Os anos 90 voltaram. A época mais icônica da cultura gamer
parece ser o tema que deve definir a indústria de videogames nos próximos anos.
Quem foi criança ou adolescente durante a década que encerrou o século passado,
conviveu com muitos ícones históricos dos videogames. Foi um tempo onde mais se
difundiu o acesso a jogos no país, e quando nasceram ou se popularizaram
algumas figuras que marcaram a cara dos jogos para sempre.
Aparentemente, quase vinte anos depois, esses mesmos ícones
parecem estar voltando, e estão trazendo consoles com eles. A nostalgia é a
regra do negócio no mundo dos jogos digitais.
A jogada é inteligente. Apostar no sentimento da geração
que cresceu com uma faceta de cultura que nem sempre pode aproveitar por serem
crianças e não terem dinheiro. Hoje, essas crianças são adultos,
financeiramente independentes e detentores do poder aquisitivo que está sendo
contagiado pelo ressurgimento dos ícones de seu passado.
Buscando o lucro do futuro e do presente, as
desenvolvedoras estão olhando para o passado, e revivendo seus maiores acertos.
Essa mensagem ficou clara durante diversos painéis da E3 2016. Novas versões de
jogos antigos, e até consoles, ganharam destaque e estão chegando com tudo para
mais uma vez tomar o mercado.
A Nintendo parece ser a cabeça, ou ao menos a mais ousada,
das empresas a embarcarem nessa onda, trazendo de volta o NES, que vendeu mais
de 60 milhões de unidades em sua época, em uma versão comemorativa, em
miniatura, o NES Classic Edition.
O console estará disponível lá fora a partir de 11 de
novembro e virá com jogos clássicos embutidos, como Super Mario Bros, 1.2 e 3,
Final Fantasy e Pac-Man. Mas não é a toa que a
empresa está na vanguarda desse movimento nostálgico.
Eles já deixaram claro que não pretendem
competir na corrida dos gráficos, anos atrás. O resultado é que sempre vem inovando
através de outros conceitos, como a jogabilidade que mudou o mundo quando o Wii
foi lançado. Apesar da posição dianteira, a Nintendo não é a única.
O tão amado Crash Bandicoot deve retornar
ao Playstation 4, com versões remasterizadas dos jogos antigos e possíveis
jogos novos, além do clássico da Sega, Sonic, estar de volta às origens em um
jogo de plataforma 2D.
No ano passado, a Microsoft já havia
anunciado que o Xbox One seria compatível com jogos do, agora antigo e
nostálgico, Xbox 360. E a própria Nintendo anunciou o remaster de Final Fantasy
VII, tão amado pelos fãs noventistas.
Enquanto algumas empresas correm atrás da realidade
virtual, uma grande fatia do mercado busca abraçar o passado. Pokemon Go está
ai para mostrar o peso da nostalgia, literalmente parando cidades.
É interessante ficar de olho no mercado. Muitas ideias boas
estão voltando à pauta, e o poder aquisitivo está nas mãos de uma geração que
amou sua infância, de tal modo que a nostalgia é um dos pilares da cultura nerd
e gamer da atualidade - e cada vez mais conquista o status da própria cultura
pop. Bem vindo aos anos 90! De novo.
João Mendes -
Diretor de Operações da UZ Games.
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