e crie troca
Um relacionamento só cresce se existe
interesse mútuo. Quando acabar de conhecer alguém, pergunte coisas sobre a
pessoa ao invés de falar só de si mesmo e de suas opiniões, logo de cara.
Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial para uma boa relação.
Por outro lado, se você perceber que a
outra pessoa não está genuinamente interessada, desista e parta para outra.
Isso também vale para pessoas por quem você não tem interesse – não insista. O
melhor é se concentrar em relacionamentos bons e agradáveis para ambos os
lados.
4
–
Cultive contatos
Para manter um contato vivo, uma
comunicação recorrente é importante. Mesmo um lembrete de aniversário ou um artigo
que possa acrescentar fazem a diferença. Conexões vão muito além de trabalho,
mesmo em outros momentos de vida, alguns de seus contatos podem ser
interessantes para os dois lados. Mantenha pessoas com conexões verdadeiras na
sua rede, que sempre pode ser ampliada, inclusive de forma espontânea.
5
– Esteja
sempre atualizado e bem informado
Manter-se inteirado e conectado para ser notado no
seu meio é essencial. Seja uma fonte de informações em sua área de atuação,
para isso, estude o mercado de trabalho, leia matérias recentes sobre áreas de
interesse e mantenha-se a par das novidades.
Participe de fóruns e grupos que discutam temas correlatos,
converse com pessoas e sempre divulgue sua opinião na sua rede. Por meio
desse processo, você pode se tornar referência e mais conhecido e, portanto ter
acesso a oportunidades que sejam do seu interesse. Em contra partida, para
estar disponível precisa ser encontrado, tenha seus dados atualizados num
currículo e nas redes sociais, como no LinkedIn.
6
– Não se limite a contatos do presente
Um colega com quem você já trabalhou, ex-chefe, um professor
antigo, um amigo de infância, VIZINHOS, FAMILIARES,
AMIGOS DE AMIGOS, não importa. Mesmo que
essas pessoas não trabalhem efetivamente na área em que deseja, elas têm outros
contatos que podem eventualmente te apresentar, o que fortalece e sustenta o
conceito da rede. Participando de qualquer situação que favoreça o
networking, busque conversar também com pessoas novas, ao invés de só se manter
em grupos de conhecidos.
7
– Seja
zeloso:
Um bom networking é como um processo de vendas, tem 3 fases
- o pré, o durante e o pós, e todas
merecem atenção. Antes de qualquer contato se prepare e tenha claro
o objetivo do encontro. Durante o contato: saiba
ouvir, divulgue nas “entrelinhas” seus projetos e interesses e sempre combine o
follow-up para dar sequência. Depois é
importantíssimo agradecer, retribuir e cultivar a relação.
Esse deve se um exercício permanente, de modo que a rede se
fortaleça e que você não tenha desconforto e constrangimento sempre que
precisar recorrer a ela. Algumas
coisas podem fazer você perder a sua rede, como ser utilitarista, não dedicar
tempo para conversar, não retribuir e não agradecer às pessoas. Tenha
consciência que cultivar bons relacionamentos é um exercício permanente. Abrir
espaço em sua agenda para receber profissionais, retornar telefonemas e
e-mails, almoçar com estas pessoas, estar verdadeiramente disponível.
8
– Esqueça a
tal da culpa ou mal estar:
Sorriso falso, afinidade forçada e conversas mornas não precisam fazer
parte deste ritual! Vale avaliar, tudo que contraria a sua natureza se faz
sentido para você ou não.
O sentimento ruim pode acontecer porque parece que estamos aproveitando
ou tirando vantagem, mas se conseguir fazer com que a outra pessoa sinta que se
beneficiará desse relacionamento, tudo vai fluir bem melhor. Sem traumas. No
mercado não há espaço para pessoas incompetentes só porque são amigas de
alguém, você tem que ser realmente bom naquilo que você está se propondo
Por isso, o bom networking é uma prática diária e não uma ação feita
quando você precisar, visto assim, cultivar a sua rede de contatos faz bem mais
sentido. Porque
quem lembra dos “amigos” só para pedir ajuda certamente perde pontos e
amizades.
Sobre a
STATO
A STATO é uma consultoria
especializada em recrutamento de executivos, desenvolvimento organizacional e
transição de carreira/outplacement. A STATO atua em todas as etapas do
ciclo dos profissionais nas empresas identificando, desenvolvendo e
apoiando pessoas para o sucesso dos profissionais e das organizações. A empresa conta com especialistas em
assuntos relacionados à carreira, seja do ponto de vista das organizações
ou dos indivíduos.
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