Acostumados
com uma vida mais globalizada, jovens esperam que o ambiente de
trabalho replique os conceitos de integração e colaboração no
dia a dia
A geração Millenial,
ou geração Y, é a grande promessa para mudar o mundo. Composta por pessoas
nascidas entre 1980 até meados de 1990, essa geração cresceu cercada pela
tecnologia, em uma época de grandes avanços, prosperidade econômica e altos
índices de urbanização, o que influenciou fortemente seus estilos de vida e
comportamento no ambiente de trabalho.
De acordo com a
consultoria Booz Allen, os Millenials formam a faixa etária mais
expressiva no mercado de trabalho norte americano atualmente e, globalmente,
possuem um poder de compra de U$2,45 trilhões. No Brasil, a geração será 44% da
população economicamente ativa do país ainda neste ano, movimentando R$ 268
bilhões. Isto faz com que eles sejam os mais importantes colaboradores de uma
empresa.
Graças à tecnologia, estes
jovens estão habituados a ter uma vida mais globalizada, mantendo laços sociais
e profissionais ao redor do mundo com a ajuda das redes sociais e dispositivos
móveis, e exigem uma maior diversidade de desafios no ambiente de trabalho, com
retornos variados, bem distintos da estabilidade e plano de carreira que seus
pais esperavam.Liberdade e colaboração
são palavras-chave no ambiente organizacional
desejado, onde a criação e produção de um material acontece de forma integrada,
com várias ferramentas, em um ambiente extremamente dinâmico.
Algumas empresas acreditam
que os Millennials não valorizam a socialização pois preferem interagir através
de mídias sociais ou mensagens de texto ao invés de se comunicar face-a-face.
Porém, de acordo com um realizado pelo Hogan Institute, os Millennials apresentam
maior pontuação na escala de socialização do que as gerações anteriores. O fato
desta geração preferir interação permeada pela tecnologia não significa que
eles evitam socialização, somente que preferem fazer de uma maneira diferente.
De acordo com a
pesquisa Future of Work,
realizada pela ADP, os Millennials acreditam que a liberdade dada pelas
empresas ainda não é suficiente, e que as organizações ainda precisam se
adaptar. Segundo Mariane Guerra, VP de Recursos Humanos da ADP, empresas que
possuem menos de 20 anos são mais propensas a adaptar-se para dar mais
liberdade às pessoas, especialmente porque foram construídas em sistemas de
TI/conectividade que permitem uma maior coordenação entre distância e tempo.
Empresas como essas estão conquistando os profissionais do futuro.
Para se adaptar a esse
novo público, as organizações estão adotando novas formas de trabalho. Por meio
da tecnologia, é possível atender várias das demandas dos Millenials, como
mobilidade, educação, integração, compartilhamento de informações, e outros
desejos que venham a surgir.
Para responder à essas
exigências, o RH vem adotando novas soluções e softwares que ajudam a tornar o
ambiente mais conectado, colocando-as ao dispor dos gestores e dos
funcionários, com a vantagem adicional de aumentar a produtividade. “Esta nova
forma de agir permite que o trabalho seja realizado em horários e locais
flexíveis, proporcionados pelas últimas tecnologias como aplicações móveis,
computação em nuvem, virtualização e redes sociais”, acrescenta a executiva.
Ainda de acordo com a
pesquisa Future of Work,
mais de 2/3 dos colaboradores na América Latina acreditam que as organizações
já estão utilizando tecnologia para mensurar e impactar o bem-estar de seus
funcionários. A maioria dos entrevistados espera ser pessoalmente afetado por
essa mudança e estão muito animados sobre isso, especialmente os Millennials.
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